GAAGueM – Grupo de Avaliação e Adestramento de Guerra de Minas
O Grupo de Avaliação e Adestramento de Guerra de Minas (GAAGueM) foi criado pelo Comandante do 2º Distrito Naval, em 08 fevereiro de 2006, com a missão de produzir informações operacionais de guerra de minas, a fim de contribuir para o desenvolvimento, consolidação, disseminação e atualização de doutrina, procedimentos táticos e emprego dos equipamentos de guerra de minas. O Grupo é subordinado ao Chefe do Estado-Maior do Comando do 2º Distrito Naval e está instalado na sala da Seção de Operações do Distrito e no prédio da Gerência de Navios da Base Naval de Aratu, para facilitação de sua interação com o ComForMinVar e os navios. Sua TL é composta por um Encarregado (DN-80); um Oficial de Avaliação Operacional; um Oficial de Contramedidas de Minagem e um Oficial de Minagem.
Dentre as atribuições do GAAGueM destacam-se:
a) Avaliação Operacional Continuada dos navios-verredores revitalizados, por meio da criação/aperfeiçoamento de exercícios operativos (EXOPs), a fim de constatar a real capacidade de varredura, bem como quantificar seu desempenho;
b) Supervisionar o planejamento e as operações de minagem;
c) Manter, gerenciar e atualizar o banco de dados das assinaturas magnéticas dos navios de interesse para a MB;
d) Subsidiar estudos para obtenção e/ ou desenvolvimento de minas mais modernas e de navios de CMM;
e) Criação de exercícios padronizados, tipo EXOP, não só no âmbito do Com2ºDN, mas também para navios da Esquadra e dos demais Distritos Navais, no que se refere ao planejamento e execução de Operações de Minagem e Contramedidas de Minagem;
f) Coordenação/Realização de exercícios de minagem e CMM; g) Avaliação dos Produtos Especiais para Operações de Minagem e de Contramedidas de Minagem;
h) Criação, ou atualização, de publicações normativas sobre Guerra de Minas;
e i) Condução dos cursos atinentes à Guerra de Minas (GUEM-OF, VAR-OF, VAR-PR e VAR-ET). Durante a realização dos cursos os instrutores procuram transmitir conhecimentos atuais sobre equipamentos e meios utilizados na guerra de minas. Tais informações visam também à orientação de oficiais selecionados para intercâmbios, na área de guerra de minas, quanto a equipamentos, meios e táticas usados nas diversas marinhas.
Principais realizações:
a) Desenvolvimento de EXOP específicos e fomentado diversas atividades sobre o tema Guerra de Minas;
b) Apoio ao desenvolvimento de Sistema de Apoio à Decisão (ferramenta para uso no planejamento, avaliação e cálculo do risco de operações de CMM), que servirão para a criação do Banco de Dados de Guerra de Minas (BDGM);
c) Diversos adestramentos e cursos;
d) Estudos sobre a modernização de Minas de Combate e de Exercício;
e) Aquisição do software MCM EXPERT (Mine Countermeasures Exclusive Planning, Evaluation, Risk Assessment Tool), utilizado pela OTAN, para emprego em Operações de CMM;
f) Avaliação das cartas de minagem dos portos nacionais; g) Apoio à instalação do Armário de Regulação nos NV Varredores; e h) Desenvolvimento de um ROV nacional, para operação nas CMM.
O Futuro da GM na MB
Em face das novas demandas que se apresentam para os próximos anos, como, por exemplo, a construção do Submarino Nuclear, o Comando de Operações Navais julgou necessário efetuar a reestruturação da GM na MB. O Plano de Equipamento e Articulação da MB (PEAMB) prevê a inclusão de navios caça-minas (NCM) ao inventário da MB e, como se sabe, este é hoje um meio imprescindível para as operações navais de CMM.
É proposto na reestruturação, que estes navios sejam distribuídos em esquadrões, estrategicamente posicionados, para prover canais varridos com elevado grau de limpeza, assegurando a saída e entrada dos submarinos nucleares de sua base e atender às necessidades de caça de minas nos demais pontos do litoral brasileiro.
Além disso, envolve a criação de uma OM para a “coordenação geral” dos assuntos afetos à GM, que identifique e priorize as necessidades, permitindo assim atingir um maior grau de eficiência e economia de recursos. Isto é, o GAAGueM se tornará um Centro de Guerra de Minas (CGM ), com tarefas específicas quanto a:
- desenvolvimento de doutrinas e táticas nessa área;
- manutenção de bancos de dados de interesse;
- execução e análise operacional dos meios e sistemas de GM;
- orientação e realização de cursos; e concentração do acervo de conhecimentos existentes.
Adicionalmente, pretende criar um plano de capacitação que busca contemplar as necessidades nos níveis de especialização, graduação, e de pós-graduação, do pessoal militar (oficiais e praças) e civil, no exercício das atividades afetas à Guerra de Minas.
NOTA DO PODER NAVAL: o futuro submarino nuclear brasileiro poderia ser neutralizado por minas depositadas bem na saída da base de submarinos. Por isso a importância das contramedidas de minagem e o domínio de tão importante conhecimento pela Marinha do Brasil.