Catapulta eletromagnética para os porta-aviões da Royal Navy
O Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD) está investindo no desenvolvimento de um sistema de catapulta eletromagnética para os navios-aeródromo da classe “Queen Elizabeth”, para o caso da compra do caça F-35B (versão STOVL) ser cancelada.
A empresa especialista em conversão de energia Converteam do Reino Unido anunciou em 20 de julho que me 2009 recebeu um contrato de US$ 1 milhão para continuar com o projeto, desenvolvimento e demonstração de um sistema elétrico de alta energia para a sua EMCAT (electro-magnetic catapult) e o trabalho está quase pronto.
O diretor naval na Converteam UK, Mark Dannatt, disse ao Jane’s em 22 de julho, que um pequeno sistema em escala da EMCAT foi completado em 2007 para provar o funcionamento do motor linear, armazenadores de energia e sistemas de controle. Desde então, testes extensivos têm sido feitos com sucesso, bem como o trabalho adicional da requisição do MoD para ampliar o modelo em escala ao tamanho do sistema a ser usado na catapulta dos novos navios-aeródromo britânicos.
“A EMCAT é projetada para caber no espaço disponível para a catapulta no navio-aeródromo. A intenção de construir e projetar uma pequena catapulta eletromagnética e desenvolver a tecnologia para ampliá-la é um exercício de diminuir o risco no caso do MoD não comprar a aeronave STOVL ou considerar a necessidade de lançar outras aeronaves do navio. A opção então existe para colocar a catapulta e operar aeronaves convencionais”, disse Dannat.”
FONTE: Jane’s
NOTA DO EDITOR: O modelo em miniatura da catapulta eletromagnética pode ser visto aqui. Será que algum empresa brasileira teria o know-how em conversão de energia e o interesse de desenvolver um equipamento semelhante para os futuros navios-aeródromo brasileiros?
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