AgustaWestland e Sikorsky competem por venda de helicópteros para Dinamarca
As companhias AgustaWestland e a Sikorsky competem por um contrato de US$ 2 Bilhões com a Dinarmarca para vender 12 helicópteros de uso naval.
A Sikorsky oferece o seu multi-missão MH-60R Seahawk e a AgustaWestland com a sua versão mais nova do Lynx, o AW159 Lynx Wildcat, e também com o AW 101 Merlim.
“Nossa proposta atende a contento as exigências dinamarquesas” disse Geoff Russell da AgustaWestland, ao mesmo tempo, o Congreso norte-americano já foi notificado sobre o possível contrato de venda via FMS, porém a competição continua aberta.
A Royal Danish Navy opera hoje uma frota de 12 Westland Super Lynx Mk-90B.
Preferia os AW101 Merlin para as FA no lugar dos EC725, e novos Lynx para a MB (na versão Wildcat).
Interessante o Linx armado com mísseis Lightweight Multirole Missile (LMM).
Júnior, O curioso é que, nas fotos apresentadas, os dois modelos de helicóptero estam equipados e armados para Littoral Warfare, um reflexo das novas demandas. Acredito que o Sikorsky MH-60R Seahawk e o Agusta-Westland AW159 Lynx Wildcat são as melhores opções para combate em águas costeiras (Brown-water), em que pese dimensões diferentes. A US Navy optou claramente por um helicóptero médio e ágil, o Seahawk, para todas as suas missões, ou seja, ASuW e ASW. A Royal Navy optou por uma combinação de helicópteros mais ou menos leves com pesados, o mix Lynx / Merlin. As opções destas duas experientes… Read more »
Caro Ivan,
Antes de mais nada gostaria de agradecer o “Júnior”, rsrsrsr, mas pode continuar a me chamar de Bosco mesmo. O Galante é que mudou meu nome aqui no Blog. rsrsrsrs
Quanto aos helis, eu sou suspeito para falar, e acredito que o Dalton também. ssrsrsrs
Gosto muito do MH60R para emitir qualquer opinião imparcial. rsrsrsrsrs
Um abraço meu amigo.
Confesso que tou por fora da concorrencia dinamarquesa, mas sendo o wildcat e seahawk aeronaves de categorias diferentes, teria como compara las?
A opção da MB pelos Lynx/Super Lynx e pelos Sea King e Sea Hawk, se baseia sobretudo nas capacidades oferecidas pelas aeronaves em sí. E no emprego das mesmas por outras marinhas, c/ as quais a MB mantém alguma forma de relacionamento operacional. Fica difícil justificar portanto, além de certos intere$$e$ inconfe$$ávei$ dos chefes do MD, a escolha do EC-725. Pois o mesmo sequer é operado pela própria marinha de guerra de seu país de origem, aliás tb usuária do Lynx, em função análoga a aquela pretendida pela MB. A MB em breve estará a operar 3 aeronaves diferentes, c/… Read more »