NDCC ‘Mattoso Maia’ completa 1.000 dias de mar
O Navio de Desembarque de Carros de Combate “Mattoso Maia” completou, no dia 28 de abril de 2010, mil dias de mar, após cerca de 16 anos de relevantes serviços prestados à Marinha do Brasil.
Segundo maior navio da Marinha em comprimento e com grande capacidade logística, o “Mattoso Maia” teve participação destacada em diversas Operações Anfíbias, proporcionada por suas peculiaridades, como o “casamento de rampas”, realizado com as Embarcações de Desembarque de Carga Geral (EDCG), lançamento e recolhimento de Carros-Lagarto Anfíbios (CLAnf), com o navio em movimento, e capacidade de abicagem em praia, para desembarque de tropas e carros de combate.
O NDCC Matosso Maia (ex-USS Cayuga – LST 1186, LST Classe “Newport”), entrou em serviço em 1970 na US Navy e foi transferido para a Marinha do Brasil em 1994. Desloca cerca de 8.750 toneladas, é dotado de um convôo para 1 helicóptero de 10 toneladas. Transporta cerca de 350 fuzileiros navais e tem capacidade para até 22 Clanfs.
NOTA DO PODER NAVAL: O Brasil poderia ter adquirido pelo menos mais um NDCC da classe “Newport” como back-up do Mattoso, mas preferiu adquirir navios ingleses para a função. Talvez a questão principal tenha sido o preço, já que a modernização dos “Newport” adquiridos pelo Peru vai custar US$ 82 milhões.
SAIBA MAIS:
ótima foto essa última onde podemos ver nosso (único) Phalanx.
Grande navio. Daqueles com “ALMA” de guerra.
Cumpriu com brilhantismo as missões do HAITI.
Que tenha “folego” para mais mil dias
Acabei de ver o Mattoso saindo pela Boca da Barra. Parabéns pela marca e que muito mais venha pela proa.
“ViniciusModolo disse:
24 de maio de 2010 às 15:14
ótima foto essa última onde podemos ver nosso (único) Phalanx.”
Um adendo…
Inoperante, segundo os membros do blog em outros posts…
Bonito navio; acho muito interessante as operações de desembarque, bem que numa próxima operação a MB poderia ceder espaço para o Blog cubrir e fazer uns videos 😀
Sim, passou por aqui a pouco tempo…é majestoso!
Uma coisa que não sabia..Phalanx! Esta mesmo inoperante?????
por ser um só… a manutenção deve ser absurda…deve estar mesmo.
Pra substituir ele devem colocar uns 4 fuzileiros com FAL…
Do jeito que a MB está, se por um acaso pagassemos esses mesmos USD 82 milhões, creio eu que valeria a pena e mto, pois quem tem 1 não tem nenhum.
Se ao menos focassem em adquirir substitutos p/ os NDD “Rio de Janeiro” e “Ceará”.
Belas as fotos do Mattoso; a equipe do Poder Naval está de parabéns. Agora, o navio atua ainda como NDCC ou apenas como transporte ao longo de nosso litoral? Uma segunda unidade da Classe seria transferida para a MB no final dos anos 90, o USS Peoria. A explicação para o cancelamento foi a falta de orçamento. Isso pode ser verdade? Consta que o navio viria quase de graça.
Quando este navio esteve em Santos fui visitá-lo com meu filho de oito anos, está bem reformado e oficiais explicam tudo, pena que a visita foi restrita à algumas partes.
Acredito que deve ser confortável para a guarnição e até para quem for tropa.
Abs.
O Vulcan-Phalanx está operacional?
E ainda acho que deveria ser retirado e instalado no porta-aviões São Paulo A12………
Antonio M disse:
25 de maio de 2010 às 8:51
O Vulcan-Phalanx está operacional?
Não está, pelo menos desde 2003. É caixão e vela preta….
SEMPRE QUE VEJO ESTE NAVIO OU AS FOTOS DO MESMO, SINTO UMA GRANDE EMOÇÃO, PRIMEIRO PORQUE NELE SERVE EMBARCADO ALGUEM MUITO ESPECIAL DA MINHA VIDA E DEPOIS DEMONSTRA PODER DE FORÇA DA NOSSA MARINHA.
Fui do grupo de recebimento do Ndcc Matoso maia .acho uma vergonha a Marinha comprar essas sucatas e vender a imagem de navio novo e moderno . Quando eu vi esse navio atracado na base naval de Long Beach (São Francisco.EUA me deu vontade de voltar pro Brasil,era ferrugem puro,Os Americanos riam de nossa cara.debochavam de nós . Foi gasto milhões de dólares pra contratar empresas de pintura e reforma pra essa lata velha.chegou aqui passando como novo “uma VERGONHA”.