Mais um submarino ‘cocaleiro’ apreendido na Colômbia
Embarcação tinha autonomia de navegação para chegar ao México. Capacidade era de oito toneladas, segundo os militares
Submarino artesanal é visto em área rural de Timbiqui, no departamento colombiano de Cauca, nesta segunda-feira (14). Construído por traficantes, ele tem capacidade para transportar até oito toneladas de cocaína.
O Exército afirmou que o barco, com autonomia de navegação para chegar até o México e capacidade de submergir nove metros, foi descoberto no domingo na costa sudeste do litoral pacífico do país.
O general Jaime Herazo afirmou que foi o primeiro submersível do gênero apreendido no país, pois os anteriores eram apenas semisubmersíveis. Ninguém foi preso.
FONTE: G1 / FOTOS: AFP
SAIBA MAIS:
Enquanto uns na costa atlântica da América do Sul, desaprenderam como construir submesíveis, outros na costa do Pacífico vão de vento em popa.
Para o Brasil é ótimo que os traficantes assimilem e evoluam esta tecnologia.
Quanto mais droga passar submersa pelo Oceano Pacífico, menos teremos passando pelo Brasil.
Mas tem uma pergunta singela no ar: onde eles estão indo buscar a tecnologia?
Fazer um submarino, mesmo que simples, capaz de permanecer submerso uns poucos metros, não é para qualquer um. Saber construir tanques de lastro é a diferença entre um submarino e um navio afundando.
É coisa para engenheiro naval. E com experiência em submarinos.
Fico me perguntando se este(s) engenheiro(s) não são militares venezuelanos, fazendo um “bico por fora”.
Os Subs sendo um dos meios mais discretos, qual a quantidade dos mesmos que lograram a atingir a costa dos EEUU e/ou Mexicana sem que fossem descobertos?Como “abordar” desses meios segundo o direito internacional?Que paradigmas são lançados as FFAA e forças policiais dos paises do Caribe e América do Norte?
Reparem como o design tem evoluido. Esse aí já tem o casco em forma de gota, ao estilo do pioneiro Albacore. Do jeito que os traficantes tem dinheiro, eles vão acabar conseguindo fazer um nuclear antes da gente!!
Caro mmartins…
ele é o oposto do “Albacore” em todos os sentidos na verdade, mas mesmo assim um grande avanço com relação aos semisubmersiveis que os traficantes tem utilizado.
abs