Por Marcelo Sá

O treinamento de solda do Estaleiro Eisa tem preparado e qualificado soldadores para atender aos mais exigentes procedimentos da ABS e Lloyd’s para os trabalhos nas linhas de painelização e montagem de blocos na carreira, dos diversos navios feitos pelo estaleiro.

O treinamento de solda do Eisa tem por filosofia preparar os soldadores para todas as áreas de produção, qualificar a mão de obra e fazer procedimentos de classificadoras, além de contribuir efetivamente com as contratações de soldadores, esmerilhadores e maçariqueiros. O treinamento do Eisa conta com cabines para soldagem preparadas para funcionar, simultaneamente para treinamento, qualificação e teste de admissão, como também para suporte para fazer testes nas seguintes posições: Plano, Horizontal, Vertical e sobre cabeça, com juntas de ângulo e topo.

A instalação conta também com treinamento e teste para esmerilhadores, maçariqueiros e desempenadores, onde são aproveitadas as chapas cortadas para a confecção de corpos de prova para novos treinamentos de soldadores.

Para que o Estaleiro Ilha S/A possa manter e superar a qualidade da solda já existente, os candidatos a soldadores devem apresentar carteira de trabalho com, no mínino, dois anos de experiência comprovada em soldagem MIG-MAG, passando ainda, por um processo seletivo, com critérios pré-estabelecidos, de três posições de soldagem.

Após a seleção dos soldadores, eles são enviados para as cabines e prestam os exames conforme sua categoria e os corpos de prova são prontamente levados para um técnico em visual, para a primeira análise e se necessário, são encaminhados para o RX e Ultra Som, saindo então o laudo final para a contratação.

O Eisa atualmente conta com uma inovação na área de soldagem que foi desenvolvida por uma colaboradora integrante do corpo técnico de treinamento da empresa. É um dispositivo articulado para utilização na KOIKE, que facilita o posicionamento da tocha e dá ao soldador a opção de regular o ângulo e a extensão do braço que sustenta a tocha, permitindo não só o posicionamento e ângulo de soldagem, como também o corte de chapas de diversas maneiras.

É notável e de fácil percepção que a solda semi-automática e automática possuem muita versatilidade em suas aplicações com variadas espessuras, podendo ser usadas em todas as posições. Apresentam uma elevadíssima taxa de produtividade que as tornam uma alternativa imprescindível.

Durante o ano, as contratações de soldadores são feitas de janeiro a setembro, com uma redução até dezembro, mas as contratações em caráter de reposição estão sendo feitas durante o ano todo, para soldadores MIG-MAG e chapeadores.

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments