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andre_primao

Reparei que os SUE, assim como os nossos A-4, quando vão decolar utilizam um cabo preso a catapulta.

Ao ver as decolagens em NAe americanos notei a ausência de tais cabos na decolagem dos F-18.

Seria essa necessidade devido as caracteristicas do trem de pouso ou devido àlguma caracteristica do sistema de lançamento do navio?

daltonl

Caro André… há pessoas mais qualificadas aqui que poderiam responder, mas, enquanto não aparecem vou tentar explicar do meu modo… o que vc viu na decolagem do SEM chama-se “bridle” algo como “redea” já o Rafale e os Hornets, Hawkeyes, etc, dispoem de um sistema mais moderno chamado “T-Bar” no trem de pouso dianteiro. Se vc reparar no A 12 São Paulo verá uma extensão da catapulta, que é o chamado “bridle catcher” que recolhe o cabo, já o Charles de Gaulle não dispoem do mesmo então acredito que o cabo seja perdido, mas em breve o SEM será substituido… Read more »

Guilherme Poggio

Daltonl disse:

há pessoas mais qualificadas aqui que poderiam responder

Dalton. você é a pessoa mais qualificada 😉

Embora o SP tenha o “bridle catcher” a MB não o utiliza. O cabo da lançadeira vai para o mar mesmo (tem um monte deles na antepara dos elevadores).

A catapulta do SP também foi equipada pelos franceses para lançar aeronaves com engate na extensão da bequilha. Fizeram isso para testar os Rafale. Em tese também serviria para lançar um Hornet.

Luiz Padilha

Dalton, perfeito!

andre_primao

Daltonl, muito obrigado por sanar essa dúvida.

daltonl

Poggio…

…estava pensando justamente em vc, mesmo assim obrigado!

André…

…fico contente.

abs aos dois