RIMPAC 2010 começa com a chegada dos navios ao Havaí
O exercício RIMPAC 2010 começa no dia 23 de junho com a participação de 14 nações e com 32 navios, 05 submarinos , mais de 170 aeronaves e 20 mil militares, que se concentrarão no Havaí.
Participam da edição 2010 as marinhas da Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, França, Indonésia, Japão, Malásia, Holanda, Peru, República da Coreia, Singapura, Tailândia e Estados Unidos .
O maior exercício marítimo multi-nacional do mundo, acontece em águas havaianas e consiste de três fases principais.
Fase I: Fase de porto, de 28 de junho a 5 de julho, será composto por reuniões de planejamento operacional, briefings e eventos esportivos. Esta fase destina-se a fazer os preparativos finais para as fases de mar dos exercícios , bem como desenvolver relacionamentos profissionais e pessoais entre os países participantes.
Fase II: Operacional, começa no dia 06 de julho e vai até 24 de julho. Esta fase inclui os exercícios de tiro, lançamentos de mísseis, interdição de área marítima, abordagem de navios suspeitos, guerra antissuperfície e antissubmarina, manobras navais, exercícios de defesa aérea, eliminação de dispositivos explosivos, operações de mergulho e de resgate, operações de contramedidas de minagem e desembarque anfíbio .
A Fase II exercita cada nação a conduzir operações de comando e controle em ações multi-nacionais e aumenta a capacidade operacional de cada unidade.
Fase III: Parte tática do exercício e acontecerá de 25 a 30 de julho com umtreinamento intenso, permitindo que as nações participantes aumentem as suas e capacidades de transporte marítimo, de comunicação e de operação em cenários hostis simulados.
Esta fase termina com o regresso dos navios a Pearl Harbor, onde as nações participantes vão se reunir novamente para discutir os resultados gerais obtidos com o exercício.
RIMPAC 2010 tem como tema, ” Agilidade combinada, sinergia e suporte “, que marca o 22° exercício da série, que se originou em 1971.
FONTE e FOTOS: US Navy
Interessante, ao menos para mim, que no convés do USS Bon Homme Richards estão duas aeronaves estranhas, uma pintada com camuflagem russa a outra em amarelo e preto como pode ser visto na foto onde o BHR reabastece o Freedom. São antigas aeronaves de treinamento tchecas L-29 modificadas com motores americanos a serem usadas para simulações de ataques de misseis ar-superficie. Zé… Quanto ao fato do Brasil não ter ido, veja que um RIMPAC reúne países que margeiam o Oceano Pacifico, (RIM = margem), embora alguns países possam participar como observadores, como a França que coincidentemente também tem território no… Read more »