Vale põe em operação os rebocadores ‘Brucutu’ e ‘Itabira’

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A Vale realizou ontem (4) a cerimônia de batismo dos rebocadores “Brucutu” e “Itabira”, duas das 51 embarcações encomendadas pela empresa a estaleiros brasileiros, para garantir segurança e competitividade na ampliação de suas operações portuárias e marítimas. Construídos no Estaleiro Detroit, em Santa Catarina, os rebocadores receberam investimentos de cerca de R$ 24 milhões.

Os rebocadores “Brucutu” e “Itabira” incorporados à frota de apoio às operações do porto de Tubarão e estão entre as embarcações mais modernas e eficientes que operam nos portos brasileiros. Com 55 toneladas de tração estática, irão aumentar a produtividade do porto, além de proporcionar mais segurança às manobras de atracação e desatracação dos maiores navios graneleiros que operam hoje no mundo.

As encomendas da Vale a estaleiros nacionais totalizam investimentos de R$ 403,9 milhões e contribuem para o aquecimento da indústria naval brasileira, com a geração de 2.465 empregos diretos e indiretos. Além do “Brucutu”, do “Itabira” e do “Sossego” (este último entregue ano passado), estão sendo construídos outros 12 rebocadores, dois comboios fluviais – formados por 32 barcaças e dois empurradores – e dois catamarãs para transporte de passageiros, totalizando 51 embarcações.

Os rebocadores irão operar no Complexo de Tubarão (ES), no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA), no Terminal da Ilha Guaíba -TIG (RJ), no porto de Vila do Conde e em Porto Trombetas (PA). Os catamarãs, por sua vez, farão o transporte de empregados da Vale que trabalham no Terminal da Ilha Guaíba (TIG). Já os comboios fluviais atenderão à Mina de Urucum, em Corumbá (MS).

Além destas embarcações, a Log-In Logística Intermodal, empresa coligada da Vale, está construindo sete novos navios, sendo cinco porta-contêineres e dois navios para transporte de bauxita. As encomendas foram feitas ao Estaleiro Ilha S/A – EISA, localizado na Ilha do Governador (RJ) e somam R$ 700 milhões.

Dos 15 novos rebocadores, 11 estão sendo construídos no estaleiro Detroit, em Itajaí (SC), e os outros quatro, no estaleiro Santa Cruz, em Aracaju (SE). Quando estiverem prontos, a Vale passará a contar com 29 rebocadores. Somente com a construção dessas embarcações serão gerados 1,53 mil novos empregos, entre diretos e indiretos.
Os dois comboios estão sendo construídos no estaleiro Rio-Maguari (PA) e os dois catamarãs estão em construção no estaleiro Arpoador, em Angra dos Reis. As encomendas deverão ser entregues em 2010 e 2011. A construção dos comboios e catamarãs vai gerar 695 empregos diretos e outros 140 empregos indiretos.

Características dos rebocadores “Brucutu” e “Itabira”:
Boca Máxima (largura): 10,25 metros
Pontal moldado (distância da linha de base ao convés): 4,31 metros
Comprimento: 24,40 metros
Calado máximo: 2,90 metros
Tração estática: 55 Toneladas
Estaleiro: Detroit Brasil LTDA. Itajaí – Santa Catarina
Sociedade Classificadora: RBNA

FONTE: Portos e Navios

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Paulo

Os comboios são a forma mais econômica de se transportar mercadorias. Deveria haver uma política de Estado para abrir novas hidrovias, inclusive com a construção de eclusas e dando incentivos fiscais a empresas que se disponham a operar tal modalidade de transporte.