Marinha Real dá adeus ao HMS Chatham
–
HMS Chatham, última das quatro fragatas Type 22 Batch 3 a ser comissionada, é a primeira a deixar o serviço
–
A Marinha Real (Royal Navy) informou que na última terça-feira, 8 de fevereiro, a tripulação da fragata Type 22 Batch 3 HMS Chatham deu adeus a seu navio. A cerimônia de descomissionamento do navio, que prestou mais de 20 anos de serviço, ocorreu na Base Naval de Devonport, sob chuva.
O Almirante Sir Ian Forbes, que foi o primeiro comandante da fragata, fez o primeiro discurso da cerimônia, e o bolo comemorativo do descomissionamento foi cortado por um dos marinheiros com mais tempo de serviço a bordo.
O Comandante Simon Huntington, o último da Chatham, destacou os feitos do navio nos últimos 20 anos, sua confiabilidade e sucesso. A fragata participou de operações e conflitos ao redor do globo, assim como de comissões antipirataria, antinarcóticos e humanitárias. Numa das mais recentes, no ano passado, o HMS Chatham esteve por sete meses servindo na costa da Somália, onde foi o navio líder da Operação Ocean Shield, da OTAN.
Outros destaques do informe da Marinha Real sobre o descomissionamento são: missão huminitária no Sri Lanka após o Tsunami de 2004, operações ativas na guerra civil de Serra Leoa em 2000 e na costa do Iraque em 2003. Quando Hong Kong passou para a China, em 1997, a Chatham também estava presente.
As outras três fragatas da classe, HMS Cornwall, HMS Cumberland e HMS Campbeltown continuarão a apoiar operações no Oriente Médio e em águas britânicas até o final do ano. Com o descomissionamento delas, dezenove navios de escolta permanecerão em serviço (devido aos cortes no orçamento de defesa do Reino Unido) incluindo os novos destroyers de defesa aérea Type 45 e as fragatas Type 23.
O HMS Chatham teve sua quilha batida em 1986, nos estaleiros Swan Hunters Shipbuilders Ltd. Lançada em 1988, foi a última das Type 22 Batch3 a entrar em serviço. Foi também o sétimo navio da Marinha Real a ser batizado com esse nome. Como curiosidade, um de seus predecessores transportou o corpo do Almirante Lorde Nelson do HMS Victory para o Hospital de Greenwich Hospital, antes de seu funeral na Catedral de St Paul.
FONTE / FOTOS: Royal Navy (Marinha Real Britânica)
VEJA TAMBÉM: