NDCC ‘Mattoso Maia’ completa 1.000 dias de mar
O Navio de Desembarque de Carros de Combate “Mattoso Maia” completou, no dia 28 de abril de 2010, mil dias de mar, após cerca de 16 anos de relevantes serviços prestados à Marinha do Brasil.
Segundo maior navio da Marinha em comprimento e com grande capacidade logística, o “Mattoso Maia” teve participação destacada em diversas Operações Anfíbias, proporcionada por suas peculiaridades, como o “casamento de rampas”, realizado com as Embarcações de Desembarque de Carga Geral (EDCG), lançamento e recolhimento de Carros-Lagarto Anfíbios (CLAnf), com o navio em movimento, e capacidade de abicagem em praia, para desembarque de tropas e carros de combate.
O NDCC Matosso Maia (ex-USS Cayuga – LST 1186, LST Classe “Newport”), entrou em serviço em 1970 na US Navy e foi transferido para a Marinha do Brasil em 1994. Desloca cerca de 8.750 toneladas, é dotado de um convôo para 1 helicóptero de 10 toneladas. Transporta cerca de 350 fuzileiros navais e tem capacidade para até 22 Clanfs.
NOTA DO PODER NAVAL: O Brasil poderia ter adquirido pelo menos mais um NDCC da classe “Newport” como back-up do Mattoso, mas preferiu adquirir navios ingleses para a função. Talvez a questão principal tenha sido o preço, já que a modernização dos “Newport” adquiridos pelo Peru vai custar US$ 82 milhões.
SAIBA MAIS: