O navio de salvamento submarino Felinto Perry suspendeu no último dia 15 em direção à Estação Antártica, para reabastecê-la com óleo combustível. Esta é a 1ª viagem deste navio desde que foi incorporado à Marinha do Brasil, para o continente antártico. O navio deverá fazer sua última escala no Brasil no porto de Rio Grande, de onde seguirá até Ushuaia.

O navio sofreu alterações para poder operar naquele cenário e irá abrir caminho para o  Navio Polar Almirante Maximiano – H-41 e Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel – H 44,  neste novo verão no continente Antártico.

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
AL

Pessoal, uma dúvida: como funciona o equilíbrio nesse navio? Toda sua estrutura está na proa, é é uma estrutura muita alta também, como que ele não “empina” pra frente?

Abraço.

Ozawa

Interessante saber as alterações realizadas. Quais ? A ponto de abrir caminho para um navio polar ?!

Colt

Sempre que vejo esse navio, lembro do conceito de centro de gravidade.
Será que ele é adequado para aquelas bandas?

MVMB

Certamente não é o navio mais adequado. Porém é o mais adequado para ir ao gelo, excetuando-se o polar e o Ary Rongel.

Não queiram saber o real motivo desta ida a Antartica……..

Os UFANISTAS irão se contorcer de raiva e incredulidade

Celso Cruz

AL disse:
18 de outubro de 2010 às 11:29

“…como que ele não “empina” pra frente?”

o princípio deve ser o mesmo empregado em carros de fórmula (1 por exemplo). há algum tipo de lastro em um ou mais pontos da estrutura. :p

claudio/Itajaí - SC

Pois então,
qual vai ser a função do K11?
Treinamento em um ambiente diferente?

adnauer

Prezado MVMB dá uma dica vai… Qual o real motivo? Vc está insinuando que há algo debaixo dos panos?

Tem gente do exército que está uma arara por ter arcado com os custos do treinamento dos fuzileiros em Goiás que iria querer saber em detalhes o motivo desse passeio polar….

MO

bom …

obviamente desnecessario dizer para sapiencia navalis que como ex AHTS, casco ice class, capacitado com tanques para transporte de combustivel, diesel, agua, espaços de carga e viveres para abastecimento poderia ser utilizado para abstecimento e ap log de estações

redundancia lembrar o texto original “abastecer a estação antartica” e supor a equação, : capacitação AHTs + necessidade de abasteci,mto = possivel K 11 na faina

com a palavra, a sapiencia navalis com suas duvidas e explanações …….

Milan

Não sou um “sábio naval”, mas perguntou:

Qual o navio que abastecia antes?

J.Berto

Por acaso a Base Comandante Ferraz caiu no mar? Tem algum submarino precisando de resgate na Antartida? Não sei porque,
quando olho para esse navio me lembro de uma mini plataforma de petróleo.

MO

B Tefé, A Rongel, Prof W. Besnard

Dalton

O Felinto Perry de certo modo lembra alguns porta-avioes japoneses da segundona, como o Zuiho por exemplo, com a ponte de comando abaixo do convoo, e aquelas vigas sustentando o mesmo, apesar de que o Felinto Perry não tem a restrição quanto ao campo de visão como o Zuiho tinha. Quanto ao fato dele aparentar ter muito peso na parte dianteira devido a plataforma de aeronave, esta plataforma é relativamente leve e se fosse o caso, e não é, aquele pesado guindaste a meia nau compensaria. No mais é o que o MO escreveu …apesar de ser um navio de… Read more »

Milan

Mas que é estranho um navio desses partir para uma missão dessas, ah isso é.

FJLC

Interessante ver o que a falta de recursos apropriados faz……

Ricardo dos Santos

É bom saber da ecletividade dos nossos meios. Mas, por outro lado, mostra também que dispomos de poucos equipamentos para atender a nossa pátria. Ficaremos, por algum tempo, sem o único návio de socorro submarino.

Aproveito para saber o que ocorre com a página http://www.naval.com.br que está apenas acessando o blog.

Abraços,

Capitão Ahab

Caros Amigos

Sem dar uma de visionário, não estaríamos pensando em mandar um SSK para experiências de mergulho na Antártica e preparando um plano de contingência, para qualquer emergência. Nunca operamos naquelas paragens. Seria um bom teste. Bravo ZULU!

FLANKER

O Felinto Perry foi para a Antártida porque o Ary Rongel e o Alm. Maximiano não estão operacionais.Tivemos que apelar para a improvisação.Não adianta só comprar. Tem que manter fluxo de verba para manter a operacionalidade.Temos 2 navios apropriados para operar por aquelas bandas mas quando precisamos não temos nenhum. Volto a dizer aquilo que disse em outro tópico:Nenhum navio da MB, hoje, está com seus sistemas e equipamentos 100% operacionais.Aqueles navios que estão operando possuem sistemas sem funcionar ou canibalizaram de outro para que aquele opere. Talvez isto sirva como um choque de realidade e aqueles mais sonhadores acordem… Read more »

Seal

Eu também pensei nesta estratégia que fosse pra esconder algum SSK no gelo da antarctica(rsrs),como o SSBN Nebraska num exercício camuflado no pólo Ártico abaixo do gelo,com seus mísseis nucleares Trident e torpedos MK-48.

Num ataque nuclear seus tripulantes seriam os últimos homens a sair dele,podendo lançar um ataque a qualquer ponto do planeta.

Mahan

Como assim, abrir caminho? Especifique.

Luiz Padilha

Mahan, entenda abrir caminho, como ir na frente e adiantar o trabalho.
Pescou?

ALDO GHISOLFI

Acho mesmo é que os outros dois navios estão de cama e não podem se mexer. Acho que, quando falarmos em abastecimento de óleo diesel, o correto seria despachar um navio tanque mas, em todo o caso -e para que niguém fale- é, realmente, um ótimo exercício para o tipo de tripulação do Felinto Perry.

MO

Nao Aldo deixa eu expplicar porque: Para um forncimento de um navio tanque vc teria que ter estrutura e demanda para justificar o deslocamento de um NT para funçção e no caso a estação antartica não demanda uma necessidade, instalações de armazenamento e consumo para tal porte. No caso da faina o navio demanda as necssidades e talves em certos quesitos até mais/melhor apropriado que os navios polares, pois mais uma vez, lembrar que ele foi construido como supridor de plataformas, possuindo estrutura e facilidades especificos para isso No caso eu, (ETERNO DESQUALIFICADOR DE SONHOS), realista vejo isso como uma… Read more »

GUPPY

MO,

Providencial suas intervenções como tantas vezes. Eu também fiquei muito curioso com essa comissão do Felinto Perry-K11.

Abraços

MVMB

Alguns estão no caminho certo (MO e FLANKER).

tem a ver com Arsenal de Marinha, Ary rongel e polar, não prontos, Estação ferraz, logistica, suprimentos e Oleo diesel.

O resto deixo pela imaginação dos Srs.

sds a todos.

Luiz Padilha

Comentário extraído de um fórum:

“O Felinto está levando óleo para a estação antártica. Esse óleo é especial, não produz resíduos poluentes e é fabricado pela Petrobrás somente para utilização na Estação Comandante Ferraz. A ECAF solicitou abastecimento, uma vez que consumiu mais do que o esperado no último inverno, e os navios-polares estão atrasados na sua preparação. nada mais.”

Este comentário tem crédito e é a realidade. Em breve os navios estarão prontos e irão suspender para a Antártida.

ALDO GHISOLFI

Bem… melhor que seja assim; eu, de uns tempos para cá ando com o pé para trás em termos dos noticiários e boletins de nossas FFAA; síndrome de FX, certamente.

Ao MO, gracias!

Agora, o que é que quis dizer o MVBM, qunado escreveu “Não queiram saber o real motivo desta ida a Antartica…….. Os UFANISTAS irão se contorcer de raiva e incredulidade”? Isso foi o que me deixou curioso e motivou meu comentário.

Luiz Padilha

Aldo, não procure pêlo em casca de ovo meu amigo.
Ele irá apenas reabastecer e voltar pq os outros 2 ainda não terminaram suas manutenções.
Apenas isso! OK?

José Bonifácio

Bobagens, A Marinha pela primeira vez possui dois bons navios para o apoio da estação polar, e a contar o número de exercícios querealizou e/ou participou nesse último ano (aqui e no exterior), o fluxo financeiro deve estar normal, também pelo que consultei no site do MD, isso se confirma. Agora se existe problemas de disponibilidade há de se considerar a possibilidade de algum problema de gestão operacional por parte da MB. Contudo eu prefiro acreditar na hipótese de simples opção em função do treinamento da tripulação do Felinto Perry num ambiente, polar com baixas temperaturas,onde poderia vir a ser… Read more »

ALDO GHISOLFI

LUIZ PADILHA: não é procurar pêlo em casca de ôvo, não! Lemos tanta coisa que de uma hora para outra já não vale mais nada, tantas oisas são ditas com subentendidos e segundos sentidos que sempre fico com o pé para trás, como já disse antes. Por isso, reforço a pergunta em relação ao que postou o MVBM, que parece saber muito ‘das coisas’. Simples assim, sem querer ver pelo em ôvo. Sabes o que ele quis dizer?

Juarez Castro

A resposta é simples meus amigos: comprar não siguinifca operar, a MB ganhou recuros para adquiir outro navio, mas esqueceu que precisava de recursos para mante-lo operacional, deu no que deu, ou seja, independente de estarem em manutenção naquela “oficina estatal “, isto mostra que se houvesse $$$$$, pelo menos um deles deveria estar operacional e não é o que acontece. Alguns passaros, ou melhor “peixes” dizem que temos apenas 2 escoltas em condições full operation, afora a Barroso que ainda não está totalmente full, para que tem 14, a KOZA não está boa, mas continuam tapando o sol com… Read more »

lima

Se o K-11 está indo à Antartida, quem fica responsavel pelo socorro dos submarinos?

MVMB

è exatamente o q disse o Padilha.

è que os UFANISTAS não acreditam que a Marinha erra e/ou o “competente” Arsenal não consegue prontificar um navio antartico entre dois.

Fim do mistério !!!!!!!

ALDO GHISOLFI

MVMB: bom dia. Pensei que te referias aos problemas anteriores (de navegabilidade em mar grosso) do Alm.Maximiano; pensei que o navio estava detonado.

Luiz Padilha

Aldo. O Navio é ótimo, navega muito bem obrigado para os mares que irá encontrar, apesar de muitos falarem o contrário. Quem navegou nele tem opinião contrária, ou seja, o mesmo é bom e super confortável para as operações que se destina. O problema não é falta de $$$$ como o Juarez vive querendo emplacar. Não, não foi por falta de $$$$ e sim por questões gerenciais. Atrasos de fornecedores e etc. Coisas que acontecem com qualquer marinha no mundo, mas como foi com a MB, vira sinônimo de incopetência para os “Intendidos” de coisa alguma que entram aqui para… Read more »

Fabio ASC

Consumo excessivo da Estação e treinamento para resgate em mares “gelados”.

Para mim mais que excelentes motivos.

Aldo Ghisolfi

OK Luiz Padilha. Gracias e muito boa sorte para a MB!

Capitão Ahab

Pessoal, bom dia
Apesar da polemica (ela sempre é elucidativa), o que vale mesmo é a experiência para os tripulantes do K 11. Mesmo assim, ficam as experiências de um NSS operando em águas frígidas.
Abraços

humberto

Caro Luiz Padilha,
De repente, as fontes do Juares são as mesmas que a minha..Mas até onde sei..Full mesmo não são muitas..De repente, vc pode colocar o numero que temos..
A falta de dim dim é crônica sim, não tem como fazer um bom gerenciamento (ou algo que pareça isto) se vc tem muitas verbas contingenciadas ou desviadas para outros projetos prioritários para algumas mentes brilhantes..Não é incompetencia da MB..
[]

claudio/Itajaí - SC

Puxa quando eu li
…irá abrir caminho para o Navio Polar Almirante Maximiano – H-41 e Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel – H 44…
pensei que o K11 ia na frente qubrando o gelo kkkkkkkkkkkk

MO

Apenas um detalhe

Em qual momento da noticia foi mencionado treiamento de SS em aguas geladas

Pode ate eventualmente realizar algum adestramento, mas em momnto algum (na noticia acima) foi mencionado isto

Portanto, apenas para chamar atenção, a principio, nao inventemos fainas de adestramento para esta comissão

Luiz Padilha

humberto eu juro que não entendi direito. Vc quer que eu poste aqui quantos navios a MB tem em fase 3? É isso mesmo? Sinto muito, mas como brasileiro sei muito bem que este tipo de informação, não se coloca em internet. Só sugiro a vc que procure outras fontes, pois as suas estão um tanto furadas. O que passam a vc e a ele é muito superficial, coisa de quem pensa que sabe, mas não sabe da missa a metade. Quem sabe, se vc nominar alguma dessas fontes, talvez eu mude de idéia e passe a crer! A bola… Read more »

humberto

Caro Luiz Padilha, Jamais iria colocar as minhas fontes num blog, prefiro parar de postar do que faze-lo, pois iria prejudicar e muito alguns que tenho um grande apreço..Veja bem, escrevi alguns..Não são muitos..Mas o que tenho confio sim. Se vc não coloca um número acredito no que vc postou, pois não quer mostrar e concordo tb com vc sobre a web, tem coisa que não se posta, mas se vc tem um número que esteja mais para 14 do que para 2 (como o Juarez postou) de navios full, um de nós está totalmente errado. Para mim, a MB… Read more »

Aldo Ghisolfi

Ridículo ficar disputando beleza de quem tem as melhores “fontes” sem nada citar e ficar borboleteando no meio dos menos privilegiados. Acho que quem tem FONTE não fica comendo feijão e arrotando perú. Lastimavel que isso aconteça neste blog, pois mostra, antes de tudo, uma infantilidade perigosa da qual prefiro me afastar.

humberto

Caro Aldo Ghisolfi Creio que grande parte das pessoas que estão no blog o estão porque gostam do assunto, poucos conhecem bem do assunto, contudo existem pessoas que insistem que a coisa está lindo e maravilho, alguns por não conhecerem a situação das nossas forças armadas (pois é muito diferente o que temos do que gostaríamos de ter) outros por outros motivos. Muitos vem aqui para destilar o seu ódio e tachar de incompetentes os nossos militares (com certeza a MB tem em seus quadros gente muito ruim, mas gosto de acreditar que são exceção) e endeusar alguns políticos ou… Read more »

MO

Lendo o HUmberto me lembrei d uma coisa Qual foi mesmo o motivo que alguem da ONU telefonou sobre o Libano (pela 2a vez) para o Itamaraty e neste segundo telefonema disse “Desculpe, foi engano” ???? O que os navios tem a ver com isso ? e cade os cara de pau do governo para explicar o pq do “Desculpe foi engano” ? Não adianta a boa vontade de muitos se quem manda nem liga para isso e ainda engana a todos com eternos anuncios em sete de dezembros (ou marços, setembros, ah sei la, um treco assim … )… Read more »

ALDO GHISOLFI

Certo Humberto! Concordo contigo. De minha parte, não quis ser agressivo, mas me pegou mal ficar ouvindo falarem em fontes uma melhor do que a outra e nada de novo vir à tona para os bloguistas que, realmente, estamos aqui porque gostamos. Sou contra o ufanismo que tudo aceita e tudo explica como é comum de ser postado aqui. Não gosto de tirar os pés do chão. Não gosto dos posts que estão sempre malhando por mera questão ideológica. Nossas FFAA, evidentemente, tem muita genta incompetente nos seus quadros, mas a grande maioria é de extrema competência. Que não temos… Read more »

Luiz Padilha

humberto e Aldo, creio que não vale a pena continuar. O Aldo tinha a idéia de que o Alte Maximiano é ruim em mar grosso. Oficiais que serviram nele, me disseram o contrário. O humberto afirma que pessoas de seu convívio afirmaram que a MB só tem 2 escoltas funcionando. Ora, quem sou eu para dizer o contrário? Enfim, estamos mesmo mal. Apenas 2 escoltas. Basta uma passadinha de leve pela ponte Rio e Niterói para entender que a afirmativa acima está errada. Mas isso é apenas para quem sabe que navios operativos ou em fase 3, normalmente estão na… Read more »

ALDO GHISOLFI

Salve Luiz Padilha. A minha idéia de que ele é ruim de mar grosso é baseada em informações deste mesmo blog, tempos atrás (6.5.2008) que deixo de transcrever por ser matéwria ampla para este espaço.

Luiz Padilha

Pois é Aldo, mas para mim o que vale é o presente e nele, os tripulantes dizem o contrário, incluso ai, civis que viajaram no navio e adoraram ele.

Juarez Castro

Padilha! Não sou do mar , fui do ar, mas eu bem sei que aviões em linha de vôo e navios atracados em cais não sinônimo de disponibilidade, nem aqui, nem na Navy e nem na cochinchina. Eu vou repetir, a MB hoje não tem mais dos que 3 escoltas em condições full operation de combate, se eu ou o Humberto estivessemos errados, como disse o colega MO, naquele telefonema da ONU, para o itamarati que vivie por aí falando que temos que ser pleiades internacionais, teria soado a sirena de alerta de combate lá na BNRJ e as estas… Read more »

Alberto

O navio foi para a Antartica reabastecer a base e para adestramento de tripulacao naquele ambiente….