Especial 94 anos da Aviação Naval: Esquadrão HU-1 (Esquadrão Águia)
O 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1), é primeira unidade aérea operativa da MB e foi criado em 1961 e desde a sua ativação, vem participando de quase todas as operações aeronavais.
Dispõe de helicópteros Helibrás Esquilo monomotor (UH-12) e Esquilo biturbina (UH-13) para emprego em missões de ligação e observação; esclarecimento ; lançamento de pára-quedistas e de mergulhadores de combate; transporte de tropa; serviços hidrográficos; guarda de aeronaves no NAe São Paulo (Pedro); busca e salvamento (SAR); apoio humanitário; apoio às atividades na Antártica e muitas outras, razão pela qual lhe foi conferido o título de: “O FAZ TUDO” ou “TUDÃO”.
Seu atual Comandante é o CF Alberto Barbosa Nascimento.
” IN OMNIA PARATUS”
(Pronto para Tudo)
FOTOS: Guilherme Wiltgen/Poder Naval
NOTA do EDITOR: Iniciamos hoje uma série de matérias, alusivas aos 94 anos da Aviação Naval Brasileira, que irão ao ar todos os dias durante esta semana iniciando com o Esquadrão HU-1, mais antiga das unidades aéreas da Marinha do Brasil.
Mereciam uma aeronave mais capaz, mas como por aqui somente podem essas tranqueiras francesas…
Desculpem eu não entendi o titulo 94 anos? O Sikorsky VS-300 é de 1939, antes disso a MB operou asa fixa?
Bravo Zulu
1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral – HU-1
Como sempre a marinha faz o melhor que pode com o que tem, o orgulho do mar também nos enche de orgulho no ar !
ps: mas que estes bravos homens merecem pilotar algo melhor a eles merecem sim, SeaHawk, Sea Stalion, Sea Knight e etc… Né Jobim ?
Luiz Claudio,
A Aviação Naval foi criada em 23 de agosto de 1916, quando foram adquiridos os hidroplanos Curtiss F 1916.
Abraços,
Ainda de Esquilo ¬¬
Quando chegam os Merlim?? brincadeira, os SeaHawk tá legal!
Pelo menos o Seahawk é um helo naval de mto bom desempenho.
Já a tranqueira francesa, nem a própria Aeronavale usa, compraram NH-90 aos montes.
Galileu,
Os MH-16 Seahawk se destinam ao HS-1, o HU-1 continuará utilizando os Esquilos.
Abraços,
Voltemos então a sonhar c/ Merlins no HU-1…
Quem me acordar, passo pela quilha do Opalão.
Desculpem pelo offtopic, mas não posso deixar de falar da bela silhueta das vosper mk .10, no caso, a nossa madrinha niteroi. Pena que faltaram uns silos verticais para dar mais imponência a classe.
Prezados,
Temos que saber que a missão de um determinado Esquadrão determina qual a ANV ele irá voar. Não adianta sonharmos com Merlins, Sea ou Black Hawks, etc. quando a missão do Esquadrão é poder estar fazendo uma escolta armada a um movimento helitransportado, pousar numa Fragata Classe Niterói ou num navio hidrográfico de pequeno porte. E mesmo que os Esquilos não sejam ANV de ponta, se mostraram efetivos nestes vários anos em que mobiliaram o Esquadrão HU-1.
Grande abraço a todos
Mauricio R para sua melhor informação e conhecimento profissional a US Navy utiliza o Bell Jet ranger para formar os seus pilotos de He Nenhuma Marinha profissional vai utilizar um NH 90 para formar seus pilotos A Marinha francesa utiliza o esquilo .e a Marinha Inglesa o EC 120 Qto ao seu comentario eivado de radicalismo sobre aeronaves francesas lembro que o He 7050 Esquilo completou 30 anos de excelentes serviços ano passado sendo noticia deste blog naval tranqueiro ……..??? Os esquilos tem uma historia de trinta anos de sucesso na Antartica , Amazonia , Pantanal operações Ninfa , DHN… Read more »
Linda foto da F40!