A Corveta Barroso V-34 chegou ao porto de Santos na última sexta-feira e teve visitação aberta ao público durante o fim de semana. O navio está retornando do porto de Valparaíso (Chile), onde participou das comemorações relativas ao bicentenário da independência do Chile. A Corveta Barroso suspendeu de Santos no dia 18 em direção ao Rio de Janeiro.

COLABOROU: Rafael Ferreira Viva –  http://shipssantos.blogspot.com/

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Apollo2010BR

Se pelo menos o Brasil construisse mais uns 4 desse com pequenas melhorias!!…..

Colt

A primeira foto me lembrou a classe Arleigh Burke.

MO

Gentileza, corrigir fonte para Rafael Ferrira Viva – Santos Shiplovers – http://shipssantos.blogspot.com/

por favor … o Marcelo nao teve nada a ver com o fato

J. Claro

Essa Barroso é muito vistosa. Gostaria que fossem encomendadas mais
unidades para a MB. Com certeza, ela tem um grande potencial de mercado, principalmente aqui na AL e lá na África.

Joaca

Marcelão!
Belas fotos, copiou os dados para o repositório? Cara vc é o cara!
Joaca

edson r.

Corveta Barroso e Arsenal do Rio: da África ao Chile ! Um pouco mais sobre o Arsenal (fonte Wikipédia): O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) é uma Organização Militar (OM) da Marinha do Brasil. Localiza-se na Ilha das Cobras, no interior da baía de Guanabara, na cidade do Rio de Janeiro. Principal centro de manutenção da Marinha do Brasil, destaca-se pela excelência das suas atividades técnicas e industriais, envolvendo o projeto, construção e manutenção dos meios navais, não apenas da Armada Brasileira, mas também de embarcações de nações amigas. Desde os seus primórdios, o AMRJ sempre se… Read more »

Paulo

O projeto da Barroso é inteiramente nacional ou a gente precisa pagar royalties para alguém?
Concordo com o Apollo2010BR e o J. Claro. Está mais do que na hora de surgir uma Barroso NG.
A Barroso pode representar para a indústria naval brasileira o que o Bandeirante e o ERJ representaram para a indústria aeronáutica.

Raptor

Se feitas algumas modificações, acredito que seria um bom produto de entrada para marinhas com orçamentos apertados, tanto na AS como África… Uma espécie de corveta 1000 flex… risos.

Infelizmente tanto equipamento americano como europeu e até russo, é muito caro para a realidade da maioria dos países… Se nada for feito para garantir o mercado ocidental neste nicho, advinha quem vai levar…

Abs.

Ricardo

Seria interessante o site avisar da chegada dos navios uns dias antes…

Estive em Santos no ultimo domingo – fui levar o meu filho para jogar basquete por lá – e perdi a chance de visitar a Barroso.

Fica a dica.

As fotos estão bem legais… e também gosto muito do projeto dessa nave.

Abraços

Imperador

NOTA DOS EDITORES:
RICARDO, SEMPRE QUE POSSÍVEL, COSTUMAMOS AVISAR COM ANTECEDÊNCIA AS CHEGADAS DE NAVIOS DA MB PARA VISITAÇÃO, NO PORTO DE SANTOS OU EM OUTROS PORTOS.

PORÉM, DESTA VEZ NÃO FOI POSSÍVEL. AGRADECEMOS A ATENÇÃO.

Fabio ASC

EU, não gastaria mais um centavo neste projeto. Iria logo para as Type 26 ou similar.

Já que não temos tanto, gastemos com sabedoria.

Fábio Mayer

Belo navio!

Mineiro

Aos Expertos:

Quais seriam as possíveis modificações, que tantos falam, para uma atualização no projeto da Cv Barroso? Seria no casco, nos sistemas, ou em ambos? Quiçá outros?

Paulo

Mineiro

Ótima pergunta. No meu ponto de vista de leigo, o importante é o “casco” e motores. Os sistemas podem tanto ser importados como desenvolvidos aqui. Como a Embraer faz.
Acredito que este segmento de mercado, de navios do porte da Barroso, é muito promissor para marinhas de orçamento limitado.
Mas deixo a questão para os realmente entendidos.
E faço mais uma pergunta: Para que serve mesmo a Emgeprom?

Abraços

Edu Nicácio

A MB prevê 30 escoltas até 2032, e acredito que dificilmente conseguirá adquirir todos os meios se forem somente fragatas na faixa de 6.000 toneladas. Acredito que 12 fragatas pesadas em companhia de 18 Barroso melhoradas fariam a MB dar um salto quantitativo e qualitativo como “nunca antes na história desse país”. Investimentos necessários (apenas nos cascos): 12 Fragatas x US$ 800 milhões = US$ 9,6 bilhões 18 Corvetas x US$ 250 milhões = US$ 4,5 bilhões TOTAL = US$ 14,1 bilhões Ou seja, em um horizonte de 2012-2032, seriam necessários, sem correção pela inflação, etc, US$ 705 milhões/ano somente… Read more »

Marcos

Falando em sistemas, já vasculhei várias fotos da Barroso e nada de localizar a antena do sistema de CME dela. Alguém notou tal ausência ou conseguiu localizar este item?

marujo

O lamentável na Barroso é não ter espaço para um sistema de mísseis AA e sensores, como o radar de busca combinada 2D, defasados. Acredito até que uma plaforma na faxia de 2.500 a 3.500 toneladas seja necessária, mas de projeto novo. A Barroso, como suas irmãs Inhaúmas, tem problemas de embarque de água e instabilidade em alto mar.

marujo

A corveta também não é furtiva.

MO

Não Joaca não tive nada a vr com isso fiquei sabendo dela atrazado (sexta a tarde) não fui, não vi sair, desta vez os meritos são todos paa o Rafael mesmo. apenas repassei o material dele para o pessoal Quanto ao fato da escala e demais subsequentes, devidamente anotados para o NGB, inclundo um fato bacana que aconteceu ela fundeou no fundeadouro 1 na sexta demanha para receber aeronave (o detalhe que o fundeadouro 1 é aquele em frente do canal 3 na cara da praia) ou seja apesar de EU não gostar deste navio, ele proporcionou um show a… Read more »

Nick

Belas fotos, especialmente a primeira, parabéns PN!

Sobre a Barroso, gostaria que ela contasse ao menos com um RAM para defesa AA , além dos canhões de 40mm.

[]’s

Ricardo

Prezados Editores,

Obrigado pela resposta ao meu questionamento/dica sobre as visitas dos navios de guerra aos nossos portos. O site/blog é muito bom, as matérias são muito boas e o pessoal que frequenta entende do assunto. Descobri o site a pouco tempo e virou leitura diaria obrigatória.

Abraços

Imperador

Asimov

Fragatas/Destroyers na América do Sul:

Brasil:
6 T21 mod (Niterói)
3 T22 bI

Chile:
2 L class
2 M class
1 T22 bII
3 T23

Peru:
8 Lupo

Venezuela
6 Lupo

Argentina:
1 Type 42 mod
4 Meko 360

MO

que que tem esta relação ?

mk 10 = tipo 21 mod .. ih meu procurar a historia das classes da Vosper e r que vc esta equivocadoo …… a historis das mk 10 vem desde as mk 3 …. mk 5 .. mk 7 ….

Fabio ASC

E a Barroso em Santos……..

Mauricio R.

Tava lendo no Janes, o Siconta tem um rival sul americano, na Marinha do Perú.

Carlos Junior

meu pai serve nesse navio !! eu tenho muitas fotos e videos da viajem da africa e essa do chile … se alguem se interessar, só pedir !!
vlws