Lançado ao mar o N/T ‘João Cândido’
O Estaleiro Atlântico Sul, em Suape/PE lançou ao mar hoje pela manhã o Suezmax N/T João Candido de
O Estaleiro Atlântico Sul S.A., (EAS), de Ipojuca/PE, lançou hoje, dia 7 de maio no periodo matutino, o Suezmax N/T ‘João Cândido’, primeiro navio de uma série de 10 navios da mesma classe ,encomendados pelo armador Petrobras Transporte SA (TRANSPETRO) – Fronape, Rio de Janeiro, iniciando o processo de renovação da frota baseado no Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef).
O navio teve sua quilha batida em 11 de setembro de 2009 e é prevista sua entrega ao tráfego em agosto deste ano.
Em sua cerimônia de lançamento uma fato inusitado na construção naval no Brasil ocorreu, pois sua madrinha foi a Sra. Mônica Roberta de França, soldadora do EAS, uma justa homenagem a quem realmente tem comprometimento com o navio, ao contrário das tradicionais “celebridades e conjugês de políticos”, que geralmente mal sabem da existência do navio até a a informação sobre o convite para cerimônia …
Parte de sua Oficialidade de recebimento, atualmente participando do processo de construção será formada pelos seguintes Oficiais da Marinha Mercante Nacional:
- CMT: CLC Carlos Augusto Müller (ex N/T ‘Brotas’)
- IMT: CCB Fábio Guilherme Lima Torres (ex N/T-LPG/C ‘Gurupi’)
- CFM: OSM Edson Luiz Magalhães Ribeiro (ex N/T ‘Itabuna’)
Seguem os dados no N/T João Candido:
Vessel Name |
JOÃO CÂNDIDO |
IMO |
9453315 |
Call Sign |
|
Flag |
Brazil |
Port of Registry |
Rio de Janeiro |
Status |
Launched |
MMSI No |
Shipmanager |
TRANSPETRO |
Location |
Brazil |
|
Shiptype |
Crude Oil Tanker |
Operator |
TRANSPETRO |
Location |
Brazil |
Scantling Details |
|||||
Tonnages |
|||||
Deadweight |
157,700 |
Gross |
81,324 |
Net Registered |
46,633 |
System |
New System (International 1969) |
Type |
One tonnage, unspecified |
Compensated Gross |
30,204 |
Panama Canal Net |
0 |
Suez Canal Net |
0 |
Light Displacement |
0 |
Hull | DH | ||||
Dimensions |
|||||
Draught |
17.000 |
KTMH |
0 |
Depth |
23.200 |
Length Overall |
274.200 |
Length (BP) |
264.000 |
||
Breadth Extreme |
0 |
Breadth Moulded |
48.000 |
Engine Details |
|||
Summary |
|||
Propulsion |
Screw |
Service Speed |
Consumption |
OIL ENGINE(S), DIRECT DRIVE |
SINGLE-SCREW |
0 |
0 |
Builder |
Type |
Position |
Make |
Model |
BHP |
KW |
RPM |
Doosan Engine Co Ltd – Changwon |
Oil Engine |
CENTRE OR ONLY |
MAN-B&W |
6S70ME-C |
25,370 |
18,660 |
91 |
Propellers |
Position |
Type |
CENTRE OR ONLY |
PROPELLER : FIXED PITCH |
IMO |
Vessel Name |
Built |
DWT |
Operator |
Status |
9453810 |
ATLANTICO SUL EAS-C-002 |
2010 |
157,700 |
TRANSPETRO |
Keel Laid |
9453822 |
ATLANTICO SUL EAS-C-003 |
2011 |
157,700 |
TRANSPETRO |
On Order/Not Commenced |
9453834 |
ATLANTICO SUL EAS-C-004 |
2011 |
157,700 |
TRANSPETRO |
On Order/Not Commenced |
9453846 |
ATLANTICO SUL EAS-C-005 |
2011 |
157,700 |
TRANSPETRO |
On Order/Not Commenced |
9453858 |
ATLANTICO SUL EAS-C-006 |
2011 |
157,700 |
TRANSPETRO |
On Order/Not Commenced |
9453860 |
ATLANTICO SUL EAS-C-007 |
2011 |
157,700 |
TRANSPETRO |
On Order/Not Commenced |
9453872 |
ATLANTICO SUL EAS-C-008 |
2012 |
157,700 |
TRANSPETRO |
On Order/Not Commenced |
9453884 |
ATLANTICO SUL EAS-C-009 |
2012 |
157,700 |
TRANSPETRO |
On Order/Not Commenced |
9453896 |
ATLANTICO SUL EAS-C-010 |
2012 |
157,700 |
TRANSPETRO |
On Order/Not Commenced |
Esperamos em breve conclusão da fase de construção para iniciar suas provas de mar e entrega ao tráfego.
Fonte: Arquivos do NMB – Navios Mercantes Brasileiros – www.naval.com.br/nmb e Blogmercante – http://www.blogmercante.com/
Para vcs verem
Vi tudo quanto [e matéria sobre .. pergunta quantas fotografaram o naviuo sendo lançado em si …
Agora em compensação, o que fotografaram de Ze manehs e Zé maneas nao ta escrito
este é a cultura maritima deste país … agora vou ter que apelar para uma alma caridosa da Transpetro … que obviamente fotografou no estilo que me refiro .. e a propria imprença em si, pois o evento afinal era o lançamento, neh ?
MO
Excelentíssimo Presidente da República Excelentíssimo Governador de Pernambuco Excelentíssimo Prefeito do Recife Excelentíssimo Presidente da Petrobras Excelentíssimo Presidente da Transpetro Demais autoridades e representantes de entidades da sociedade civil. Senhoras e Senhores, meu cordial bom dia! O lançamento ao mar do navio João Cândido, neste dia, nas águas que banham Pernambuco – este maravilhoso Estado cantado em prosa e verso como LEÃO DO NORTE – reveste-se de significado muito especial. Trata-se da primeira embarcação da fase de revitalização da indústria naval do país, pelo Estaleiro Atlântico Sul, e é primogênito da nova frota da Transpetro. É especial porque foi o… Read more »
Agora só falta a marinha reabilita-lo
To dizendo …
tsc tsc
quem discursa sempre é a madrinha …
Mas aqui, quem sabe disso neh .. tradição naval ?, o que é isso mesmo …
Como a escolha da madrinha foi atipica aos “nossos” (deles, us bunitão) costumes (Não foi alguem que nem imagina porque stá lá … ), será Houve chanpagne no momento do lançamento ? E se houve, será que foi ela que lanbçou a garrafa contra o casco ? e a garrafa quebrou ?
Espero que isso não traga azar para o navio ….
MO
Alguém sabe dizer se é casco duplo ou não?
Amigos
Como pernambucano estou orgulhoso.
Abs
Caro Marcelo Martins,
Tenho certeza que tem um casco duplo, pois é de construção recente.
Olá MO,
Mas que madrinha gatinha… O Navio foi batizado com uma belíssima madrinha, nasceu com sorte, hehehe.
Meu já saudoso pai sonhou muito em ver esse dia… essa madrinha tem a cara do Brasil, que Deus abençoe esse navio, que Deus abençoe o Brasil.
poxa, maior trabalho para achar os dados, ta nos dados tecnicos e ninguem ve
Sim ele eh DH sim, hoje nao se faz mais SH, seja aonde for
MO
Do povo, para o povo e pelo povo!!!
Parabéns a madrinha e a todos os funcionários do estaleiro que contribuiram para que este sonho se tornasse realidade.
Belo discurso e justa homenagem a João Candido.
Abraço.
Morretes
Belo discurso ?
Quem deveria fazer o discurso era a Madrinha !
Se eventualmente ela não discursou, isso ta cheirando a um “escanteio” para ela
Cara, tomara que não tenha sido isso, que a Sra. Mônica tenha discurssado assim como quebrado o champagne no navio, pois se não, foi tremenda trapalhada e quem eh tradicionalista naval sabe que isso dá azar
Alias um dos altos da cerimiônia é é justamente a quebra do champagne (a outra é o navio correr para água .. ) .. alguem viu isso ???
MO
Mo o dique foi inundado e o navio foi rebocado para fora do mesmo, indo atracar na área aonde o mesmo será finalizado.
Amigos
Será que futuramente poderemos construir nossas Fragatas?
Abs
Não é preciso champanhe, madrinha e essas coisas, o Noço Ghia já providencia por conta própria o show. Aquela de que “seu” ministro mansou fazer sexo 5 vezes por semana, já iniciaria e encerraria a palhaçada. De lenvantar e ir embora ……. E que MB saiba como logo tratar o assunto relacionado a João Cândido e acabar de vez com essas “pendências” pois, chicote no lombo dos outros é refresco. Se Lamarca que de fato foi traídor e recebeu tratamento diferente, o que falta para o caso de João Cândido? E dúvido que LuLLa tenha sigerido o nome, sem que… Read more »
Prezados,
Fica uma dúvida; este navio teve a quilha batida em Setembro de 2009 (inicio da construção); o navio esta sendo batizado em Maio 2010 e será entregue em Agosto deste ano. Pergunto:
a) O esteleiro conseguiu a proeza de construir um navio deste porte em menos de um ano, se sim como foi o processo de construção e processamento da totalidade do aço?
b) Será que importaram um casco e fizeram modificações necessárias para adequação do projeto atual?
c) Será que mais uma vez enganaram o povo?….
SDS
Não, realmente costruiram o casco localmente, O início do corte do aço para sua construção se deu antes, se nao me engano em junho, julho, uma coisa assim, /ele foi construído em blocos (13, se não me engano) o que facilitou e adiantou sua construção Processamento da totalidade do aço, ai ja não manjo, alguem EN poderia dar uma melhor posição sobre Os coreenses, por exemplo, fazem um destes em 5 meses, do batimento de quilha a entrega, particularmente (e para minha surpresa) achei os prazos estipulados para o JC bons demais para o padrão (até então) nacional para navios… Read more »
Prezados,
Quanto a Madrinha:
Nada mais justo, sacar de dentro do grupo de trabalhadores aquele (a) que ajudou a fazer realidade do renascimento de parte de nossa Marinha Mercante (o que já vai tarde).
A Madrinha não precisa ser bela por fora mas sim ter o sentimento de orgulho pelo seu feito e dos seus companheiros. Se tiveram a intenção de utiliza-la como ponto eleitoreiro ou mesmo como populismo, deram um tiro no pé.
SDS
sim Pad, isso ja imaginava, o navio não foi feito sobre o estilo convencional de carreira, mas dso mesmo jeito, NINGUEM aparentemente divulgou este momento, este é o detalhge que apontei.
A parte boa foi a quebra da tradicional palhaçada de chanmar uma “Madame” (SIC de mim mesmo) e escolherem um Madrinha realmente, de certa forma, comprometida com o navio
Abs
MO
Ainda bem, uma madrinha que rala duro e é brasileira de verdade, nada de Sr. Dr. ou qualquer outro personagem de passagem por mera “puxação de saco”.
O navio João Cândido foi construído com 244 blocos pré edificados na linha de montagem do estaleiro. Todas as chapas foram cortadas e soldadas no EAS por trabalhadores pernambucanos (90% da força de trabalho). O projeto do navio é coreano O segundo navio provavelmente será construído com cerca de 90 blocos e do terceiro navio em diante com 13 megablocos (nesta fase o segundo pórtico Goliath de 1500t já deverá estar em operação). O batimento de quilha do casco 002 está previsto para 20 de junho e a entrega para novembro. O navio João Cândido foi batizado no dia 7… Read more »
Grato CMT Müller e benvindo ao nosso blog
Desejamos ao Sr e guarnição todo sucesso e mares tranquilos neste novo Comando
Sem duvida é um “pouquinho” maior que o Brotas, mas o Sr tira de letra
Não querendo abusar, quando a 1a guarnição estiver totalmente fechada, agradeceria a crew list para o NMB para destacar a tripulãção de recebimento
Um grande abraço ao Sr, Imt Fabio e ao Chefe Magalhães
MO
(Marcelo Lopes – do NMB)
Muito bom, muito bom. Vai Brasil.
CMT Muller, o MO não pediu, mas, seria muito legal se o NMB tivesse em sua coleção de imagens deste belo navio, uma em especial com a 1ª tripulação formada junto ao navio. Seja no portaló ou em seu interior, tanto faz, o que importa é podermos ter esta foto que certamente irá enriquecer enormemente o NMB e creio encherá de orgulho a todos.
Um forte abraço e muito sucesso em seu comando!
Luiz Padilha – ALIDE
Achei estas fotos em alta resolução, mas não tem ele pronto saindo, mas dá uma dimensão do que é o estaleiro.
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=792008&page=9
Ô ostra, nem sempre p discurso eh da madrinha. Ha 16 anos fui no lancamento do N/M Sao Luiz da navegacao mansur, no caneco. A madrinha apenas fez uma rapida mensagem, o loooongo discurso foi por conta do brizola, entao governador do rj. O discurso foi tao longo que mais um pouco se perderia a mare e nao se poderia lancar o navio. O caneco fica em um lugar de baixo calado. Na epoca o Sao Luiz foi lancado sem leme por culpa disto
Mas o caso do São Luiz foi um caso de “celebridade ou Conjuge VIp”, possivelmente nem sabia da cerimonia ou navio até o convite, mesmo assim falou algo … Mas, seguindo a sequncia dos fatos nujm falei que da azar, olha o que aconteceu O São Luiz nunca foi um navio muito sortudo, tanto o é que ultimamente esta na rota do “macaco molhado” – Trombetas x Vila do Conde Place Country Arrival Sailed Trombetas Brazil 25/03/10 26/03/10 Vila do Conde Brazil 11/03/10 23/03/10 Trombetas Brazil 01/03/10 02/03/10 Trombetas Brazil 17/02/10 8/02/10 Vila do Conde Brazil 08/02/10 09/02/10 Trombetas Brazil… Read more »
Eitaaaa rota boa para estragar casamento rsrsrs
Vapozeio ama essa linha da “marinha” do macaco rsrsrs
Abraços a todos e mar de comodoro para o CLC Müller e sua tripulação, neste novo puro sangue.
A Marinha do Brasil é de suma importância para a defesa do nosso país, e merece nosso respeito. Não se pode afirmar que tenha partido dela o pedido, mas se foi, temos de tentar compreender e trabalhar para que ela compreenda o estágio de democracia em que se encontra o nosso país. O filho do marinheiro João Cândido Felisberto, Adalberto, o Candinho, 72 anos, lúcido, funcionário da ABI – Associação Brasileira de Imprensa, não teve permissão do cerimonial da Transpetro para incluir seu breve discurso. Não fosse pela presença de espírito do Ministro da Igualdade Racial Elói Ferreira Araújo chamando-o… Read more »
Caro comandante C.A.MULLER, continuo, com sua permissão: João, Cândido são dois prenomes comuns, e com eles há vários outros personagens da História muito mais conhecidos do que o marinheiro (o colecionador João Cândido Portinari, o médico-político João Cândido Ferreira, o pintor João Cândido da Silva, entre outros). Há até o Almirante João Cândido Brasil, que faleceu em 1906 ( http://www.mar.mil.br/amrj/h_gconst.htm ), e é nome de rua no Rio de Janeiro e, claro, não é o marinheiro que ficou imortalizado pela imprensa em 1910 como o “almirante negro”. A Petrobras anotou o pedido da entidade UMNA para que se complemente o… Read more »
o Encouraçado era o Minas Geraes …
MO
Obrigado, MO, pela correção. Na realidade, a norma permite que você abra aspas e cite o nome da época, “Minas Geraes”, ou atualize a grafia para Minas Gerais, assim como não falamos mais “Ruy Barboza”, mas Rui Barbosa, exceto como neste caso, em que estamos mencionando a grafia original e a atualizada. Mas vale a chamada para o nome histórico. Muitas vezes na internet só encontramos o encouraçado se procurarmos com o “e” em vez do “i”. Mas me diga: o que achou do conteúdo do texto? Estive lá na cerimônia de batismo e não podia fazer nada para dar… Read more »
No caso Martins, pessoalmente prefiro utilizar o nome de registro e oque realmente estava escrito no casco
Mas beleza, foi apenas em tom de precisão de info minha correção
Abs
MO