Chegou ao Arquipélago de Fernando de Noronha, na manhã desta quarta-feira (21), o Navio de Desembarque de Carros de Combate Alte Saboia (G25).

O desembarque do primeiro grupo de militares começou a ser realizado por volta das 12h e, já em terra, iniciaram o reconhecimento da área dando início ao desembarque administrativo do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais que ocupará e proverá a defesa do Arquipélago.

Momentos antes do desembarque, os militares se concentraram no convés do navio, onde cerca de 150 Fuzileiros receberam orientações do Comandante da Força-Tarefa Norte, Contra-Almirante Edlander Santos (ComDiv1).

Para o CA Edlander, no contexto da Operação, a ilha se coloca como um ponto estratégico da mais alta relevância e ainda falou sobre o ineditismo da operação e sobre sua preocupação com a questão ambiental: “Pela primeira vez estaremos ocupando com elemento anfíbio o território da ilha e isso nos traz uma preocupação pela sensibilidade da questão ecológica da Ilha. Isso gera uma grande necessidade de estarmos atentos a todas as normas referentes ao meio ambiente” – afirmou.

Após o desembarque da primeira parcela do pessoal, três viaturas foram transportadas para a ilha por meio de Vertrep (Vertical Replenishment), pela aeronave UH-14 Super Puma do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2).

Nessa atividade, as cargas são retiradas do navio por meio do gancho (Cargo Hook) localizado na parte inferior da aeronave.

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments