Marinha Grega recebe navio rápido de ataque HS ‘Grigoropoulos’
Elefsis, Grécia: A Marinha Grega aceitou a entrega de seu quarto navio rápido de ataque (Fast Attack Craft), projetado pela BAE Systems, em uma cerimônia realizada no estaleiro da Elefsis, perto de Atenas.
HS Grigoropoulos P-70 é a última, em um grupo de sete Embarcações Rápidas de Ataque com 62 metros de comprimento, construídos pela parceira industrial da BAE Systems, a Elefsis Shipyards, para a Marinha Grega. De acordo com um programa de transferência de tecnologia a longo prazo, a BAE Systems atua como a autoridade de projeto e a principal subcontratada da Elefsis Shipyards, responsável pelo projeto e pela integração dos sistemas de combate nas embarcações. A empresa também dá suporte de engenharia, no local, para a Elefsis Shipyards e investiu na construção de avançadas instalações de fabricação, em seu estaleiro, com o objetivo de incrementar a capacitação industrial da Grécia.
De acordo com Alan Johnston, Diretor Executivo da divisão de Navios de Superfície, na BAE Systems: “Esta é uma grande conquista do programa, espelhando o trabalho duro, o compromisso assumido e a fantástica parceria entre a BAE Systems e a Elefsis Shipyards, que visa fornecer navios de grande capacidade para a Marinha Grega.
“Este tipo de parceria mostra a força que a BAE Systems pode conferir a marinhas e parceiros industriais, em sua busca por soluções econômicas que podem incrementar suas capacidades e assim satisfazer futuras exigências navais”.
O navio HS Grigoropoulos superou todos os critérios de desempenho especificados, em uma série de testes de plataforma e armamentos, resultando em sua aceitação pela Marinha Grega.
Esta Embarcação Rápida de Ataque, com 62 metros de comprimento, foi projetada para atingir altas velocidades e operar como uma plataforma multiemprego, tanto em situações de combate anti-aéreo como de superfície. Utilizado pela Marinha Grega como uma embarcação de patrulha oceânica e de interceptação em altas velocidades, este navio incorpora uma grande seleção de armamentos, em seu casco compacto, e representa uma solução econômica para operações de vigilância, coleta de informações de inteligência, patrulha, interdição e engajamento com forças inimigas.
Além dos engenheiros da BAE Systems trabalhando no estaleiro da Elefsis, na Grécia, as equipes de projeto e engenharia, baseadas em Portsmouth, no Reino Unido, têm dado um apoio valioso ao programa, desde o seu início em 2000, contribuindo para o sucesso desta entrega de navios.
SAIBA MAIS: