Poder Naval Online visita navios alemães em Salvador
Visitamos ontem em Salvador-BA o Grupo-Tarefa alemão 501.01 composto das fragatas Sachsen (F219), Lübeck (F214) e do navio de apoio logístico Frankfurt am Main (A1412).
Como foi noticiado, a escala dos navios no Brasil faz parte das atividades de formação de cadetes da Academia Naval e de reforço de relações internacionais da Marinha Alemã.
A Lübeck (foto acima), é uma fragata da classe “Bremen”, baseada no casco da famosa “Kortenaer” holandesa. Já o navio de apoio logístico Frankfurt am Main (foto abaixo), é da classe “Berlin”, de 20.000t, que impressiona pelo porte e capacidade.
A fragata de defesa aérea Sachsen (foto acima), de 5.600t, é equipada com os radares 3D SMART-L e APAR (Active Phased Array Radar), numa configuração semelhante à da “De Zeven Provincien” holandesa. Seu armamento principal é o lançador VLS Mk.41 para mísseis antiaéreos de defesa de área Standard e defesa de área curta ESSM, além de dois reparos de defesa de ponto RAM.
Conversamos com o Comandante do Grupo, capitão Jens Beckman e o Comandante da Sachsen, Markus Nolte, que esclareceram várias questões sobre o navio, inclusive sobre a capacidade dos radares SMART-L/APAR para interceptação de mísseis balísticos, com a adoção de mísseis Standard SM-3. Os navios não trouxeram nenhum helicóptero, mas o Comandante afirmou que isso é normal em operações deste tipo.
Pudemos conhecer o Centro de Controle de Máquinas da Sachsen, totalmente automatizado com consoles em LCD e software/hardware COTS. Abaixo, clicar nas fotos para conhecer mais detalhes dos navios:
NOTA do BLOG: Agradecemos à Embaixada da República Federal da Alemanha pelo convite, bem como à tripulação da Sachsen, que nos recebeu da melhor forma possível.
[…] da classe “Bremen” que aparece nas fotos. O navio é da mesma classe da Lübeck, que escalou em Salvador-BA na semana passada. A maquete é da Revell alemã e está na escala […]
Very nice photo’s. I was looking all over for some picture about those navy ships in Salvador de Bahia.
Our daughter is working as a Petty Officer Second Class on the frigate “Sachsen” (saxony). So thank you so much für those nice photo’s.
lupo54
Prezado Galante
Parabéns,´excelente trabalho mais uma vez.
Sds a todos
A Bandeira Brasileira está onde deve estar, todos os navios mercantes ou bélicos tem que hastear a bandeira do dono do pedaço.
Joao das Botas,
Bem lembrado, mas o termo kriegsmarine só foi usado na epoca nazista.
Na ocasiao em que o SMS Panther esteve por aqui o correto seria Kaiserliche marine.
abraços
Algumas passagens da “kriegmarine” não foram tão amistosas, como no caso da PANTHER e da EBER, além de outra unidadesde superfície que “passearam” por estes mares do sul.
Como seria bom se tivéssimos uns três de cada em nossa marinha!!! Belas fotos e belos navios!
Parabéns ao blog!
Ostra,
Muito obrigado, encontrei ambos sites, excelente dica, estarei acompanhando-os. Marcos agradeço tbm.se souber de algo avise.
Abraços
Belíssimas fotos Galante, parabéns a toda a equipe do blog.
Olá liguei para embaixada aqui no Rio esta semana, e me deixaram na linha até a ligação cair, uma ótima educação por parte deles, na segunda tentativa, fui informado para ligar no dia seguinte e falar com o encarregado da imprensa, tentarei na segunda feira e se souber de algo divulgo aqui, LIGUEI TAMBÉM PARA O CONSULADO DA VENEZUELA E ME INFORMARAM COM MUITA EDUCAÇÃO QUE O SIMON BOLIVAR CHEGA EM 02 DE MAIO,MAS NÃO SABEM SE HAVERÁ VISITAS, SE ELE FICAR NO CENTRO CULTURAL DA MARINHA , SEM DÚVIDA FICARÁ ABERTO , POIS LÁ JÁ VISITEI O GUAYAS E… Read more »
Assim não dá. Já visitaram os navios antes mesmo de abrir visitação pública. Rs………………..rs. E eu achando que ia ser um dos primeiros a visitar os návios. Rs…rs. Brincadeiras a parte, como bom soteropolitano só posso dizer que parabenizo a equipe do site por sempre estar um passo a frente nos acontecimentos navais de nosso país. Quanto ao convite da embaixada alemã para viabilizar a cobertura de tal acontecimento, só reflete a maturidade e seriedade da equipe que mantem o site. Parabéns!!!!!!!!!!!!
Paul, existem duas maneiras basicas e seguras ! – site da cia Docas do RJ (se houver) (veja bem, estou me balizando como se fosee em Santos !), na seção esperados deve ter a soliicitação de atracação no cais comercial dos navios (aqui em Santos funciona 100 %), mas creio que ai no RJ deva funcionar desde que não seja apenas fundeio e ou atracação em cais militar 2- Site da praticagem do Rio: Aqui em Santos é a nossa melhor referencia a periodos antes da chegada (leia-se de noite para o dia, de dia para a terde e afins),… Read more »
Caro Amigo CV 43 (hehehehehhe)
O Sepol (ha quanto tempo não vejo mais este cara !!!!), ouvi dizer que ele ve apenas o Belogue do aviaozinhum, afinal ele ama aviaozinhums (hehehehhee 2)
Muito obrigado, vou dar uma olhada nele, costumo utilizar o seasearcer do Lloyids Inteligence Unity (caramba, olha soh o nome, que coisa eim !, depois te falo !)
Obrigadão
Artso olecraM (umm… agora o AM)
MO ou OM 🙂
Sepol!
Com esse software + hardware abaixo; é possível saber a localização
exata de todos os cargueiros do mundo….eu não tenho; mas já ouví falar muito bem dele….segue o link:
http://www.airnavsystems.com/ShipTrax/index.html
Ostra e amigos,
Moro no Rio e gostaria de saber(ter acesso) com alguma antecedência a esse tipo de informação, como é possível obtê-la? Além, é claro, do próprio BLOG NAVAL? Alías, aproveito p/ ressaltar, assim como os colegas fizeram, que o trabalho que está sendo feito pelo Galante e cia. no Blog é excelente, parabéns.
Abraços e Agradeço qq. info vinda do Ostra e se alguém souber e puder compartilhar.
Paul
GALANTE,
Parabéns.
Profissionalismo acima de tudo.
Como é bom ver navios modernos, sobretudo quando se está esgotado de tanto observar sucatas da MB.
Alemanha mais uma vez mostrando que competência e profissionalismo sempre foram o forte dessa brava gente.
Agora por favor alguém poderia ter retirado aquela bandeira do Brasil do navio alemão, porque não merece estar lá. Não mesmo.
Cara, é coisa de alemão mesmo. Viva a alemanha e seus decendentes. Radar que pode interceptar mísseis balísticos, isso que é poder de dissuasão.
Marinha de 1º Mundo é outra coisa.Só pela aparência dos navios vc Já vê!
Destaque para os lançadores verticais Mk-41 para defesa antiaérea,os mísseis RAM para defesa de ponto,o Radar Smart em 3D para defesa de mísseis balísticos,os Sea Sparrows,os casulos dos mísseis antinavio Harppon,os tubos de torpedos MK-32,OS mAUSER de 27mm,os OTTO-Melara de 76mm,emfim um navio que qualquer Marinha gostaria de possuir e eu gostaria de ver na MB.
sds.
O convite feito pela embaixada ao Poder Naval só demonstra mais uma vez que o trabalho feito pelos responsáveis do blog é sério e profissional. Parabéns. Continuem mantendo o bom trabalho.
No RJ é a torto e direito (as vezes chega a ser mais de uma por mes)
Nos outros estados já é bem menor a quantidade
MO
opa, melhor respondendo ao flamenguista, sum no rJ mais ou menos sempre foi assim, a diferença é que agora com informatização, internet e o logs navais da vida, as infos estão circulando um pouquinho mais, mas MUITO AQUEM da maneira como este tipo de info é divulgada e conhececida na Europa, pelos europeanos. Um bom exemplo os que fotografam em Malta, um paraiso para isso (Lawrence Dali, por exemplo) tem as infos do schedule quase tres meses antes
Abs
MO
O que o Poder Naval achou da Lubeck?Seus estado de conservação é bom?
E o jogo entre as tripulações desses navios contra a MB. Já ocorreu?
Que sorte! Sou natural de Salvador e estarei chegando lá hoje às 17h, de férias.
Vou aproveitar pra dar um pulo e visitar essas belezas, parabens ao blog.
Um abraço.
Nossa!!!! O Poder Naval está com muita moral mesmo.
Parabéns.
Galante,
Parabens mais uma vez pela materia a pelas belissimas fotos.
Saudaçoes a todos.
Parabéns ao Equipe do BLOG NAVAL, pela iniciativa e pelas exelentes fotos que estao presentes na materia. As Frgatas são belissimas, dignas de uma Marinha de 1ª mundo, mas o que realmente me impressionou foi o navio de apoio logístico Frankfurt am Main (A1412), nossa como podemos ter uma MB de respeito, se nao temos pelo menos uns 2 navios como este, que possam dar um verdadeiro suporte a nossa Frota. Outro detalhe que me chama a atenção são os brasões dos navios, expostos na parte externa da proa, fazendo que seu brasão oficial seja conheçido, isso deve gerar um… Read more »
Gostaria de perguntar a quem souber:
As visitas de outras marinhas ao nosso país aumentaram ou sempre foi assim?
Parece que existe um radar naval que dispensa aquela antena de busca de “volume” ou 3D. Alguém sabe qual é? Seria o Samson inglês?
[…] alemães já informaram que irão apresentar o projeto de suas fragatas da Classe “Sachsen” (Typ 124) e, caso haja interesse por parte da MB, também apresentariam o projeto das modernas […]
[…] é o vídeo que fizemos da visita em 12.03.2009, na cidade de Salvador-BA, do Grupo-Tarefa alemão 501.01 composto das fragatas Sachsen (F219), Lübeck (F214) e do navio de apoio logístico […]
[…] do BLOG 2: Comparar a Forbin com a Sachsen alemã, que visitamos em Salvador, no dia 12 de […]
[…] fotes oficiais, a Armada do Uruguai quer adquirir fragatas alemãs da classe “Bremen” (F122), que serão desativadas pela Marinha Alemã quando entrarem em serviço as […]
[…] fotes oficiais, a Armada do Uruguai quer adquirir fragatas alemãs da classe “Bremen” (F122), que serão desativadas pela Marinha Alemã quando entrarem em serviço as […]