HMS ‘Ocean’ vai realizar operações com a Marinha do Brasil
O HMS Ocean chega ao Rio de Janeiro amanhã (09.09) para participar de um exercício anfíbio com a Marinha do Brasil.
O Corpo de Fuzileiros Navais participará com o 3 º Batalhão de Infantaria, que vai se juntar ao 539 Assault Squadron dos Royal Marines, para realizar um treinamento anfíbio de três dias, período este onde haverá a troca de experiências em operações recentes.
A Aviação Naval será representada por uma aeronave UH-14 Super Puma, do 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2), que permanecerá embarcada no HMS Ocean e fará o apoio aéreo durante o desembarque.
Enquanto isso, tripulantes do NDD Rio de Janeiro (G-31) também vão embarcar no HMS Ocean para acompanhar os exercícios, colaborando para estreitar os laços de cooperação entre as duas marinhas.
NOTA do EDITOR: O Poder Naval também estará embarcado no HMS Ocean e, em breve, mais uma cobertura especial sobre este exercício.
Será que estão querendo aprender a usar esse tipo de embarcação???
Não engulo oferta de amizade dos majestosos.
São colonizadores por natureza.
Não engulo a parada das Malvinas.
Não confio nesses caras.
E rei meu camarada, é só um: Jesus Cristo.
Té logo.
Seria uma futura compra para MB.
Acertou, mizeravi!
Legal.
Nós participamos do Exercise Joint Warrior e eles operam com a MB aki nos trópicos.
Nações amigas devem treinar juntas mesmo.
Sei não tá mais pra teste de aquisição vaiter até um teste drive e tal !
Saudações,
Excelente notícia.
Queria saber se dos especialistas de plantão: qual a dificuldade de projetar e construir um desses?
Não vejo dificuldades intransponíveis.
ia comentar sobre a possibilidade de aquisição pela MB mas li oslinks pra “recordar” e pensei:
seria ótimo se tivessemos HOJE, pois se a RN vai disponibiliza-lo em alguns anos, é por que vai estar velhinho e precisndo de uma boooa reforma; ai pergunto, vale a pena esperar por “alguns anos”, reforma-lo por inteiro e usar por poucos anos ou comprar um novo (um mistral por exemplo) gastando mais na aquisição mas com maior vida útil ??? eu prefiro a segunda opção…
aliás, ele transporta 12 helis do tipo sea king e mais 6 lynx… não é pouco ?
Eduardo
Não sou especialista e também não vejo dificuldades intransponíveis,mas o mais difícil é convencer uma certa “turminha do bem”, à destinar verbas para construção do tal
Eduardo, Eu tambem não vejo dificuldades instransponiveis neste tipo de empreitada. Mas existem algumas coisas que precisamos considerar quando se opta por projetar e construir. Sobre projetar A Russia recentemente optou por um projeto frances (Classe Mistral) ao inves de um projeto proprio. Vejam que a tecnologia naval russa é muitas vezes superior a brasileira, mas mesmo assim optaram por um projeto estrangeiro. Porque? A questão esta associada primeiro a custos. São milhares de horas homem e ferramentas de engenharia para se projetar um navio deste porte. Não é apenas produzir uma planta. É produzir milhares de desenhos e detalhamento… Read more »
Nossa e o comentario ignorante de alguem la em cima e surpreendente…rsrsrs
Bem, essa operacao e uma que com certeza nao vou perder aqui no blog!
Galante,
Qual o elemento terrestre dos Royal Marines nessa operacao? Vao vir com uma companhia? O CFN utilizara todo o 3rd Batalhao?
Elizabeth,
Perfeita sua analise, assino embaixo!
Semper Fidelis!
Excelente momento para troca de experiências e tentar passar para os que não puderão ter o previlegio de compartilhar o momento real. BRAVO ZULU. O CAYUGA G-28 VOLTARÀ COM TODA FORÇA A VANTE ( ORHINO DA ESQUADRA BRASILEIRA )
ótima notícia e séria uma ótima compra ; é um navio maravilhoso de grande utilidade para a MB se estiver á venda não vamos peder essa opotunidade .pode ser um navio de apoio aos fuzileiros naval no Háiti ou navio Hospital ou mesmo porta ´´HE´´ ( ele não é sucata ).
Seria uma futura compra para MB ? ( 2 )
Por causa de lagosta. vê se pode:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_da_Lagosta
http://www.overmundo.com.br/banco/a-guerra-da-lagosta-e-o-pre-sal-1
bem o exercício é uma boa pra acostumar a nossa marinha a operar com esse tipo de navio, quem sabe no futuro não teremos um porta-helicópteros “Tocantins” por exemplo, gostaram do nome.
abraços
minha mãe estano rio e pedi para ela tirar foto dessa mravilha para mim!!!
obs: tenho 13 anos!!
Tomara que se futuramente esse porta helicoptero for vendido para o Brasil, esteja incluido no pacote pelo menos 12 harrier!!!
Elizabeth e General, grato pela atenção.
Oba vou passar na ponte ou na perimetral amanha para ver
Oportunidades como essas sao sempre bem vindas. Ate para outras nacoes conhecerem o nivel de profissionalismo de nossa força.
do jeito que está ali, com os heli’s no deck… pode deixar lá no AMRJ, do lado do Opalão… lol
ele ficará aberto a visitação?
Fecho com a Elizabeth! 🙂
Seria uma bela aquisição, temos a necessidade de um navio para apoiar a tropa de fuzileiros e é sem dúvida uma boa saída, embora não tenha doca alagável… já haviamos discutido essa aquisição quando o blog anunciou a sua futura desativação na RN… será que é “test drive”???
Um abraço a todos!
Pessoal… gostaria de fotografa-lo (prometo postar as fotos para o blog), mas como tenho certeza da chegada do navio e seu horario de entrada??? Consultei no site do porto do Rio e a sua chegada esta prevista para 13/09… será que essa é a data do retorno do exercício? Não vi de manhã o Navio atracado no Porto… sabem dizer alguma coisa???
Como posso monitorar essas entradas de navios na bahia de guanabará… o pessoal do blog pode me orientar? Grato!
Procure no site do riopilots.
Para o amigo que disse que rei só um, eu pergunto:
“E os 4 do baralho?”
Rindo exacerbadamente
A primeira notícia sobre a vinda do Ocean ao Brasil foi do site chileno Enfoque Estratégico. O site informou que o navio tinha sido oferecido à Marinha do Brasil e que sua presença no país neste mês seria uma oportunidade de conhecê-lo, como ocorreu quando da compra do PA Foch. O comandante LM, no entanto, desmentiu o oferecimento no blog.
O que é sabido é que a MB e o GF tem interesse em ter uma navio deste tipo. Ficou claro na época do terremoto no Haiti este interesse e a falta que um navio dete porte nos fez.
Numa situação como a que a MB se encontra, com a operacionalidade dos NDDs sob questionamento, a saída é uma boa compa de oportunidade. Isso não significa o abandono da construção de uma unidade do tipo de projeto nacional. Mas temos que pensar sempre no que é preciso hoje para exercermos uma real capacidade de dissuação e no que será necessário para fazermos isso amanhã. Se a MB tiver garantia de que o Ocean pode operar ainda por muito tempo, não demorar para ser incorporado e se tiver um preco convidadtivo, não há porque não comprá-lo.
Seria muito bom esse navio para o brasil, tomara que eles vendam para nós.
Precisamos de um anfíbio completo , pois não teremos muitos desses para um país tão continental como o Brasil precisaria ter, e esse não possue dick de alagamento para os clanf`s e as lanchas e não se enganem com aquela rampa traseira , o Navio Matoso Maia(G-28 se não me engano) tem essa rampa e já é muito complicado em mar calmo; imaginem sobre outros mares ex: mar do estado do Maranhão, arquipélago de Abrolhos, etc.
ADSUMUS.
Comentários da Elizabeth são ótimos sem tirar uma linha sequer.
Mas queria saber se esse navio será comprado pelo Brasil ou vamos ter que esperar o Mistral mesmo.
Sds.
ótimo vídeo sobe o Ocean http://www.metacafe.com/watch/115266/royal_navy_hms_ocean/
Perfeito comentario Elizabeth.
Acrescento apenas o seguite: os desenvolvimentos aeronauticos da/para a FAB foram feitos, de maneira geral, por meio do CTA e EMBRAER. A Marinha não tem nada que se assemelhe a isso. EMGEPRON? brincadeira, né?.
Quanto a aquisição, poderia ser interessante. Porém, seria mais um navio a ser escoltado. E quanto aos escoltas? A coisa atualmente anda muito feia.
abs a todos!
Gente,
Este navio nao esta a venda.
E’ bastante novo, foi comissionado em 1998, tem portanto 12 anos. E e’ considerado peca fundamental da Royal Navy.
Gente,
Este navio nao esta a venda.
E’ bastante novo, foi comissionado em 1998, tem portanto 12 anos. E e’ considerado peca fundamental da Royal Navy.
souzat19,video legal,dá para ver um caminhão saido por uma rampado navio ainda em alto mar, e passando para outra embarcação,então creio que os tanques anfibios não teriam dificuldades de sair!
Para Sabre:
Conheço vários operadores de Clanf`s que discordariam de você,pois imagine a cena:
Imagine uma coluna de Clanf`s flutuando em mar agitado pegando ondas de bombordo(esquerda) e boreste(direita), alem de elevação das ondas tentando alinhar com essa rampa; correndo o risco ainda da onda abaixar e o Clanf parar embaixo da rampa sob pena de até afundar………..
OBS: Os operadores de Clanf sem sombra de dúvidas são os melhores operadores de blindados do país!!!
Não é facil camarada, confie em mim.
Abraço.
Se ele não tem doca alagada não é a melhor opção.
Seria impossível realizar uma operação realmente anfíbia sem a “desova” dos clanf’s. Bom apenas para tampar o buraco da falta de um navio apoio para os fuzileiros, mas como alguém já disse este seria mais um a necessitar de escolta, que não possuimos.
Perfeito Dra. Não se estabelece uma indústria naval sem o estabelecimento de uma cultura naval forte… Por ironia, são os pés no chão (deck). Começa-se pelo básico (por ex. civil: construção amadora e desporto e os navios patrulhas no militar, como bem mencionado) para a formação de mão de obra qualificada. Se mirar apenas no horizonte da END e tirar os pés do deck, corre-se o risco de se afogar. Já olhamos e acertamos a proa para o horizonte, agora pés no chão para a execução. O elemento humano sempre foi a parte mais crítica do funcionamento de qualquer indústria,… Read more »
Como sempre a Elizabeth perfeita em suas análises…
E concordo com o JOSEF SIMAS Jr.
Eu não creio que a Royal Navy tenha colocado ele a venda.
Tomara que seja verdade, mas acho difícil…
Senhores : Desculpem o puxaçaquismo, mas quando entro pra dar umas voltinhas neste blog, vejo que não é tempo perdido sito;Quem lembra de quando esta senhora ou senhorita Elizabeth entrou pra nos visatar pela primeira vez, foi um oba oba contudo com muito respeito e eu fui um dos que desejei uma boa visita,agora vendo uma aula em comentário me emplogo com tal sapiensia, parabens menina quem dera houvesse mais Elizabeth´s visitando-nos e exortando tal conhecimento.Aos camaradas num carecem ficar de siumera rssss.
VEJAMOS: PODE SER QUE ELE ESTEJA PARA VENDER, CONTUDO O PROJETO MISTRAL DOS FRANCESES É BOM. O BRASIL PRECISA DE PARCERIAS E SERIA ÓTIMO MANTER COM OS FRANCESES E RUSSOS AO MESMO TEMPO.
ABULDOG74 ,vc tem razão, só fiz o comentério por que alguém no Forte disse que nos testes do Urutu ele saia do navio “mergulhava” no Mar e voltava a tona e navegava mostrando assim suas caracteristicas anfibias, imaginei o mesmo acontecendo nessa rampa do Ocean,hiiihhiihihhihi, viagem na maionese minha!Abraços
Vou fazer uma pergunta de jegue de quem não entende pn de navios..
Eu vejo o pessoal falando do Mistral isto, o Mistral aquilo…
Porém Deus sabe lá quand vai chegar e se vai chegar mesmo.
Até lá não valeria a aquisição de um navio destes mais simples ?
alguem sabe a data que o ocen vai encostar no porto do rio ?
Welington, aportou hoje.
Rodrigo, o Mistral chegar onde? O Brasil não comprou nenhum, só a Rússia que comprou, se não me engano, 4, sendo 2 prontos e 2 à serem fabricados na Rússia.
Se for pra comprar, tbem prefiro o Mistral, ou ainda o Cavour.
Esta é uma das poucas vezes que concordo com você, Rodrigo. Seu último comentário.