Empresa britânica encontra óleo nas Malvinas
A britânica Rockhopper Exploration anunciou ontem que suas pesquisas indicaram descoberta de petróleo na plataforma marítima das Malvinas, arquipélago disputado por Reino Unido e Argentina.
A confirmação da reserva petrolífera e sua viabilidade comercial, no entanto, dependem de análise mais detalhada dos dados, segundo a empresa. Conforme o resultado, a Rockhopper realizará testes mais complexos no futuro ou abandonará o poço, que tem 2.744 metros de profundidade.
A prospecção de petróleo em águas das Malvinas, reiniciada em fevereiro, com a instalação de uma plataforma mantida por petroleiras britânicas, reacendeu a disputa pela soberania da área.
A Argentina levou o caso à ONU e, desde então, controla o trânsito marítimo entre seus portos e o arquipélago e ameaça com sanções as empresas que colaborarem com as atividades exploratórias.
Ainda ontem o governo argentino reagiu ao anúncio da Rockhopper com um comunicado no qual afirma “rechaçar de maneira enérgica a tentativa de apoderarem-se ilegalmente de recursos naturais que pertencem ao povo argentino”.
A briga pela soberania no arquipélago resultou na Guerra das Malvinas, em 1982, quando a Argentina tentou tomar o território e acabou derrotada em menos de três meses de confronto com os britânicos.
FONTE: Folha de São Paulo
LEIA TAMBÉM: