O site MercoPress repercutiu as notícias da mídia brasileira sobre a futura aquisição de fragatas e navios patrulha para a Marinha do Brasil.

Foi dito que o negócio pode atingir a cifra de £ 2,9 bilhões, o que incluiria a compra  de seis navios patrulha (que custariam entre £ 60 a £ 80 milhões cada) e de 5 a 6 fragatas Type 26, ao custo de £ 300 a £ 400 milhões cada.

O Defensenews também anunciou que o Reino Unido está negociando com o Canadá a entrada deste país no programa de desenvolvimento do Global Combat Ship (Type 26 na Royal Navy), navio que deverá substituir as fragatas Type 23.

A Type 26 estaria para o Type 45, assim como a FREMM está para a “Horizon”. Serão navios menores e mais baratos, utilizando boa parte das tecnologias usadas nos navios maiores.

Uma fonte disse ao Poder Naval que a Marinha do Brasil trabalhava pelo fechamento da compra dos navios com os italianos. Mas a decisão do Brasil de manter o ex-ativista italiano Cesare Battisti no país, pode favorecer os britânicos.

Além disso, a oportunidade do Brasil de participar do projeto do Global Combat Ship é um grande diferencial, ainda mais com a possibilidade de diluir os custos de desenvolvimento com outros países. Austrália, Malásia, Nova Zelândia e Turquia também estão interessadas no projeto da Type 26.

Por outro lado, as FREMM parecem não atender à todas as especificações brasileiras. Por serem navios otimizados para operação silenciosa, não atingem velocidades tão altas, necessárias para acompanhar um grupo nucleado em Navio-Aeródromo.

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