Acima, o painel frontal do biplace AF-1A da Marinha do Brasil. A foto apresenta com detalhes os principais mostradores do painel. Em alguns anos, depois que os Skyhawk forem modernizados, esta será apenas uma visão do passado. Clique na imagem para ampliar.
Durante uma ação noturna como o piloto se vira no escuro, existe algum recurso de visão noturna ou alguma iluminação especial por exemplo ?
Danilo,
A iluminação dos mostradores no painel é tradicional, como em qualquer outro caça da sua época (F-5 p. ex.)
Esse GPS deve ter sido um improviso do pessoal do esquadrão, o que mostra a exelente criatividade do brasileiro.
Parabéns.
Esse painel é tão 70’s
Creio que é mais anos 50, exceto a gambiarra para instalar o GPS.
A marinha tem que ser tratada com mais carinho. os caras dão no em pingo d’agua literalmente.
Alguem sabe qual radar que sera intalado nos a4 após a modernização? colocar um cokpit digital sem um radar adequado, misseis BVR,e ASM não adianta nada.
joel
Um painel dos anos 50 é diferente. As versões iniciais do A-4 tinham um painel bem antiquado, esse do A-4M/KU são típicos dos anos 70. Lembra muito caças como o F-5.
Desculpem a minha ignorância, mais eu não vi a tela do radar! ou não tem radar!
Guilherme Poggio,
Obrigado pelo esclarecimento, e a cada dia que passo admiro mais estes bravos homens conseguem fazer milagre com o equipamento que possuem, merecem mais atenção e recursos para se adequarem melhor ainda.
Saudações senhores,
GPS improvisado está longe de ser uma invenção nossa. Eu tenho vídeos do F-14 operando no Afeganistão com um aparelho semelhante a esse pendurado no painel. E com certeza qualquer força aérea que opere aeronaves antigas faz coisa semelhante.
@souzat19
Imagino que deva ser a tela vermelha no centro do painel (intem 12). O radar do A-4 só tem função ar-solo.
Não vi os intens 19 e 20.
Bom o item 20 e 17 ainda não encontrei! Aquele HUD é funcional?Afinal o GPS tá bem na frente do HUD, com a chegada das telas digitais vai ser uma maravilha, tem muita coisa para ver nesse painel, meu pai diria que esse painel é um ambiente muito poluido!
Pessoal que não encontrou o informe sobre os itens não sevem para serem pilotos, não visam detalhes e não ligam para informes, ou não acordaram ainda – fato mais plausivel. Brincadeira com os amigos. Mas como é a tecnologia e os avanços que dão. Existem uma pancada de informes que na hora prá pegar não servem para nada e quando não está “na hora” tornam-se inutéis mas ocupam espaços e depois dizem que não se devem gerar doutrinas. Vá conviver com um monte de bagulhos para analisar em um simples vôo, e sem levar em conta a parte da tatica… Read more »
Fico sabendo agora que o A-4Ku tem piloto automático.
F-5E/F não tem
E o Mirage III, alguém sabe se tem ou não?
E obrigado aos editores do blog, eu não estava conseguindo desifrar o que era aquele aparelho cinza logo abaixo do HUD. Agora sei que é o GPS. Mas o do meu celular Xing-Ling é mais moderno, kkkk
SCintra disse:
3 de setembro de 2010 às 8:53
Agora que eu vi a nota no rodapé, rsrs
SCintra,para de sacanear, continuar dizendo que o item 17 e 20 🙂 , eu acho que mulher não conseguiria pilotar esse avião! Carro que tem menos funções no painel até hoje elas não sabem para que serve tudo!Minha namorada só sabe a função do velocimetro e do contador de combustivel,hihihiihihih!
:-(…
Que o A-4M chegue logo…rápido…ultra rápido…mais rápido…
Alguém já tem um layout do novo cockpit dos A-1M ou dos AF-1M?
Challenger disse:
3 de setembro de 2010 às 20:23
Alguém já tem um layout do novo cockpit dos A-1M ou dos AF-1M?
Boa pergunta amigo.
Pensei a mesma coisa. 😀
Obrigado pela Informação Poggio!
Acho bom que pelo menos estejam equipados com GPS, pois aumenta a segurança de vôo.
mas que venham logo a modernização e uma reportaem completa sobre o que foi feito
Ficamos na expectativa.