NAe ‘São Paulo’ em provas de mar
O Navio-Aeródromo São Paulo (A12) saiu ontem para testes de mar e retornou hoje por volta das 10h da manhã para a Baía de Guanabara. Parabéns aos tripulantes e ao pessoal do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro pelo trabalho árduo que possibilitou a volta do navio ao mar.
BATE-PAPO ONLINE: Converse com os editores e outros leitores sobre este e outros temas, no ‘Xat’ do Poder Naval, clicando aqui.
Olá,
Parabens a marinha por colocar o maior do sul no atlantico novamente;
Parabens a marinha por criar uma doutrina com o que tem agora;
Parabens a marinha por planejar agora o futuro A-13 com base nas experiencias adquiridas no A-12;
Abraços
Eita coisa Linda!
Quero so ver na hora que a MB comprar uns Hornets… (esperança)
Mas ele devolta ao mar e com os A4m…
É… parece que começou a dar certo. Parabéns à MB!
Olá a todos!
Tenho uma dúvida que gostaria que alguém que entenda do assunto me responda :
Quanto tempo o nosso PA São Paulo conseguiria sobreviver num conflito, mesmo de baixa intensidade, sem possuir aviões AEW, sem mísseis de defesa de ponto (contando apenas com as limitadas defesas de ponto de nossas fragatas) e com apenas os A4 para defendê-lo ?
Justifica manter este belo navio, com seus altos custos ?
Um abraço a todos.
FJLC, eu acho que ia depender de quem seria o oponente! Contra o Uruguai seria uma coisa , agora contra a Inglaterra, Itália,Korêia, seria outra coisa, mas contra os países da América do Sul, até que poderia ressistir um pouco!
Um país que tem, um porta aviões capais, com aeronaves modenas, escoltas modernas, e subs colocaria a pique a MB, isso tratando de uma luta só no mar, sem envolver caças enviados de bases no continente, uma guerra marinha x marinha!
Na verdade com o tamanho de litoral que temos o país invasor poderia escolher o ponto onde achasse mais conveniênte, só temos o litoral do Rio de Janeiro + – defendido,tratando de meios maritimos!
Ah entendi, tá chegando o verão e a Prefeitura do Rio já iniciou o combate à dengue… 🙂
Parabéns à Marinha do Brasil por auxiliar nesta importante tarefa… 🙂
_______________
FJLC disse:
16 de setembro de 2010 às 10:54
“Quanto tempo o nosso PA São Paulo conseguiria sobreviver num conflito?”
Cinco longos minutos.
Sds.
Ainda estou cético, frente ao que estou vendo. Vamos esperar os resultados do teste para ver oq “pegou” desta vez.
Um dia é um período muito curto para o navio já estar de volta.
Pelo menos a fumaça diminuiu bem!!!!!
Bravo Zulu MB… o Opalão esta voltando e com ele vamos nos preparar para ter uma Marinha a altura do Brasil, acreditem senhores… tem gente muito séria trabalhando para isso.
Brasil!
Sabre,
Vamos então assumir, por exemplo, um oponente como a Argentina ou o Chile.
Por isso me pergunto : Vale a pena gastar tanto dinheiro e tempo para manter um navio como este ?
Eduardo ele estava parado, na espera dos rebocadores esta foi o motivo que pequena quantidade de fumação eu também gostaria de ver de outra forma mas infelismente é a realidade… A4 em pedaço…
Comentário do comandante Moura Neto sobre o A-12. Até 2011 ele vai estar tinindo. E eu digo, amém
Chega dar desespero, ver um navio tão importante sem os meios necessarios para estar totalmente operacional, tomara que os esforços da marinha não seja em vão, mesmo que demore mais uns 5 anos até estar totalmente pronto e equipado com sua ala aerea completa ou quase completa, sei lá do jeito que a marinha ta oque vier é lucro.
Sinceramente,
parabens marinha do brasil (BRASIL ACIMA DE TUDO)
Agora vai !!!!!!!…………………………………….. voltar para o cais do AMRJ.
Cruzou com o HMS Ocean, que acaba de deixar a Baia.
Seria uma dupla de respeito!
Edcreek disse:
16 de setembro de 2010 às 10:45
Raramente concordo com o Ed, mas nesta ele tem razão.
Se taí tem que usar..
Se vai ter um grupo aéreo descente ou não é outro assunto.
FJLC disse:
“Justifica manter este belo navio, com seus altos custos ?”
SIM, justifica. Para manter os egos inflados, fingindo que temos uma marinha capaz de prover a defesa dos interesse do Brasil no mar e, PIOR !!!!, projetar poder no Atlantico SUL.
Há aqueles que vão dizer que serve pra criar/manter a doutrina. Mas, confesso que até hoje não consegui saber pra que.
abs
FJLC disse:
“Justifica manter este belo navio, com seus altos custos ?”
Justifica sim. Para manter o ego inflado das autoridades navais que fingem ter uma marinha capaz de defender o Brasil e PIOR ! projetar poder sobre o Atlantico Sul.
è piada, não?
É muitíssimo importante, pois nossas “autoridades” navais jamais admitiriam perder o estatos de Esquadra e passar a ser uma Armada.
Só por isso, para manter o status de nossos almirantes, que como já foi dito aqui em outras palavras, vivem no “fantástico mundo de Bob”.
Nossa pessoal , quando falam do “São Paulo” quase ninguem bota fé e a grande maioria esculhamba mesmo tendo apenas uma “base” de informações
Bem , penso que são poucos paises que tem porta avioes ,então issu ja nos torna especiais , portanto senhores um porta aviões por pior que ele seja ele seria de grande valor numa guerra , levando se em conta os fatores de projeção sobre ar projeção sobre terra e apoio logistico , acho que seria uma combinação HMS Ocean e Nae São Paulo ,nossos submarinos tem baixa assinatura magnetica oque torna dificil de serem detectaos , alem do que ja temos tambem os 15 helicopteros de ataqu russo MI 35 que ao mesmo tempo carrega esses 15 uma faixa… Read more »
Edcreek disse:
16 de setembro de 2010 às 10:45
Olá,
Parabens a marinha por colocar o maior do sul no atlantico novamente;
Parabens a marinha por criar uma doutrina com o que tem agora;
Parabens a marinha por planejar agora o futuro A-13 com base nas experiencias adquiridas no A-12;
—-
Perfeito !
Abç.
FJLC, bom, o problema é que temos poucos meios com real capacidade de combate, temos nove Fragatas, mas tenho certeza que se tivermos 4 totalmente operacionais é muito, cinco subs, já reparou que só o mais novo é o que aparece? Mas vamos lá na base do achometro, teoricamente vamos transportar (como no filme jornada nas estrelas), as marinhas do Brasil e Argentina para o meio do Atlântico , as duas sem contar com ajuda do continente e com os meios atuais (Opalão full e com A4), eu diria que o Brasil ganha!Agora Brasil x Chile (O chile ta longe… Read more »
Como assim na Guerra das Malvinas a Argentina nem tirou o Porta Avioes (25 de Mayo) do porto????
Tá doido??
–> Lindo de se ver o São Paulo navegando novamente!
Sabre nessa ai vc escorregou feio, o 25 de maio saiu do porto sim. se vc procurar nas matérias esécias do Poder naval vc vera uma materia feita contando a vez que o 25 de maio quase entra em combate contra o HMS Ark Royal.
Parabéns à marinha e à todos os envolvidos neste grandioso trabalho de recuperação do Nae São Paulo. As críticas já postadas são compreensíveis em função do forte desejo que temos em ver “hoje” uma poderosa armada. Também compartilho da mesma ansiedade e deposito confiança no trabalho daqueles que buscam esse resultado (grande poder dissuasório) e não acredito plenamente que haja ingenuidade em possuir meios inúteis. Mas preocupa a demora em atingir esses objetivos, pois “se demorarmos a trancar as portas, será tarde demais”. Brasil, que sejas impávido colosso, que o futuro dessa grandeza seja hoje, e que todos de alguma… Read more »
Sobre o 25 de Mayo não ter saído nas Malvinas:
http://www.naval.com.br/blog/falklandsmalvinas/o-25-de-mayo-nas-malvinas/
É difícil acabar com certas lendas, por mais que a gente escreva.
Vader,
muito otimista tua ideia de 5 minutos…rsrsrsrrsrsrs eu acho que nem sair da Baia de Guanabara ele iria sair…nao daria tempo hehehheehheheh
PS; vc eh de Campinas ???
Sds
Falar mal é fácil, falar bem exige esforço em coleta e interpretação de informações…Dá para entender porque alguns só falam mal.
Se o NAe São Paulo fica no porto, falam mal. Se sai do porto, falam mal também.
Leiam a nota no post do INS Vikramaditya, que compara quanto a Índia está gastando para ter o porta-aviões e seu grupo aéreo e quanto a MB está gastando com o NAe São Paulo e seus Skyhawk. É menos de 1/10 do valor total!
Bom… Se o SP não serve para nada então vamos jogar o resto da marinha fora, pq afinal tb não serve para nada.
Submarino não vai negar o uso do oceano.
As fragatas e corvetas não tem defesa aérea e qq Helicoptero ASuW afunda elas.
Então vamos fazer o seguinte… Encerramos a marinha e montamos uma Guarda Costeira.
Até que a idéia não é de todo ruim, Invincible.
Galante: O fato de gastar pouco ( comparativamente a um país do mesmo porte que o nosso) não indica que é a melhor ou mais correta ação. Nem tudo que é barato é bom.
abs e aguardando mais polemicas.
MVMB,
O Galante quis dizer que a Marinha tem um PA por um preço muito menor. Que o custo real de um PA é bem elevado.
Se a MB tivesse dinheiro para modernizar de vez os A4, Armar o SP e colocar alguns Hornets nele como CDF teriamos um PA tão eficiente quanto os Indiano e por um custo infinitamente menor.
Bonita foto fernandinho.
Estou a fazer coleção para “wallpapers” deste blog.
Como há várias fotos bem que o blog poderia organizar uma área só para isto…
Caros leitores (principalmente da base naval no Rio) Sei que tudo o que se noticia aqui acaba sendo comentado e lido lá dentro da sede do 1º Distrito Naval. Pois bem aqui vai então meu “pedido” pessoal e por que não dizer de milhares de entusiastas dessa “unica” lendária máquina de guerra dos nossos mares. Sr. Comandante Jose Renato: Venho por meio desta solicitar assim que se iniciarem as provas em alto mar, faça uma parada no cais da Mortona em Santos, para que nós paulistas possamos contemplar a volta desse gigante dos mares, afinal deve estar cheirando tinta, e… Read more »
Galante,
A Índia ta gastando uma nota preta sim, mas ao final do projeto, vai ter de fato um porta-aviões de verdade, operacional, com poder real de dissuação.
Por isso, não adianta vir com comentários de que o Brasil “faz parte do seleto grupo de países que operam porta-aviões” .
Não faz não. Tenta fazer mas não faz.
Invincible disse: 16 de setembro de 2010 às 15:38 “O Galante quis dizer que a Marinha tem um PA por um preço muito menor” Inv, não interessa. A MB não deveria ter PA nenhum. Está na END: prioridade para “negação do uso do mar ao inimigo”. Não se faz isso com arma de projetar poder. No que me concerne, que bom que a MB não tem tanto $ quanto na Índia. Pois conhecendo a média de nosso almirantado (megalomaníaco), se derem 50% do PIB à MB ela queima tudo com bobageiras como o Opalão e seus A4 da década de… Read more »
“Jesus, Maria e José” (Apolinho – W. Rodrigues)
O Poder Naval ganhando força…
E que a força ganhe Poder!
Vader,
Mas neste caso discordamos por ponto de vista. Você é contrário a Porta Avião eu sou favorável e acho que é uma arma fundamental.
Na verdade o END é coisa para inglês ver. Aquilo é meio que um norte, mas sabemos por exemplo que a Marinha quer construir dois PA.
apenas um detalhe para ão se perder em SSZ
SP = cais da Mortona = sem chance
Não atraca por calado e problemas estruturais no cais ….
Duvidas ?? perginta porque navios maiores de menores calados atracam a vante da mortona apenas, com proas negativas ao pier e lançantes lá no 27 …
O Chinês diz que os grandes porta-aviões norte-americanos não podem interceptar um ataque de seus mísseis. AINDA não existem meios capazes disso. Bobagem ficar discutindo quanto tempo duraria o nosso NAe. Apenas para participar, gosto de saber que ele está começando a voltar à vida, apenas pelo diletantismo de termos um porta-aviões; quem sabe para levar víveres para o Haiti?! Agora, sob a ótica dum enfrentamento, o papo é outro e acho que já na primeira investida o São Paulo já era. A negação de nosso mar só se opera desde a aviação de asas fixas baseadas em terra ou… Read more »
Parabéns a MB!!!
Até 2020,o Nae São Paulo com suas escoltas,sistema AS&W de guerra submarina, vai ser capaz de fazer frente a qualquer oponente sul americano com sistemas de defesa aérea de ponto com alcance considerável,aviões de ataque A-4 modernizados com capacidade BVr e capacidade de ataque naval arrasador.
E o melhor de tudo. Todos os problemas resolvidos. Tudo correu bem.
Semana que vem sai para um tiro maior e com a aviação embarcada.
As catapultas do SP podem lançar SH e Rafale a pleno ou com restrições de carga?
N]ao, deste jeito sem chance, ou vazio ou com quase nada
Pois é, soubemos que tudo ocorreu bem nesta primeira saída. BZ a todos os envolvidos!
parabens para os herois da marinha do BRASIL.
e considero o sao paulo fundamental para o presente e futuro e nos confere superioridade na america do sul e contra alguns da europa como portugal.