Passagem de cargo do Comandante de Operações Navais
Ontem, 19 de agosto, pela manhã, foi realizada a cerimônia de passagem do cargo de Comandante de Operações Navais / Diretor-Geral de Navegação. O evento aconteceu a bordo do porta-aviões São Paulo e contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, e de diversas autoridades civis e militares. Na ocasião, o Almirante-de-Esquadra Marcus Vinicius Oliveira dos Santos passou o cargo para o Almirante-de-Esquadra Luiz Umberto de Mendonça.
O Poder Naval esteve presente para registrar o evento. Pudemos constatar o excelente estado do navio-aeródromo São Paulo (A-12) e fazer ótimas fotos do navio e equipamentos.
No final da cerimônia, dois jatos AF-1 Skyhawk fizeram duas passagens a baixa altitude, uma paralela ao navio e outra na transversal, com um som estrondoso.
BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores sobre este e outros temas navais no ‘Xat’ do Poder Naval, clicando aqui.
Muito legal, parabens.
Galante,
Parabens pela bela reportagem, agora vê se arruma um câmeraman, porque você estava nervoso, e não parava com a câmera, rsrsrs
Abração.
Desculpem… eu não resisto à piada:
A marinha colocou ontem, TODOS os seus aviões em homenagem ao antigo e ao novo comandante de operações navais.
Os DOIS A-4 Skayhawk operacionais voaram em cerimônia.
=)
Piada de mau-gosto, admito.
E nem é contra o bravo pessoal da marinha… é dirigida aos políticos!
Legal,
Não tinha pensado no uso do convôo do São Paulo como local de eventos para a MB. O espaço é amplo e não está entulhado com aviôes e helicópteros.
Aquela bandeira azul com uma cruz formada por estrelas e mais uma ancora é a bandeira da marinha?
O “inveja saudável” viu.
Você conseguiu algumas imagens da Ponte de Comando?
Michel Lineker disse:
20 de agosto de 2010 às 16:43
Não, é a bandeira de Comando.
Realmente, o som dos motores dos A-4, são músicas para os nossos ouvidos e eu tive o prazer de ver e ouvir esses belos rasantes dos AF-1.
Parabéns ao PODER NAVAL pela exelente cobertura.
Excelente reportagem Poder Naval, assistimos todo o vídeo, é emocionante; tenho certeza que tudo vai melhorar.
Parabéns.
Não tinha noção do tamanho, ele é muito grande, e pelo menos a pintura ta um brinco.
BRAVO ZULU PODER NAVAL
LORD NAUTA
Gostei do vídeo!.
Aparentemente parece que o A-12 tá bem pintado e conservado,só resta saber se na sua suíte eletrônica também está tinindo!!.
Gostei também do som dos motores dos A-4,dá uma certa sensação de poder!
Só faltou a tropa marchar com mais entusiasmo,mostrar a sola do coturno para o inimigo!! rsrs
oi gostei da materia uma beleza mesmo,mas alguem poderia me esclarecer se c/a modernizaçao mudaram as catapultas c/ maior tonelagem p/ avioes mais modernos?mas mesmo assim uma materia que podemos nos deliciar c/ o que vimos e escutamos,PARABENS! GALANTE.
Belas imagens, gostei especialmente da que tem a Bandeira do Brasil.
Muita gente critica o A-12 por ser velho, ultrapassado,etc…
Más depois de tantas reformas, feitas aqui mesmo no Brasil, o A-12 está renovado e já com um diferencial da MB, por fora é aquele mesmo porta-aviões francês, más por dentro já tem uma “alma” brasileira…
parabens naval
Curiosidade.
Alguem sabe me informar se para a colocação de barracas e áreas adptadas da cerimônia foi necessário “furar” a pista de pouso?
Fabio disse:
20 de agosto de 2010 às 16:45
O “inveja saudável” viu.
Você conseguiu algumas imagens da Ponte de Comando?
Se o Ostra ler esse “Ponte de Comando” você vai ficar “ancorado no porto” de castigo rsrsrsrs
Ótima reportagem!
Nossa que pompa hein!
Mas vem ká, eu não resisto mesmo: Não é MUITO almirante pra pouca armada não heim?
alguem sabe me dizer o por que de todas as vezes que vejo fotos do A4 ele esta com aquele tanque externo ?
Entrem no chat do Naval, eu e o Padilha estaremos lá para conversarmos sobre o NAe São Paulo e as novidades que vem por aí:
http://www.naval.com.br/blog/chat-do-poder-naval/
Michel: Este tipo de bandeira simboliza a autoridade que está sendo recebida à bordo do navio , um ferro e três estrelas, por exemplo, significam que um Vice- Almirante está à bordo.Eu não lembro o que a bandeira azul sem estrelas e com um ferro significa. Já a bandeira azul com estrelas brancas formando uma cruz é a chamada Cruzeiro que fica asteada quando o navio está fundeado ou aportado no chamado “Pau do Jack” que é o pequeno mastro que vai na proa do navio , leva este nome em homenagem à Union Jack a famosa bandeira inglesa. Viva… Read more »
MN-QS e Callia muito obrigado pelas informações.
Sds
Como anda a modernização dos A-4? Alguém tem mais informação?
Parece que o A12 ficou novinho em folha heim!!!! Que inveja em hermanos, heheh!!!
Usaram todos os aviões da MB na cermonia.
Agora ….. “som estrondoso””””” isso é bom ou ruim?
MVMB, para quem gosta de aviões, Aviação Naval e torce para que a Marinha melhore, o som dos A-4 é como música nos ouvidos.
Ótima notícia saber que o A-12 está voltando e em ótimo estado de conservação, falta agora nossos bravos falcões. Quanto ao som do A-4 tenho imagem e som gravado da passagem na aqui na Pampulha no ano passado (Domingo aéreo – CIAAR).
Excelente reportagem, servir com o Almirante Mendonça como Cap de Corveta, excelente oficial foi um dos melhores log que passou na Força de CtS, BRAVO ZULU .
Parabéns pela matéria! tá mesmo tinindo o A-12… imagino o que os pilotos do VF-1 devem estar a sentir… aquela contagem pessoal dos meses que faltam para voltarem a ser catapultados do deck do nosso grande São Paulo!
E uma dica, em relação ao vídeo, é sempre renderizar em WMV usando blend ou progressive scan, pra evitar esse interlace… do resto, tá show!
Parabéns ao Naval pela cobertura do evento.
Em breve um post sobre o “novo” A-12 talvez?
(é preciso conhecer o “inimigo” 🙂 )
Muito em breve Vader e com detalhes que muitos nem sonham.
Eu diria que irão conhecer o SP de verdade.
Aguarde!
Excelente reportagem. Concordo com o Defourt, esperando que esses Almirantes,todos eles, em breve, recebam suas armadas e virem seus hélices pelo nosso mar afora. Bom saber que o São Paulo está caminhando para o bom retorno, esperando que sem fumar.
Os A-4 estão soltando fumaça pra cacete. Ninguém reclamou da poluição não? 😕
Galante, o novo comandante é adepto da projeção de poder ou a mentalidade dele é da ala submarinista da MB?
Senhores, fumaça sempre tem e sempre terá. Seja no SP ou nos A4.
Pombas, quando os SU-30 da Venezuela cultuado por muitos aqui e no aéreo como a 8ª maravilha do mundo solta fumaça, ninguém fala nada.
Vamos parar com esse negócio de fumaça, porque isso é para quem não tem nada pra falar.
Desculpem a acidez. OK?
Vamos melhorar?
Sem querer ser chato mas os AF1 também fazem fumaça em? rsss……..
Quem é o barrigudo com bigode emcima do palanque? Aquele ali tem que botar pra dar 10 voltas no convés do A12 todo os dias pra entrar em forma.
VÍTOR: eu ia postar exatamente isso aí, mas fiquei constrangido, já que ninguém havia escrito nada antes; nunca vi tanto oficial barrigudo como na nossa Marinha. Acho que 10 voltas no convés de vôo está de bom tamanho para ele.
O Sao Paulo esta de parabens, os A-4 estao de parabens! Parabens tambem a tripulacao e que aos poucos parece que estamos encaminhando. Mas fica dificil defender um “dog and pony show” desses, com a MB ainda passando tanta dificuldade…Quantas horas sera que os marinheiros ficaram ali no sol em transe olhando pro mar pra Almirante barrigudo ter seu orgulho inflado e massageado?! Sera que suas esposas ficaram contentes e cheias de lagrimas nos olhos com orgulho de seus maridinhos?! Vejam bem, nao e uma critica a MB, pelo contrario, estou orgulhoso dos pracas ali enfrentando e aturando aquilo, estou… Read more »
defourt disse: Mas vem ká, eu não resisto mesmo: Não é MUITO almirante pra pouca armada não heim?
===========================================
Com certeza. A MB tem mais almirante/por integrante que a RN e/ou a USN.
Imagine a mordomia dos comes e bebes…….
Galante,
O blog é otimo, mas musica para os ouvidos de uma aeronave que é OUVIDA ANTES DE SER DETECTADA É UM POUCO DEMAIS…..
Show de bola.
Ah esqueci de comentar alem da critica acima mas achei muito bonito os meios navais e as fotos ficaram otimas. Muito lindo o submarino ali no amanhacer. E o A12 em otimo estado e gigante. E o som dos caças, sempre fenomenal. Eventos como esse tem um lado como o Marine disse mas também creio eu que é uma grande inspiração ver todos os meios assim juntos e em cerimonia.
Marine, falou tudo.
Quanto à cerimônia em si, acho que desfile armado a pé em convés de navio passa uma certa inconsistência de status e deixo o link p/ a definição da expressão usada pelo Marine:
dog-and-pony show. (n.d.) The American Heritage® Dictionary of the English Language, Fourth Edition. (2003). Retrieved August 22 2010 from http://www.thefreedictionary.com/dog-and-pony+show
Quanto ao número de Almirantes (traduzidos pelo Google):
http://bit.ly/aXHflN e http://bit.ly/ctnnhM
Que beleza a festa.
Pena que os poucos navios que compõe a esquadra estejam em petição de miséria.
Me lembrei daquela frase romana o povo quer pão e circo. Parece que a direção da MB também se contenta com isso.
Gostei da vigorosa passagem do elemento de A4, Lógico que temos muito em melhorar , Mas acho que tem gente que não sabe o que fala, ou melhor escreve,
Parabéns pela cobertura do evento, A filmagem começou pelo elevador como se fosse um avião subindo p/ o conves principal pronto para ser catapultado. muito legal
Mikhail, ainda bem que vc me avisou rsrsrs
Mas como eu deveria ter dito?
Sobre os Barrigudos.
Certa vez, conversando com um amigo meu Israelense, que lutou na Guerra do Yonkipur (assim que escreve?), ele me disse que se não fosse “pelos Generais israelenses que ficaram BARRIGUDOS depois de vencer outras guerras”, oa do Yonkipur não teria ocorrido. Ou seja, ficaram “barrigudos” por preguiça e não viram o que estava bem na frente deles.