Primeiro voo do F-35 para a USN
Versão F-35C, com asas maiores e reforços estruturais, entre outras modificações, é voltada para emprego em navios-aeródromos dotados de catapulta e aparelho de parada
A Lockheed Martin informou, em 7 de junho, que no dia anterior foi realizado o primeiro voo do F-35C Lightning II, a versão para emprego nos navios-aeródromos da Marinha dos EUA. Para a empresa, o voo é um marco para o futuro da capacidade de ataques furtivos de longo alcance e no início de conflitos, com aeronaves de quinta geração, a partir dos CVN norte-americanos. O voo durou 57 minutos.
A versão F-35C se diferencia das demais pelas suas asas e superfícies de controles maiores, adequadas a aproximações de pouco a baixas velocidades com maior segurança, excelente visibilidade frontal (“over the nose”) e reforços estruturasis para operações aeronavais. Os materiais furtivos do caça foram projetados, segundo a empresa, para suportar as duras condições de emprego em navios-aeródromos com um mínimo de manutenção.
FONTE / FOTO: Lockheed Martin
VEJA TAMBÉM:
- ‘A Marinha dos EUA precisa das capacidades do F-35′, diz Almirante
- Lockheed Martin apresenta primeiro F-35C para a US Navy
- F-35C realizando teste de pouso em porta-aviões
- F-35: liberado o motor da versão embarcada ‘convencional’
- O F-35 e suas variantes
- F-35C estará operacional antes do programado
- Custos do F-35 subiram 50%
- Primeiro reabastecimento em voo do F-35B
Percebam como o nariz do F-35C é visivelmente menor que o das outras duas versões; isso deve dar ao piloto a sensação de que está voando sem avião. Uma consciência situacional invejável.
Sds.
Vader,
Interessante esse ponto de vista.
Lembrando que o formato do bico da aeronave é uma das diferenças da versão naval para pouso enganchado, em que a aproximação se faz a um ângulo de ataque em que um bico “comprido” ou muito largo prejudicaria a visão diretamente frontal ou das diagonais.
Vai ter olho clínico assim lá……… aff nem havia reparado nisso.
[]s
Uma pergunta para os especialistas de plantão, pq toda aeronave que esta em fase de protótipo tem essa pintura esverdeada em alguns pontos da aeronave?? vi isto também no PAK-FA russo, também em fase de protótipo… o interessante é que a pintura demarca exatamente determinadas partes do avião, são as que estão em fase de testes??
Eduardo,
Muitas vezes estas aeronaves não possuem pintura alguma e as diferentes cores são oriundas dos diferentes materiais empregados em cada peça da aeronave. Antigamente toda a estrutura era de alumínio aeronáutico, dando uma cor única ao avião sem tinta. Hoje o alumínio é apenas um dos materiais do avião.