Marinha do Brasil vai de FREMM
Segundo a revista ISTOÉ, edição n° 2118 na coluna Brasil Confidencial escrita por Octávio Costa, a Marinha do Brasil fechou um pacote de US$ 12,7 bilhões com a Itália, para a compra de 18 fragatas FREMM, 10 NaPaOc da classe Comandante e 01 LSV da classe Etna.
Afirma ainda que a primeira entrega estará limitada a 3 fragatas e 3 NaPaOc e que o acordo será assinado em julho, durante a visita de Silvio Berluscone ao Brasil.
Leia a nota em sua íntegra:
“Italianos ao mar
A Marinha brasileira avança em seu programa de reaparelhamento. Acaba de fechar com a Itália um pacote de US$ 12,7 bilhões para a compra de 18 fragatas multimissão ítalo-francesa FREMM e dez navios-patrulha da classe Comandante, com capacidade de transportar helicópteros EC 725.
Foi incluso no negócio um navio de apoio Etna, que servirá para ações como abastecimento e carregamento de munição. A primeira entrega estará limitada a três navios e três fragatas, com opção de entrega para mais cinco embarcações. O acordo será assinado em julho, na visita do premiê italiano, Silvio Berlusconi.”
FOTO DO ALTO: Guilherme Wiltgen/Poder Naval. A foto é de uma outra classe franco-italiana, a Horizon, de maior porte e mais especializada na defesa aérea. Na comparação com a ilustração de baixo (viaOrizzonte Sistemi Navali), do projeto FREMM para a Marinha Italiana, pode-se ver como as duas classes se assemelham em sensores e alguns outros detalhes, diferentemente da configuração da FREMM francesa, que pode ser vista clicando aqui. Uma diferença fácil de identificar na Horizon em relação à FREMM italiana, além do porte que confere uma maior capacidade de mísseis superfície-ar e mais canhões de dupla função, é a presença de um grande radar de busca aérea no navio maior.
SAIBA MAIS: