O navio de assalto anfíbio HMS Ocean da Marinha Real Britânica, que está realizando uma comissão de cinco meses no Atlântico e no Caribe, deverá visitar as águas brasileiras em setembro próximo, quando realizará exercícios com unidades de superfície da Marinha do Brasil e com o Corpo de Fuzileiros Navais.

Segundo fontes em Londres, o navio provavelmente será acompanhado de uma fragata britânica e fará escala no Rio de Janeiro.

A escala do navio coincidirá com a visita ao Brasil de uma delegação oficial do Reino Unido, encabeçada pelo Ministro da Defesa e integrada por representantes da indústria de defesa do país europeu, que oferecerá vários equipamentos militares.

Circulam rumores de que o navio poderá ser oferecido ao Brasil, pois estará disponível em alguns anos.

O HMS Ocean desloca 20.000 toneladas carregado, pode levar até 12 helicópteros do porte do Sea King mais 6 Lynx. A tripulação é de 285 pessoas e 700 fuzileiros podem ser trabnsportados.

Subscribe
Notify of
guest

69 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa

Contraria a lógica com o prosseguimento da modernização das aeronaves A4…

Estivesse a MB interssada em adquirir aeronaves VSTOL tudo bem… Serviria com navio multi-propósito. Mas adquirí-lo apenas como nave mãe dos fuzileiros… Não temos recursos para tanto…

Galileu

Já disse que não sou a favor de comprar sucata, se está sendo descomissionado é porque “já era”.

Mas essa classe de navios é que a Marinha precisa e não o Nae caixão. Resta saber se a Marinha pensa nisso…

Almeida

Acho dificil, é bem novo e nao existe previsao de substituto pra ele na RN.

E, na minha opiniao, acho q a MB sairia melhor de Mistral ou Dokdo.

Thiago

Opa !! será que tem alguns harrier nesse pacote ??

MVMB

Apesar de estar longe do ideal, seria um primeiro passo para uma marinha mais comdizente com o Brasil e, quem sabe dá para aposentar o OPALÃO

Leandro Requena

Esse navio está longe de ser “sucata”.

Procurei na internet e encontrei informações de que ele foi contruido no começo da década de 90 e comissionado em setembro de 1998. Ou seja é um navio com menos de 20 anos de uso.

Pode ser que “já era” para a Royal Navy. Mas pra MB cairia como uma luva.

Paulo

Que tipo de veículo pode passar por aquela rampa trazeira?

Galileu

lol leandro…
Na decada de 90, eu achei que tivesse capenga já, não sabia da data.

Mas se tá novo porque a Royal navy vai se desfazer?? talvez seja especulação ou a Royal já disse que vai……sei lá, só isso de idade

Calheiros

É gente com o corte de U$ 10. milhões, talves não seja dificil que a RN queira se desfazer deste; Portanto não duvide nada que a gloriosa venha adquiri-lo de uma maneira bem favoravel.

Renato

Os britânicos estão fazendo cortes e vender é uma boa forma de fazer isso.

Andre

se temos o A-4 é óbvio que não usaríamos como Porta-Aviões para a MB, mas para os FN cairia como uma luva, se os mesmos pudessem também ser uma força independente, com seus helicópteros… aí sim justificaria…

JOSEF SIMAS Jr.

Dependendo do preco pode ser uma belissima aquisicao para o CFN, como porta helicopteros, para a MB em geral e para o Brasil.

E’ um navio para varios outros propositos podendo atender desastres naturais, apoio medico e social, etc

Definitivamente, faria sentido.

Tito

Será que viria com aquele bichinho que aparece na proa?

Marcelo Brandão

A MB não gastou o que gastou com a revitalização do A-12 mais a aquisição dos SeaHawk e do Tracker e Trader, além da modernização dos A-4 para desativar em curto espaço de tempo… O Opalão vai até pelo menos 2020. Agora o HMS Ocean desloca 20.000 toneladas carregado, pode levar até 12 helicópteros do porte do Sea King mais 6 Lynx (No nosso caso 12 EC725 mais seis UH-1 Esquilo) e mais 700 fuzileiros podem ser transportados, além de equipamentos e veículos blindados… com essa capacidade poderiamos trocar dois por um… aposentando o NDD Ceará e o Rio de… Read more »

Darkman

O plano da MB não é de navios novos ???
Além disso esse navios tem pouco tempo de uso, não sei se o Reino Unido relamente estaria disposto a vender esse navio.
Não seria ruim que ele viesse com tudo que está na foto.

Abs.

arlei

daria para comparar esse návio com o NAel ‘Minas Gerais’?

Vader

A MB precisa é de submarinos para “negar o uso do mar ao inimigo” e, até que os tenha, nada mais!

Mas faz muito mais sentido ter um desses, desde que recheado de bons helicópteros, nas mãos do CFN, do que a nossa gloriosa “Nau-Capitânea-Fumacinha” e seus dois A-4 Skyhawk.

Sds.

Eduardo

E não solta fumaça.

Ricardo

Por mim seria ótimo.. nossa capacidade de projetar poder aumentaria e muito! claro que precisariamos de helicópteros adequados a projetar poder tbm…

alguem sabe dizer se o Mi-35 poderia ser operado por este navio? estou levando em consideração o desembarque de uma tropa de assalto.. Helis de ataque dando cobertura,helis de transporte, veiculos blindados e lanchas desembarcando na praia.. seria melhor do que nosso atual navio de desembarque uhaUHAHU
aquela foto da operação Atlântico II é imperdoável.. soldados descendo pela rampa -.-

Alfredo.Araujo

“Tito disse:
3 de agosto de 2010 às 20:50

Será que viria com aquele bichinho que aparece na proa?”

Tmb me perguntei isso…

Julio Filho

Certo quanto 1+1=2 que o Brasil não vai comprar, Eles vão dar viagem atoa duvido que o Brasil compre algo.
Eu sempre espero isso do Governo, só olha as vitrines

Dunga

Este navio não se enquadra em nenhuma situação que a MB precisa:

1- Não é um navio anfibio, não tem doca para EDCG, Clanfs

2 – Não é um navio de apoio logistico, não tem dispositivo p/ abastecimento em rota

3 -Não é um navio porta avioes naõ tem catapulta e não tem cabo de parada

4 – Não e um navio apropriado para o uso de hel de transporte que tem hoje na MB ( no Brasil não temos helicopteros de grande porte) não justificaria o uso de um navio asim…

Enfim é uma porcaria muito cara… rsssss

GUPPY

Se houver viabilidade financeira devemos comprá-lo sim. Sua utilização, logo equacionaremos. Agora, pela idade, está muito bom e, caso percamos a oportunidade, ele poderá ser comissionado na Armada do Chile, Argentina, Peru,…

Abraços

Alex

Na Argentina amigo???? Complicado, acho que cairia bem este navio no brasil, algumas modificações e adptações em situações de desastres naturais, missões de paz ou urgentes como do haiti recentemente…

Até pra fazer um estudo e testes de viabilidade não deve ser muito caro este navio.

Temos que nos equipar urgentemente e a marinha é prioridade pq será ela que fará a projeção do Brasil ,aviões tem suas limitações e custos.

Marco Antonio Lins

Srs
Eu entendo que vc tem grande conhecimento nessa area.Mas esse navio pode receber uma certa modernização, e o preço for acessivel,
poderiamos adquirir, para deslocamento de nossos helicopteros.
Ate mesmo em catastrofe naturais,assistencia médica etc.Em quanto
aguardava-mos a compra do tipo Mistral. Eu acho que nos temos uma necessidade grande. Vejam na fotografia a sua defesa anti-aerea tem no seu conves um canhão modernissimo.

LM

Prezados,

Até a presente data o navio não foi oferecido. Especula-se que os ingleses irão oferecer um de seus novos navios-aeródromo da classe “Queen Elizabeth”, mas por enquanto é só especulação.

O problema dos CVF’s é o preço, cerca de US$ 5,5 bilhões só pelo navio. Junte-se a essa conta o que será gasto com novas aeronaves.

Sabre

Esse navio cabe como uma luva nessa cituação: Três países estão hoje na lista de preferências de autoridades responsáveis por subsidiar a escolha, que cabe ao presidente e requer aval do Congresso. Sudão, Líbano e Chipre são consideradas missões capazes de oferecer menos riscos e ganho político real ao país. Além de transportar as tropas poderia servir de comando temporário

Sabre

Nas missões de Paz da ONU das quais o Brasil faz ou fará parte, não imagino o Brasil levando seus soldados no S.Paulo,do mais o Ceará e o R.de Janeiro, já merecem aposentadoria!

Ademar

Ricardo .

Você queria que os soldados descessem por onde ?

Voando ?

Comentário de bizonho !

RtadeuR

Esse navio cheio de MI 35 daria alma nova aos Fuzileiros Navais.

Edcreek

Olá,

Seria um aquisição e tanto, e de muita utilidade:

Atualmente o navio poderia estar na costa do Haiti com nossos helicopteros baseando a força Brasileira no local, sendo escoltado por uma Fragata Niteroi e ou uma Corveta Inhauma e mais um navio tanque, seria uma Flotilha digna de um aspirante a player global.

A aquisição dele seria muito bem vinda, ele está longe de ser sucata, sonhar não custa nada, pelo menos por equanto….

Abraços,

Vader

Ricardo disse:
3 de agosto de 2010 às 22:38

“aquela foto da operação Atlântico II é imperdoável.. soldados descendo pela rampa”

Ricardo, não entendo nada de cabeça de ponte, talvez você pudesse me ensinar: como exatamente você gostaria que os fuzileiros navais descessem? E qual o problema de descer pela rampa, se o navio estiver abicado?

Sds.

MVMB

concordo com o Marcelo Brandão, poderiamos afundar os NDD´s e ficar com esse. Quetiono o seguinte: mais um navio de apoio. E os escoltas (navios de guerra)? os ultimos fazem 15 anos….. noves fora o sucatemanto.

marujo

Esta mesma notícia foi postada no site chileno Enfoque Estratégico há uma semana. Pergunto-me e também aos companheiros do blog: O que seria mais útil à MB, o Ocean ou as duas unidades do Foudre ou do San Giorgio, que estão definitivamente à venda.

Edu Nicácio

US$ 5,5 bilhões por um Queen Elizabeth??? Caracas… Estão mais caros que os Nimitz…

Seria a escala? Se fossem cinco ou seis encomendas (Reino Unido, Brasil e França, por exemplo) teria como esse valor baixar???

Andre

$5,5 bilhoes só se for o projeto + a 1ª unidade, pq se for esse o preço total, mas valia eles chorarem pro Tio Sam vender um Nimitz pra eles… Agora, se o projeto fosse alterado para ser exclusivamente CATOBAR, acredito que seria ótimo para Brasil e França…

Fernando Sinzato

“Andre disse: 4 de agosto de 2010 às 11:37 $5,5 bilhoes só se for o projeto + a 1ª unidade, pq se for esse o preço total, mas valia eles chorarem pro Tio Sam vender um Nimitz pra eles… Agora, se o projeto fosse alterado para ser exclusivamente CATOBAR, acredito que seria ótimo para Brasil e França…” Em minha opinião, Se houve-se um acordo entre a França, Brasil e outro parceiro como a Índia para a construção de mais unidades e o compromisso da França de se vender o Rafale M (a Índia para o complemento do Tejas Naval e… Read more »

Ricardo

Ademar e Vader,

O que é que para conquistar a praia.. no primeiro momento o navio é inadequado! soldados descendo pela rampa são alvos fáceis de +!
se a praia já estiver segura ok..
pelo menos eu não vi fotos de algum outro meio empregado para o desembarque!
enfim… talvez eu tenha me explicado mal..

Marcelo Brandão

Bom, com certeza não temos recursos sobrando, então acho que essa compra poderia ser importante, na condição que coloquei, aposentando os NDD Ceará e Rio de Janeiro e ficando com o Matosão, o Garcia e o Sabóia junto com esse grandão… Acho que não teremos dinheiro para comprar tudo novo, igual muitos aqui pregam, vai ser dificil compra dois NAES novos, dois navios tanque, dois classe Mistral, oito escoltas… fora o grupo aéreo, e outros equipamentos… as compras de oportunidade podem ser úteis para atingirmos o nosso objetivo de termos uma MB capaz, e com racionalidade nos gastos… Lembram do… Read more »

Dalton

Edú…

o ultimo Nimitz saiu pela “bagatela” de 6,2 bilhões de dolares, já o novo Gerald Ford deverá custar cerca de 14 bilhões, incluindo o desenvolvimento, pesquisa, etc.

O segundo da classe deverá ficar por algo em torno de 9 bilhões.

abs

LM

Prezados, O HMS Ocean não seria um substituto natural, nem para os NDD’s “Rio de Janeiro” e “Ceará”, nem para o NAe São Paulo. Caso o “Ocean” seja oferecido, e caso ele seja adquirido (deixar claro que não existe proposta até o momento), ele desempenharia uma função diferente, e ainda não utilizada pela MB. Esse meio realiza o desembarque de 3 formas: A primeira, é através de suas aeronaves de asas rotativas (ele não utiliza aeronaves de asa fixa); a segunda é através das 4 “lanchas de desembarque” localizadas, duas à boreste e duas à bombordo; a terceira, somente com… Read more »

Wilson Figueiredo

Ricardo…quando a infantaria desce pela rampa de um navio desse porte é porque, com certeza, a parte “pepino” da operação já foi feita. Aviões (se tivéssemos) e navios já deveriam ter bombardeado a práia e sua extensão para a terra. Até mesmo antes deste bobardeio, grupos especiais, com aquela “pinta” dos caras que descem a rampa, já deveriam ter feito uns estragos em terra na calada da noite, podendo até desembarcar de submarinos ao largo (dependendo da profundidade). Carros Amfíbios e lanchas também já deveriam ter “despejado” o grosso da infantaria na práia. Aliás, nas fotos, aparecem os Clanf’s manobrando… Read more »

Samuel

O melhor maneira do Brasil comprar um porta-aviões seria a participação do projeto frances de NAe “PA2”. Depois de feito, poderiamos encomendar algumas unidades (2~3).

Esdras

Sou totalmente a favor, principalemente para colocar vários helicopteros (precisaria comprar mais) e pelo menos uns pouco Sea Harrier.

SABRE

A pergunta é a Marinha terá oficiais e especialistas para comissionar o NAE S.Paulo e o Ocean ao mesmo tempo? Aqui no meu estado o Estado alugou 450 viaturas para a PM, e para dirigir viatura precisa de especialidade, e 3 motorista por viatura (combrir 24h),só que o estado não tem essa quantidade de motorista na capital,nem as viaturas foram alugadas conforme a necessidade de cada distrito policial (Só alugaram Pálio), o ministério público ta em cima (caixa 2 de campanha politica)

Santos

Ricardo: Essas imagens é para refrescar sua memória.
http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/07/CLAnF_01.jpg
http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/07/CLAnF_02.jpg
Te apresento os CLAnFs da marinha do Brasil, SAFO!

Darkman

Onde fica os Mistral nisso !!!!
Acho que mesmo que seja oferecido não vão adquirir.
Está em vista os Mistral da França.
Mas não é uma má ideia esse Ocean.

Abs.

Caipira

A pergunta é a Marinha terá oficiais e especialistas para comissionar o NAE S.Paulo e o Ocean ao mesmo tempo?

Achei interessante essa pergunta so SABRE…alguém saberia responder?

Fernando Sinzato

“SABRE disse:
4 de agosto de 2010 às 16:38”

Acredito eu que maior problema de nossas Forças Armadas não é o contingente de homens ou treinamento (perfeitamente adequado e com excelência em várias áreas) e sim, a falta de meios adequados para as necessidades atuais e principalmente futuras nas tarefas ao qual foram delegadas pelo Estado Brasileiro.

Abraços.

airacobra

caipira e sabre, a MB tem muitos militares servindo em terra (sobrando) enquanto os navios estão sempre em deficit de pessoal, mas no caso da compra de um navio desse porte haveriam duas possibilidades, ou se formava a tripulação com efetivo de terra ou com parcelas de cada um dos navios, vamos usar como exemplo o comparativo das tripulações dos navios HMS Ocean: tripulação – 285 e tropa – 700 NDD Ceará: tripulação – 405 e tropa – 341 somente com a baixa de um dos nossos NDDs com a tripulação dele daria pra guarnecer um classe ocean e ainda… Read more »