Poder Naval Online visita navios alemães em Salvador
Visitamos ontem em Salvador-BA o Grupo-Tarefa alemão 501.01 composto das fragatas Sachsen (F219), Lübeck (F214) e do navio de apoio logístico Frankfurt am Main (A1412).
Como foi noticiado, a escala dos navios no Brasil faz parte das atividades de formação de cadetes da Academia Naval e de reforço de relações internacionais da Marinha Alemã.
A Lübeck (foto acima), é uma fragata da classe “Bremen”, baseada no casco da famosa “Kortenaer” holandesa. Já o navio de apoio logístico Frankfurt am Main (foto abaixo), é da classe “Berlin”, de 20.000t, que impressiona pelo porte e capacidade.
A fragata de defesa aérea Sachsen (foto acima), de 5.600t, é equipada com os radares 3D SMART-L e APAR (Active Phased Array Radar), numa configuração semelhante à da “De Zeven Provincien” holandesa. Seu armamento principal é o lançador VLS Mk.41 para mísseis antiaéreos de defesa de área Standard e defesa de área curta ESSM, além de dois reparos de defesa de ponto RAM.
Conversamos com o Comandante do Grupo, capitão Jens Beckman e o Comandante da Sachsen, Markus Nolte, que esclareceram várias questões sobre o navio, inclusive sobre a capacidade dos radares SMART-L/APAR para interceptação de mísseis balísticos, com a adoção de mísseis Standard SM-3. Os navios não trouxeram nenhum helicóptero, mas o Comandante afirmou que isso é normal em operações deste tipo.
Pudemos conhecer o Centro de Controle de Máquinas da Sachsen, totalmente automatizado com consoles em LCD e software/hardware COTS. Abaixo, clicar nas fotos para conhecer mais detalhes dos navios:
NOTA do BLOG: Agradecemos à Embaixada da República Federal da Alemanha pelo convite, bem como à tripulação da Sachsen, que nos recebeu da melhor forma possível.