Pré-sal: divisão dos lucros não é tudo
O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) afirmou nesta terça-feira (8) que, ao discutir a exploração de petróleo na camada pré-sal, os parlamentares precisam estar atentos não só para a divisão dos lucros, mas também a questões como a soberania nacional na região e a segurança dos trabalhadores que vão atuar nas plataformas.
Roberto Cavalcanti disse que em ambos os casos a Marinha é fundamental e precisa ter recursos financeiros suficientes para se equipar e atuar na região. Ele pediu que os relatores dos projetos que regulamentam a exploração do petróleo no pré-sal fiquem atentos à questão e garantam recursos para que a Marinha possa equipar-se para a tarefa.
– Para desencorajar e enfrentar ameaças é preciso garantir à Marinha do Brasil equipamentos adequados para operar na região – ressaltou.
O senador disse que o Brasil precisará se preocupar, por exemplo, com a possibilidade de ações de pirataria e terrorismo. O parlamentar também lembrou a dificuldade das equipes de socorro em situações graves em alto mar, como no acidente que ocorreu na plataforma P36 e nas buscas aos restos do avião da Air France, que caiu próximo a Fernando de Noronha, cerca de um ano atrás.
– Se ocorrerem acidentes graves na área do pré-sal, também caberá a Marinha fazer o socorro – alertou.
FONTE: Agência Senado