Sea Wolf modernizado, entre outras atualizações do HMS Sutherland

18

seawolf_003 - foto Royal Navy

A foto acima, disponibilizada no site da Marinha Real (Royal Navy), ilustra as atualizações realizadas no HMS Sutherland, fragata Tipo 23, em seu período extenso de manutenção realizado em Rosyth, na Escócia. No custo das atualizações, de 35 milhões de libras (aproximadamente 52 milhões de dólares ou 92,5 milhões de reais), está incluída a modernização do sistema de mísseis Sea Wolf, para aprimorar a defesa contra as futuas ameaças aéreas. O HMS Sutherland é a primeira fragata Tipo 23 a receber o Sea Wolf Midlife Update, numa modernização que deverá envolver as demais fragatas nos próximos anos.

Entre outras atualizações realizadas, estão o Sonar 2087, para aprimorar a detecção de submarinos, o armamento de tubo principal (Mk 8 MoD 1), capaz de disparar munição de longo alcance para apoio de fogo a opearações em terra (ver fotos de disparo da arma na matéria seguinte a esta). A automação dos sistemas de arma de curto alcance, para aprimorar a precisão e letalidade do primeiro disparo também está incluída, assim como o redesenho da popa e o uso de uma nova pintura do fundo do casco para melhorar a velocidade e diminuir o consumo de combustível.

O HMS Sutherland, após esta reforma que, segundo a Royal Navy, o coloca como a mais capaz fragata Tipo 23 da frota, foi escalado para participar do Grupo Tarefa AURIGA, a partir de 6 de abril, preparand0-se para futuros exercícios com nações aliadas à Grã-Bretanha.

FONTE / FOTO: Royal Navy

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
arriero

eu sou novo por aqui e não sei nada sobre esse assunto,mas gostaria de saber por que redesenho da popa e o uso de uma nova pintura do fundo do casco influencia no consumo de combustivel?
Isso influencia no arrasto do navio?

Elizabeth

Linda foto do Sea Wolf na sua versão VLS.

Este míssil é soberbo no seu envelope de emprego.

MO

Arriero, ficou meio confusa sua pergunta em relação a “este assunto”, qual o seawolf ?

Mas se for de tipo de tinta x casco de navio, uma das variáveis é que dependendo da tinnta, ela evita melhor a incrustação do casco, influenciando diretamente na performance de navegação do navio.

Abs
MO

marujo

Este novo Sea Wolf teve seu alcance aumentado? É possível submeter nossos SW conteiráveis a esta modernização. Quanto SW dispomos?

Mauricio R.

“…assim como o redesenho da popa e o uso de uma nova pintura do fundo do casco para melhorar a velocidade e diminuir o consumo de combustível.”

Eis o tipo de evento que me deixaria mto feliz, se por ventura acontecece na MB.
Que Scórpene, que nada.

Elizabeth

Ola Marujo; “Este novo Sea Wolf teve seu alcance aumentado?” Creio que não. A primeira vez que li sobre o programa de modernização dos Sea Wolf inglês ficou claro que a modernização seriam de sistemas de data link, rastreio e espoletas, nada relacionado ao re projeto do propulsor. “É possível submeter nossos SW conteiráveis a esta modernização” Em teoria sim, nas pratica dificilmente. A modernização dos mísseis teria que estar dentro de um contexto mais amplo como a modernização dos radares de controle de tiro e sistemas associados. A MB deixou claro a muito tempo que não vai gastar dinheiro… Read more »

Icaro

A mectron não poderia revitalizar os SW?

Ela parece estar fazendu um trabalho parecido com os exocet, faz tempo q naum acompanho esse assunto…

vassili

Sepol,

Sobre o MK8 Mod, vc teria alguma info sobre os novos parâmetros operacionais????? tipo alcance extendido e algum novo tipo de munição desenvolvida especialmente para ele.

Sabendo que a munição padrão do MK8 “tradicional” pesa 21kg e tem um alcance estimado em 22km……….

Desde ja este aluno primário da Sapiencia Navalis agradeçe………

abraços.

Bosco

Elizabeth,
Mas será que o “booster” não proporciona um aumento no alcance?

Um abraço.

Mauricio R.

“É possível submeter nossos SW conteiráveis a esta modernização” O SWMLU inclui tanto o GWS 25 Mod 3 como o VLSW ou GWS 26 Mod 1, ocorre que os nossos SW ainda são GWS 25 Mod 0. “A mectron não poderia revitalizar os SW?” Em princípio, sem a anuência da MBDA, mas nem chegar perto dos mísseis a Mectron pode, nem que a MB queira. Somente ilustrando procurem saber o que aconteceu, qndo o EB tentou aplicar de engenharia reversa nos misseis AAe Roland alemães. Até pq a Mectron sabe e conhece do seu produto o Piranha, pode até haver… Read more »

Elizabeth

Ola Bosco, Sim, um novo booster, com mais propelente proporciona mais alcance. Nos últimos anos eu nunca achei menção alguma a um novo booster e por conseqüência um novo canister. O foco do programa sempre foi a atualização da espoleta do míssil, mudança no data link, nos modos do radar Type-911 associados ao míssil e a uma nova câmera infra vermelha. Pode ter havido mudança na formula do propelente o que daria maior impulso especifico? Improvável, propelente de mísseis não tem muita margem para crescimento mudando a formulação a menos que se renuncie a alguns parâmetros como estabilidade, resistência a… Read more »

Mauricio R.

“Sim, um novo booster, com mais propelente proporciona mais alcance.”

O alcance do VLSW é de 10Km, contra 6,5Km da versão de lançamento convencional.

Bosco

Mas Elizabeth, eu creio que a pergunta do Marujo, salvo engano, foi em relação o Sea Wolf usado pela MB (lançado de lançador conteirável e sem o booster) e o Sea Wolf de lançamento vertical (com booster) e não em relação ao VL-Sea Wolf dos britânicos de antes e depois.
Um abraço.

Elizabeth

Sim em relação ao Sea Wolf utilizado pela MB há sim um aumento de alcance na versão VLS.

Eu estava falando entre as versões VLS; a atual e a modernizada.

Bosco

Vassili,
aperfeiçoamentos no Mk8 permitem que ele utilize um projétil assistido por foguete que confere 27 km de alcance.
Existe um projeto de dotá-lo de um tubo de 155 mm.

Bruno Rocha

arriero disse:
10 de maio de 2010 às 13:50

Disso não sei exatamente, pois meu negócio é “aviãuzinhu”. rsrsrsrss

Mas acho que dependendo da tinta, ela pode evitar o acumulo de cracas, ostras, algas etc que podem alentar o arrasto hidrodinâmico do barco.

Sabe aquela frigideira anti aderente? Pois é, ela pode evitar a aderência dessas “pestes” dos mares. Mas isso não é com a tinta do navio em si e sim com a parte de baixo que está em contáto com á água.

Agora sim, a pintura já pode ser “camuflagem”.

arriero

obrigado a todos por me responderem essa pergunta