Piloto de teste da US Navy conclui primeiro voo no F-35C
A variante embarcada do F-35 Joint Strike Fighter (CF-1) voou pela primeira vez com um piloto de testes da US Navy nos comandos no dia 11.02, na NAS Patuxent River.
Decolando as 14:06Hs, o F-35C voou durante cerca de duas horas sob o comando do Lt Cmdr. Eric “Magic” Buus.
“A aeronave realizou um bom voo por mais de duas horas sem apresentar nenhum problema. É realmente uma aeronave que posui um voo estável e boa de se voar”, disse Buus.
“Este voo foi um grande marco para mim pessoalmente e o mais importante, realizado durante as comemorações pelos 100 anos da Aviação Naval. Este avião está nos conduzindo para um grande salto em termos de capacidade e estou ansioso para colocá-lo em testes embarcado e exigir dele o máximo necessário para garantir que estará pronto para a Frota.”
O F-35C é diferente das variantes F-35A e B, pois possui maior superfície alar e o trem de pouso é reforçado para as operações de pouso e decolagem a bordo.
FOTOS: Lockheed Martin e The History Channel
CoNcluído o voo, retorna-se p/ Pax…
Lugarzinho chato p/ morar, esse hein!!!
Pelo menos se comparado c/ Edwards, lá no meio do deserto.
Mas pq raios tem que haver uma versão p/ a USAF e outra p/ a US Navy tão diferentes??? Salvo é claro aquelas características intrínsecas, ditadas pela operação naval??? Não seria mais interessante e economico, que houvessem minímas diferenças entre essas versões??? Ou os cenários previstos por ambas as forças, p/ o emprego desta aeronave, são assim tão diferentes que justificariam essas versões distintas??? Algo como o que ocorre entre o Rafale B/C e o M, aonde boa parte da célula é comum, incluíndo resistência estrutural e proteção a corrosão, sendo a seção dianteira a maior diferença entre as versões… Read more »
Mauricio…
posso estar enganado, mas os modelos “A” e “C”, tem em comum cerca de 70% ou mais, não sendo assim tão diferentes.
A USAF e as demais Forças Aereas comprometidas com o F-35A não necessitam das “qualidades” e “defeitos” do modelo “C”, traduzindo, o “C” será bem mais caro e a USAF necessitará de uma maior quantidade para substituir seus F-16s e A-10s do que a US Navy para operar em seus NAes.
abs
Post coNcluído!
Não creio que a comunalidade seja assim tão alta, a versão naval tem uma série de diferenças (asas maiores, trem de pouso reforçado, gancho de parada, maior integridade estrutural, proteção contra corrosão diferenciada, carrega mais combustível) expressivas em relação a versão da USAF (canhão interno), ocorre que a versão naval tem custos ciclícos 25% menores que a versão STOL/V, a de desenvolvimento mais arriscado e portanto caro, aonde estão ocorrendo os maiores problemas desta aeronave.
Mauricio…
gosto de pensar que o coração de uma aeronave é o seu motor e o cérebro os sensores, portanto ambas as versões tem sim o principal em comum.
O que vc citou são “acessórios” para o F-35C operar a bordo de NAes.
Arrisco um palpite de que a versão naval mais pesada terá um desempenho ligeiramente inferior à versão terrestre entre outras coisas, pelo motor em comum, pois a versão “A” deverá ser tão ágil quanto o F-16 que ele irá substituir eventualmente.
abs
A fuselagem de uma aeronave diz mto de sua capacidade, são a face e o corpo que darão forma as capacidades da aviônica, montadas em seu interior e por ela transportada. E se esqueceu das asas, são elas que dão tração a potência do motor. Não é á toa qua a principal indicação da capacidade de manobra de uma aeronave é dada justamente pela área das asas, a carga alar. Pode-se por o tanto de potência, limitado lógico a integridade estrutural da aeronave, que se quiser; sem asas adequadas não haverá melhora nas qualidades de voo. Qnto a ter a… Read more »
Sim Mauricio, falando em asas, mesmo as asas do F-35C foram pensadas para pouso em NAe, ou seja é uma daquelas diferenças menores entre as versões, cada uma melhor adequada ao meio onde irão operar. Não acredito, mas é apenas opinião minha, que tais modificações seriam tão simples, veja que a Australia recebeu os mesmos F-18Fs operados pela US Navy para a RAAF. Também os “parceiros” embora minoritários não iriam querer uma versão naval modificada e ainda mais cara. Quanto ao alcance maior da versão “C”, vejo que independente ou não de ser modificada para uso pela USAF, o mesmo… Read more »
Interessante imagem mostrando a comunalidade entre as partes das versões do F-35 JSF:
http://media.defenseindustrydaily.com/images/AIR_F-35_Version_Commonality_lg.jpg
O que se nota na realidade é que, excetuada as asas, o F-35C é bastante similar ao F-35A.
Sds.