N/T ‘João Candido’ – O que uma má informação pode gerar
Às vezes pegamos no pé dos comentaristas sobre como postar termos navais e marítimos, tentando transmitir a maneira certa de como se referir a navios e equipamentos, tentando disseminar como compreender este mundo e evitar desinformação ou confusão na interpretação de informações; evitando termos como navio “ancorado no porto”, “barco de guerra”, “transatlântico”, “a destroier”, “A13 Nae São Benedito” (ao invés de Nae São Benedito – A 13) e afins, notar o que uma informação divulgada a olho, sem uma consulta específica pode gerar:
Copiamos artigo postado no blogmercante chamando atenção a fatos citados acima
Vinte dias depois, navio batizado por Lula e Dilma ainda não foi ao mar
por Misael Berdeide
No dia 7 de maio deste ano, a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, e o presidente Luiz Inacio Lula da Silva participaram do primeiro evento juntos desde a saída de Dilma do governo.
Lula e Dilma “inauguraram” o petroleiro Suezmax, batizado de João Candido, com capacidade para transportar 1 milhão de litros de petróleo.
Os dois foram aplaudidos principalmente pelos funcionários do Estaleiro Atlântico Sul, que construiu a embarcação sob encomenda da Transpetro, subsidiária da Petrobras. O João Cândido foi comemorado como a retomada da indústria naval brasileira, já que é o primeiro navio do Promef (Programa de Modernização e Expansão da Frota) da Transpetro.
Desde então, o petroleiro continua “estacionado” no porto de Suape.
VEJA.com foi ao porto saber porque o navio ainda não navega. Segundo dois funcionários ouvidos no local, a embarcação ainda não está pronta. Faltam partes do motor e placas de revestimentos de aço. A assessoria de imprensa da Transpetro, indicada pelo estaleiro para se pronunciar sobre o assunto, informou que faltam apenas “acabamentos”. E confirmou que o petroleiro lançado ao mar por Lula e Dilma só fará sua primeira viagem em setembro. Segundo a empresa, esse dado foi divulgado à época, e eventos de batismo e lançamento ao mar antes da entrada em operação são rotineiros “em qualquer lugar do mundo”.
A lei eleitoral não permite inaugurações por candidatos a partir de julho. Ou seja, Dilma não poderia participar da entrega da embarcação em setembro, quando ela estará apta a navegar.
O petroleiro já está na propaganda oficial do governo e na campanha de Dilma. Foram entrevistados trabalhadores que ajudaram na obra.
No evento do começo de maio, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco, Alberto Alves dos Santos, encerrou sua fala com ” bom Dilma para todos”. Antes, havia dito, ao agradecer a Lula pela retomada da indústria nacional, que “se dependesse do povo trabalhador, o seu mandato seria igual ao de Fidel Castro”.
FONTE: Revista Veja / FOTO: 1ON Misael Berdeide http://www.blogmercante.com/
NOTA DO BLOG: A Veja nunca se informou que NÃO EXISTE navio que sai navegando imediatamente após seu lançamento, que entre lançamento e entrega “em qualquer lugar do mundo” existe o acabamento, provas de mar e aceitação do navio antes da entrega, e mesmo após ainda navega sob garantia do estaleiro ? E assim caminha a mentalidade e cultura naval/marítima no Brasil…
Ao menos por boa parte de orgãos que teriam por definição informar corretamente…