5 de Outubro: 68 anos de criação da Força Naval do Nordeste

4

A Esquadra e o Clube Naval comemoram, no dia 05 de outubro, às 15h, na Base Naval do Rio de Janeiro, os 68 anos da Força Naval do Nordeste, criada para aumentar a capacidade de combate da Marinha do Brasil durante a 2ª Guerra Mundial.

A 2ª Guerra iniciou-se como um conflito europeu e avançou para o mundo. Em fevereiro de 1942, navios mercantes brasileiros começaram a ser torpedeados e, em agosto do mesmo ano, um único submarino alemão afundou seis navios de bandeira brasileira, resultando na morte de 607 pessoas. Após este fato, o Presidente Getúlio Vargas declarou “Estado de Guerra” contra as nações do Eixo.

A missão da Marinha do Brasil foi a de patrulhar o Atlântico Sul e proteger os comboios de navios mercantes que trafegavam entre o Mar do Caribe e o litoral Sul brasileiro contra a ação dos submarinos e navios corsários germânicos e italianos. A criação da Força Naval do Nordeste foi parte do rápido e intenso processo de reorganização das forças navais para adequar-se à situação de conflito.

A cerimônia comemorativa será presidida pelo Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Eduardo Monteiro Lopes, e contará com a presença de autoridades civis e militares. Após a oração, proferida pelo Capelão Naval do Comando-em-Chefe da Esquadra, será realizada uma aposição floral junto ao busto do Almirante Soares Dutra, primeiro e único Comandante da Força Naval do Nordeste, e o toque de silêncio em homenagem aos integrantes falecidos da Força. Componentes da Força Naval do Nordeste e representações de Oficiais e Praças da Esquadra, Aspirantes da Escola Naval e Alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante também estarão presentes à cerimônia.

FONTE: Assessoria de Comunicação Social do Comando-em-Chefe da Esquadra

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments