Vídeo inédito do 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) da Marinha do Brasil, que opera os jatos McDonnell Douglas A-4KU Skyhawk II adquiridos em 1997 da Força Aérea do Kuwait.
Os A-4KU Skyhawk II foram redesignados como AF-1 Falcão no Brasil e as primeiras unidades já estão sendo modernizadas pela Embraer com aviônica semelhante à do F-5M da FAB.

No vídeo os Falcões aparecem sendo reabastecidos em voo por C-130 Hercules da FAB e disparando mísseis AIM-9H Sidewinder.

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo_MGA

Fala Galera

algumas duvidas:
Alguem sabe a quantas andam os testes no A-12 e quando começaram a testar as catapultas e o dispositivo de parada pra poder voltar a operar aparelhos de asas fixas?
Qual o tamanho ideal para a pista de pouso de um NA?

Ricardo_MGA

Mais uma duvida, se o Brasil teve apenas 2 NAs, porque ao inves deles serem A-1 e A-2 eles são A-11 e A-12

bueno

Muito bom o video!!
Parabéns pela divulgação!

emilson

otimo video. eu nao tinha visto ainda catapultagem no A12 , se com a reformar as melhorias forem siginificativas acredito qe em breve muito em breve videos mais recentes feitos pelo pessoal do poder naval estarao enchendo de orgulho nos brasileiros, obs, o qe acontenceu com esse CT aviador dos falcoes que foi homenageado no final do video. obrigado

Luiz Padilha

Este video me emocionou. O Ten Moram foi um amigo feito na Macega e um cara que certamente, voando era dos bons. Aonde quer que esteja ele estará olhando pelos Falcões.
Obrigado por lembrarem dele. O cara era 100% adrenalina.
E o video está nota 1.000. Muito bem feito!
Show de imagens.
Bravo Zulu ao VF-1!

Robson

Luiz Padilha

O que aconteceu com ele?

Luiz Padilha

Ele faleceu prematuramente num acidente automobilistico.
Uma perda para MB e para os amigos.

Fábio Mayer

Ricardo_MGA

Posso estar enganado, mas o A indica o navio capitânea da esquadra, de modo que não se aplica apenas aos porta-aviões.

Dalton

Fabio… receio que vc esteja enganado. O indicativo “A” foi designado para porta-avioes, assim como “D” foi designado para contratorpedeiros, “C” para cruzadores, “F” para fragatas , “V” para corvetas e assim por diante. Há uma certa repetição de indicativos ao longo da história, como por exemplo, tivemos os cruzadores C-11 e C-12 respectivamente Rio Grande do Sul e Bahia, ao darem baixa adquirimos dos EUA o Barroso e o Tamandaré, respectivamente C-11 e C-12…novamente. Neste caso houve mudança no nome, mas já tivemos por exemplo dois D-29 Paraná, o primeiro um contratorpedeiro da classe Fletcher e o segundo uma… Read more »

Wiltgen

Aos 4 min., colaboração do Poder Naval ao vídeo do VF-1.

Passagem baixa de um dos dois Falcões sobre a Esquadra, durante a “Passex” do USS Carl Vinson, ocasião em que estávamos embarcado na Fragata Independência.

Fiquei emocionado com o vídeo e pensar que pouco mais de um mês atrás vivenciei boa parte destas manobras…………show de bola!

BRAVO ZULU VF-1!

Leo

Alguém pode me dizer se os A 4 nossos tem algum armamento anti – navio ou anti – submarino?

Joao

quantas horas cada piloto ta voando no VF-1 por ano? e qual a disponibilidade das aeronaves, belo video, mostra que temos capacidade só nus resta os investimentos em equipamentos.
abraço

Fábio Mayer

De qualquer modo, o número se refere`ao navio capitânea da esquadra?

lucio da silva moraes

video é muito bonito fiquei emocionado e orgulhoso com a nossa marinha, os nosso pilotos são demais, eu estava pensado o que os pilotos MB faria com um avião mordeno ( RAFALE – F 18 )
TEN; moram valéu por tudo voçé foi um BRAVO ZULU.

´´ BRASIL ACIMA DE TUDO ´´

poorman

Não vejo a hora dos falcões operarem no A-12. Só falta agora o Galante mandar notícias, se possível com fotos do andamento da modernização lá em Gavião Peixoto.
Recado ao pessoal da Marinha e da Embraer libera a entrada do nosso editor.

MVMB

de quando é esse video. me parece ter mais de dois anos.

Dalton

Fábio…

antes do Minas Gerais assumir, os maiores navios que dispunhamos
eram os cruzadores Barroso e Tamandaré e o indicativo de ambos era
respectivamente C-11 e C-12…portanto não há nenhuma relação quanto a capitânea ter um determinado indicativo.

Coincidentemente, à nossas maiores unidades foi reservado o indicativo “A”, mas se amanhã abdicarmos da aviação embarcada,
nada impede que uma fragata com indicativo “F” assuma o papel, mas
ela não terá o indicativo mudado por isso.

abs

celso

A = navio aerodromo

Dalton

NVMB…

o que o leva a pensar que o video tem mais de 2 anos? Além do
vídeo iniciar com a data, 2010, o vídeo mostra o USS Carl Vinson que esteve aqui apenas seis meses atrás.

abs

BeyondVisualRange

Primeiro é uma tocante homenagem;

Segundo é estimulante e gratificante saber que “os caras” não estão parados. Melhor ainda é saber que estão disparando, fazendo revo…

É isso aí VF-1: “Enqto o pessimista reclama dos ventos, o realista rema.”

Parabéns a Marinha e Viva o Brasil !

Sds aos do Blog

Gerson Victorio

Muito bom!!!…Excelente!!!

Esdras

Gostaria de está mais otimista, mas após 12 anos da liberação da aviação naval de asa fixa e ainda estamos engatinhando em todos os sentidos.

MVMB

corrijo o q disse, não tinha reparado.

Parabens ao AF1 !!!!!

Aviador Naval

Em resposta ao Sr. Emilson, o CT Moram, que foi homenageado no vídeo, veio a falecer em acidente de moto no ano passado. Vale registrar que aquele Oficial teve um desempenho muito acima da média quando da sua passagem pela US Navy, alguns anos atrás, tendo sido reconhecido pelas suas qualidades de voo. Era um Oficial competente, gentil e muito boa-praça. Agora está voando mais alto! “A la chasse! Bordel!”

Fabio

Excelente Vídeo!!!!

Excelente Piloto !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Santhos

Conheci o Moram em 1999, no CIAW, eu era 2ºten formado pelo CIAW e ele era GM vindo da EN, sempre muito na dele, conversa com todos era muito querido já dizia que seria um piloto naval, ele realizou o sonho dele, mais a vida sempre nos reserva algumas surpreaS DESAGRADAVEIS, INFELIZMENTE ACONTECEU COM ELE, UM JOVEM AINDA, E COM MUITO A REALIZAR, BOA SEJA ALAMA DELE PARA DEUS.

Nicollas

prestem atençao aos 3:31 do video, ao fundo, uma aeronave que parece o F18!