Esquadrão HU-2 realiza tiro com metralhadora lateral
No mês de maio de 2010, o 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2), através da aeronave UH-14 Super Puma N-7070 (Pégasus 70), realizou tiro de metralhadora lateral no estande de tiro da FAB, na Marambaia/RJ, com a participação de militares da DSAM, BAeNSPA e do próprio Esquadrão.
Tal feito, última etapa do processo de homologação do pedestal da metralhadora MAG 7,62mm, foi coroado de sucesso e possibilitou avaliar o seu comportamento durante o emprego real do armamento.
![]() |
![]() |
O referido pedestal, projetado e confeccionado por engenheiros aeronáuticos e militares da BAeNSPA, tem custo irrisório em relação ao disponibilizado pelo fabricante e cumpre as diretrizes do Comandante da Marinha, de nacionalização dos equipamentos e redução de dependência externa.
A partir da homologação do pedestal, a Marinha do Brasil passará a contar com aeronaves Super Puma adequadamente preparadas para fazer frente a ameaças assimétricas aos meios da Esquadra, incrementando ainda mais a capacidade da aeronave que, atualmente, é a única com grande autonomia e com capacidade de infiltrar uma equipe completa de mergulhadores de combate em embarcações, durante incidentes de proteção marítima.
Os ensinamentos obtidos com tal tipo de operação possibilitarão o desenvolvimento de doutrina própria que será de grande validade por ocasião do recebimento pelo HU-2 das novas aeronaves EC-725 “Super Cougar”, previsto para ocorrer já no ano de 2011.
“In Alis Vis et Virtus” (“Nas Asas Força e Virtude”)
NOTA do EDITOR: Bravo Zulu HU-2!