João Gonçalves, correspondente em Portugal

O navio de assalto anfíbio da marinha italiana “SAN GIUSTO”, escalou o porto de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos Açores, entre os dias 6 e 9 de Setembro.
Entregue em 1994 à marinha italiana pelos estaleiros Fincantieri de Riva Trigoso, o “SAN GIUSTO” é o mais moderno dos três navios anfíbios da classe “SAN GIORGIO”, estando normalmente atribuído a missões de navio escola da Academia Naval Italiana. Ao contrário dos outros navios da classe, “SAN GIORGIO” e “SAN MARCO”, não sofreu grandes alterações na configuração inicial, mantendo, por exemplo, a peça Otomelara de 76mm na proa.

O “SAN GIUSTO” é um navio do tipo LPD (Landing Platform Dock), possuindo convôo corrido, uma enorme garagem a todo o comprimento e uma doca alagável na popa. Pode transportar até 5 helicópteros, mas não tem capacidade de os guardar no seu interior. Tem uma capacidade médico sanitária consideravel, o que o torna um navio extremamente valioso para acções de cariz humanitário, como se provou na sua participação na INTERFET (Timor-Leste).

Com um comprimento de 133 metros, desloca cerca de 6700 tons e atinge uma velocidade de 21 nós.

Durante esta viagem de instrução de mais de dois meses e que terminará na próxima escala – Livorno, o navio visitou os portos do Funchal (Madeira), St. George (Bermuda), Boston e Norfolk (EUA) e Halifax (Canadá).

O Capitão-de-mar-e-guerra Edoardo Giacomini comanda este navio e a sua guarnição de 17 oficiais e 130 sargentos e praças. Tem capacidade para embarcar um batalhão de 350 fuzileiros e trinta e seis blindados, mas nesta viagem trazia a bordo 93 cadetes.

Durante a sua presença em Ponta Delgada, o “SAN GIUSTO” ofereceu uma recepção à sociedade micaelense, permitindo estreitar ainda mais os laços entre a Itália e as ilhas portuguesas dos Açores.

A marinha portuguesa ofereceu um “porto de honra” ao comandante e alguns oficiais do “SAN GIUSTO”, no Farol da Ferraria.

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marujo

O San Giorgio e o San Marco, irmãos do San Giusto, estão à venda e teriam sido oferecidos ao Chile. Gostaria de ver estes navios na Marinha do Brasil, substituindo, ainda que provisoriametne, os já cançados Ceará e Rio de Janeiro. Nada contra boas compras de oportunidade.

Sabre

Belo navio escola!hahaah

Sabre

Pra vê o navio escola deles é armado, leva helicopteros, fuzileiros e blindados, a aula deve ser boa mesmo!

Danilo

Pois é !

RtadeuR

Itália, país irmão. Tem conversa com esse povo sim, a Itália foi a mola propulsora da Embraer, aprendemos muito.

Robson

Tava esperando pra ver, quantos comentários demoraria, pra alguém falar pro Brasil comprar esse navio, e sabe quantos foram 01, logo no primeiro, e tá lá a frase que não sai dos fóruns “Gostaria de ver estes navios na Marinha do Brasil”.

Marujo, nada pessoal amigo!

Sabre

Robson, é verdade essa frase não sai de moda, também estamos precisando trocar quase todos os navios da MB, então quando aparece algum um pouquinho mais novo que o nossos e com a posibilidade de transferência em poucos anos já estamos querendo!Sabe-se lá quanto tempo vamos ter que esperar para ver algo parecido na MB? Of Topic ,o Napa 500 Macau sumiu?não ouvi falar da finalização desse bendito, alguém sabe informar?

Sabre

Eu ainda sou a favor de boas compras de segunda mão, navios relativamente novos e uteis a força, creio que se formos querer construir tudo novo corremos o risco de ficarmos com uma força ativa muito reduzida em menos de 10 anos!

ABULDOG74

Sou a favor de esperar-mos um acordo para compra de um da classe “mistral” da França, vejam o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=0bs9dyz_N-U

ADSUMUS.

marujo

Claro, Robson, que gostaria de ver estes navios na MB nesta conjuntura de incertezas e sucateamento, em que não se sabe se o Ceará voltará a operar ou se o Rio de Janeiro terá vida operativa longa e dentro de um custo aceitável. Os italianos, com certeza, são melhores a quase tudo que temos de similar. É a solução ideal? Não. Seria uma solução tapa buraco enquanto não se constroem novos meios, se é que serão construídos. Torço para que aconteça, mas com a cultura de defesa que temos, acho difícil conseguirmos novos tudo o que a END prevê para… Read more »

marujo

Além do mais, Robson, projeção de poder não é algo prioritário para a MB como a negação do uso do mar ou controle de área (submarinos e escoltas), logo não tem importância se os LPDs têm ou não alguns anos de uso como os italianos.

ABULDOG74

O problema ao meu ver é a deficiência de nosso Corpo de Fuzileiros Navais , DE não ter um “Batalhão Aéreo de Fuzileiros Navais” com aeronaves transporte de tropas(ex: EC-725) e de ataque(ex: tiger); pois duvido que a armada tenha condições de suprir essa lacuna e não por preparo, mas sim pelas inúmeras funções que estão aparecendo com a END, e sem a criação desse “Batalhão” que embarcará nesse tipo de navio em situações operacionais essa embarcação só será 50%operacional, já que a ala aérea será cumprida por no máximo um ou dois helicópteros; isso pra uma embarcação com um… Read more »

MO

Robson

Independente quem se poste aqui, principalmente se o infeliz for escalar aqui ?Hajando ou não motivos sempre tera a “sapiencuia navalis” sa perguntar se sera uma boa compra para nos, independent se for plausivel, operativo , compativel com nossas aspiraçoes ou te mesmo, petenções ou operacinalidade, ate msmo que a pessoa perguntadeea se tenha uma ideia do que se fazer com o infeliz ou mesmo que ele seja considereval pelo seu proprietario Invendivel, Intransferivel e Imprestavel

Ou seja .. não sera a última

Certo Lucas ? procede ?? ou não ?

MO

Alias me isqueci do principal

Obrigado Comte Gonçalves, por mais uma excelente cobertura !!!!

Fábio Mayer

Se o Brasil adquirisse todo navio militar que aporta em nossos portos, teria a maior marinha do mundo…ahahahhahahah!

Thiago Sexto

Aquele fuzileiro na “asa-da-ponte” está à frente de uma MG 42?

Leandro

Thiago, pensei a mesma coisa que você, se a metralhadora seria uma MG42, mas deve ser a versão moderna dela a MG3, calibre 7.62×51

http://world.guns.ru/machine/mg33-e.htm

SABRE

Fábio Mayer ,Então esse não seria um adquirido pelo Brasil, ele estava em Portugal1 :0

Luiz Carlos

Alguem percebeu a badeira brasileira pintada na parede do cais da marina na foto 22.-Visto-da-Marina-PÊRO-DE-TEIVE.jpg ??