Aviso de Patrulha ‘Albacora’ é incorporado
A Marinha do Brasil incorporou, em 24 de setembro, o mais um Aviso de Patrulha (AviPa), construído pela Indústria Naval do Ceará S.A (INACE).
A solenidade, realizada no píer do Marina Park Hotel, em Fortaleza (CE), marcou o batismo do navio, que recebeu o nome de AviPa Albacora, e sua transferência para o Setor Operativo.
A cerimônia foi presidida pelo Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante-de-Esquadra Arthur Pires Ramos; acompanhado do Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Carlos Augusto de Sousa; do Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Airton Teixeira Pinho Filho; do Coordenador do Programa de Reaparelhamento da Marinha, Contra-Almirante Afrânio de Paiva Moreira Júnior; e do Diretor-Presidente do INACE, Antônio Gil Fernandes Bezerra.
Atracada ao píer, a nova embarcação recebeu o tradicional banho de champanhe, após o acionamento do dispositivo por sua madrinha, a Sra. Vera Lucia Afonso Ramos, esposa do Almirante-de-Esquadra Arthur Pires Ramos.
Lançado ao mar no dia 09 de agosto, o AviPa contribuirá nas ações de Patrulha e Inspeção Naval e deve, também, ser utilizado em manobras de reboque de embarcações de porte semelhante, em tarefas de Busca e Salvamento (SAR) e em apoio a operações de mergulho livre e autônomo, ao longo do litoral sob jurisdição do Comando do 1° Distrito Naval, cuja sede fica localizada no Rio de Janeiro.
O nome da embarcação é originário de um peixe semelhante ao atum, encontrado em toda a costa brasileira, especialmente no Nordeste.
O Aviso de Patrulha possui casco e superestrutura construídos em alumínio, 22,80 metros de comprimento e alcança uma velocidade máxima de 15 nós, com autonomia de três dias e um raio de ação de 300 milhas náuticas (cerca de 777 quilômetros). A sua tripulação é formada por um Oficial e cinco Praças.
FONTE e FOTOS: MB