Campanha ‘O Canhão é nosso!’
“Nas comemorações do final da Guerra do Paraguai, em 1 de março de 2010, o vice-presidente do Paraguai, Federico Franco, pede a devolução do canhão “El Cristiano” para reparar a honra do povo paraguaio. Sendo um obus de grande capacidade para a época, o mesmo estreou na Batalha de Curupayti, quando o General Mitre, a frente do comando das tropas aliadas, logrou uma severa derrota e a baixa de mais de 8 mil de seus comandados. Definitivamente, dadas as proporções de formação do contingente aliado, o bronze do canhão, não ressoando mais durante os cultos, ressoou ao expulsar projéteis, para perfazer a morte de milhares de brasileiros…”
Conheça a campanha e participe do abaixo-assinado:
SAIBA MAIS:
Estou divulgando. Acho um absurdo devolverem o canhão e qualquer outro troféu de guerra.
Tenho apenas uma pergunta: Soube que tem alguns documentos que também foram trazidos que não podem se tornarem públicos por recomendação do Itamaraty. Isso é verdade? Se for, porque?
Marcos disse: 3 de julho de 2010 às 10:57 Parabéns aos editores em compartilhar esta matéria com o poder aereo, espero que tenham colocado tambem no poder naval. Pois esta peça conta um pouco do que foi a maior Guerra da America do SUL, e de uma das batalhas mais sangrentas a de Curupayti, mais de 8.000 homens tombaram ali. Mais tarde El Cristiano foi levado a Humaitá, aonde foi usado contra os encouraçados Brasileiros, para sorte de nosso marinheiros, ele não surtil o efeito desejado. E com isso faço as minhas palavras como o nosso colega Aldo Ghisolf proferiu:… Read more »
Sobre a devolução do canhão “El Cristiano” da Guerra do Paraguai!
Por César Maia em 19/03/2010
Menos de duas horas de Assunção há um memorial com navios que participaram da Guerra do Paraguai, entre os quais, brasileiros. Uns dois anos atrás foi descoberta a carcaça do navio Rio de Janeiro. Se a decisão de devolver “El Cristiano”, por seu simbolismo, está tomada, que sejam devolvidos os navios brasileiros também.
Agora pergunto, Alguem acredita mesmo que eles irão devolver alguma coisa?
adlermedrado disse:
3 de julho de 2010 às 17:32
Nunca ouvi falar disso, mas se for verdade é uma ótima pergunta. Porque?
Quanto ao canhão, já falei o que tinha pra falar no ForTe. E já repassei para todos meus contatos.
Sds.
Repassem a campanha aos amigos e parentes. Visitem o site e assinem:
http://www.ocanhaoenosso.com.br
Meu Pai viu este navio brasileiro, mencionado pelo Marcos que foi capturado pelos paraguaios, é a canhoneira Anhambaí.
O mais grave é que o ” El Christiano” estava em uma lista de itens a ser devolvido ao Paraguai no Governo Medici e só não o foi devido ao tamanha da peça de artilharia que exigiria fosse demolido parte do local onde encontra-se, porém os demais itens da lista foram devolvidos sim.
Isto que Médici foi um General !