Marinha inicia a sua participação na Operação “Atlântico II”

12

Base Naval do Rio de Janeiro, manhã do dia 19 de julho de 2010, suspende o Grupo Tarefa (GT) que vai participar da Operação “Atlântico II”.

É desse ponto que o Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) Mattoso Maia ( G-28) inicia sua participação na operação, logo após o recebimento dos Carros Lagarta Anfíbio (CLAnf), do Corpo de Fuzileiros Navais.

A operação conjunta entre Marinha, Exército e Força Aérea acontece, entre os dias 19 e 30 de julho de 2010, na área marítima dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, além dos arquipélagos de Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo.

O Comandante do Pelotão CLAnf, embarcado no NDCC, 2º Tenente (FN) Silva Reis, explicou o funcionamento do meio naval – “A viatura anfíbia realiza o movimento do navio para terra, com tropa embarcada, possibilitando a proteção blindada, mobilidade além de apoio de fogo”.

As unidades embarcadas no navio farão parte dos meios empregados na fase de desembarque da tropa, exercício que será realizado no litoral do Estado do Espírito Santo.

Suas características fazem com que o CLAnF  seja lançado do navio, quando este ainda se encontra no mar, e navegue até a praia. A partir da areia, suas esteiras, conhecidas como lagartas, passam a ser empregadas no deslocamento em terra.

O NDCC Mattoso Maia, por sua vez, possui características específicas para esse tipo de operação, pois além de permitir o desembarque dos veículos anfíbios pela sua popa, tem a capacidade de abicar na praia, disparando uma rampa pela qual podem ser lançadas outras viaturas de combate e tropas.

Os militares nele embarcados realizarão, durante a travessia, adestramentos fundamentais ao preparo da tropa para o combate, até o momento de seu efetivo emprego no exercício.

FONTE e FOTOS: MB

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments