Obama envia USS ‘Truman’ para ajudar na diplomacia com o Irã
O site DEBKAfile informou que a administração Obama vai enviar o navio-aeródromo USS Harry S. Truman para reforçar as unidades já em operação no Mediterrâneo e no Golfo Pérsico.
O navio vai capitanear o Carrier Strike Group 10, que vai zarpar de Norfolk no próximo dia 21 de maio.
Quando chegar na área de operações, o USS Harry S. Truman se somará a outro navio-aeródromo que está no local, o USS Dwight D. Eisenhower, que reforça a pressão diplomática com Teerã.
Pela primeira vez um navio de guerra alemão fará parte de uma força-tarefa americana em oposição ao Irã, a FGS Hessen, que ficará sob comando americano.
Segundo o site, fontes militares americanas disseram que o Pentágono planeja ter até agosto, de 4 a 5 navios-aeródromos na área.
O USS Truman leva a Carrier Air Wing Three (Battle Axe), com 7 esquadrões: 4 de F/A-18 Super Hornet e F/A-18 Hornet, um de E-2 Hawkeye, o Electronic Attack Squadron 130 de guerra eletrônica e o Squadron 7 de helicópteros antissubmarino.
Outros quatro navios se juntarão ao Strike Group do Truman: cruzador USS Normandy e destróieres USS Winston S. Churchill, USS Oscar Austin e USS Ross.
O Truman Strike Group vem há quatro meses treinando para as missões no Golfo Pérsico e no Mediterrâneo.
NOTA DO PODER NAVAL: o pessoal da Marinha dos EUA gosta de chamar os porta-aviões da classe “Nimitz” de “90.000 toneladas de diplomacia”.
SAIBA MAIS:
- Os navios-aeródromo da classe “Nimitz”
- A Marinha iraniana lançou com sucesso um míssil a partir do destróier ‘Jamaran’
- Primeiro ‘destroyer’ contruído no Irã é lançado no golfo
- Irã realiza grande exercício naval no Golfo Pérsico
- Marinha do Irã incorpora mini-submarino
- Em defesa do Estreito
- Mais informações sobre o Estreito de Hormuz
- Irá abre nova base naval no Golfo Pérsico
- Irã testa mísseis capazes de atacar Israel e bases dos EUA