Apoio da Marinha às Forças de Segurança do Estado do Rio de Janeiro
A Marinha do Brasil (MB) está prestando, desde o dia 25 de novembro, apoio logístico de transporte ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, conforme solicitado ao Ministro da Defesa, em face dos recentes problemas de Segurança Pública ocorridos.
Para tanto, foi ativado um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais (GpOpFuzNav), com os meios necessários a prestar o apoio solicitado. Em menos de 12 horas após a solicitação, os meios já estavam atuando em apoio às Forças de Segurança do Estado do Rio de Janeiro. A rápida mobilização é decorrente da prontidão operativa e da capacidade expedicionária do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.
Foram disponibilizadas seis Viaturas Blindadas sobre Lagartas M-113, cinco Viaturas Blindadas sobre rodas PIRANHA e quatro Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf), duas Viaturas Blindadas Socorro, além de carretas, caminhões e viaturas leves. O efetivo de pessoal empregado na operação atualmente é de 127 Fuzileiros Navais.
Inicialmente, a partir de 25 de novembro, foi prestado apoio ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), na ocupação da Vila Cruzeiro. A partir de 28 de novembro, na ocupação do Complexo do Alemão, o apoio foi também estendido à Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.
Assessoria de Comunicação Social
Marinha do Brasil / Força de Fuzileiros da Esquadra
SAIBA MAIS:
- Acompanhe as notícias sobre as operações no Rio de Janeiro no ForTe.