Especial 94 anos da Aviação Naval: Esquadrão HU-1 (Esquadrão Águia)

12

O 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1), é primeira unidade aérea operativa da MB e foi criado em 1961 e desde a sua ativação, vem participando de quase todas as operações aeronavais.

Dispõe de helicópteros Helibrás Esquilo monomotor (UH-12) e Esquilo biturbina (UH-13) para emprego em missões de ligação e observação; esclarecimento ; lançamento de pára-quedistas e de mergulhadores de combate; transporte de tropa; serviços hidrográficos; guarda de aeronaves no NAe São Paulo (Pedro); busca e salvamento (SAR); apoio humanitário; apoio às atividades na Antártica e muitas outras, razão pela qual lhe foi conferido o título de: “O FAZ TUDO” ou “TUDÃO”.

Seu atual Comandante é o CF Alberto Barbosa Nascimento.

” IN OMNIA PARATUS”

(Pronto para Tudo)

FOTOS: Guilherme Wiltgen/Poder Naval

NOTA do EDITOR: Iniciamos hoje uma série de matérias, alusivas aos 94 anos da Aviação Naval Brasileira, que irão ao ar todos os dias durante esta semana iniciando com o Esquadrão HU-1, mais antiga das unidades aéreas da Marinha do Brasil.

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

Mereciam uma aeronave mais capaz, mas como por aqui somente podem essas tranqueiras francesas…

Luiz Claudio

Desculpem eu não entendi o titulo 94 anos? O Sikorsky VS-300 é de 1939, antes disso a MB operou asa fixa?

Danilo

Bravo Zulu

1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral – HU-1

Como sempre a marinha faz o melhor que pode com o que tem, o orgulho do mar também nos enche de orgulho no ar !

ps: mas que estes bravos homens merecem pilotar algo melhor a eles merecem sim, SeaHawk, Sea Stalion, Sea Knight e etc… Né Jobim ?

Wiltgen

Luiz Claudio,

A Aviação Naval foi criada em 23 de agosto de 1916, quando foram adquiridos os hidroplanos Curtiss F 1916.

Abraços,

Galileu

Ainda de Esquilo ¬¬
Quando chegam os Merlim?? brincadeira, os SeaHawk tá legal!

Mauricio R.

Pelo menos o Seahawk é um helo naval de mto bom desempenho.
Já a tranqueira francesa, nem a própria Aeronavale usa, compraram NH-90 aos montes.

Wiltgen

Galileu,

Os MH-16 Seahawk se destinam ao HS-1, o HU-1 continuará utilizando os Esquilos.

Abraços,

Mauricio R.

Voltemos então a sonhar c/ Merlins no HU-1…
Quem me acordar, passo pela quilha do Opalão.

paulomaffi

Desculpem pelo offtopic, mas não posso deixar de falar da bela silhueta das vosper mk .10, no caso, a nossa madrinha niteroi. Pena que faltaram uns silos verticais para dar mais imponência a classe.

flying fish

Prezados,

Temos que saber que a missão de um determinado Esquadrão determina qual a ANV ele irá voar. Não adianta sonharmos com Merlins, Sea ou Black Hawks, etc. quando a missão do Esquadrão é poder estar fazendo uma escolta armada a um movimento helitransportado, pousar numa Fragata Classe Niterói ou num navio hidrográfico de pequeno porte. E mesmo que os Esquilos não sejam ANV de ponta, se mostraram efetivos nestes vários anos em que mobiliaram o Esquadrão HU-1.

Grande abraço a todos

Pedro A

Mauricio R para sua melhor informação e conhecimento profissional a US Navy utiliza o Bell Jet ranger para formar os seus pilotos de He Nenhuma Marinha profissional vai utilizar um NH 90 para formar seus pilotos A Marinha francesa utiliza o esquilo .e a Marinha Inglesa o EC 120 Qto ao seu comentario eivado de radicalismo sobre aeronaves francesas lembro que o He 7050 Esquilo completou 30 anos de excelentes serviços ano passado sendo noticia deste blog naval tranqueiro ……..??? Os esquilos tem uma historia de trinta anos de sucesso na Antartica , Amazonia , Pantanal operações Ninfa , DHN… Read more »

Mateus Lobo

Linda foto da F40!