DCNS prepara Aquitaine, a primeira FREMM, para seus testes de mar
A DCNS informou na última quinta-feira, 3 de março, que está completando a integração de equipamentos e os testes de aceitação no porto da primeira fragata multimissão da classe FREMM, a Aquitaine. Segundo a empresa, esses testes de todos os sistemas mais importantes do navio estão ocorrendo de acordo com o cronograma, sendo necessários antes da primeira saída do navio para o mar, agendada para a próxima primavera (do Hemisfério Norte).
Segundo a empresa, foram instalados até o momento 95% dos equipamentos elétricos e hidráulicos do navio. Assim, as equipes estão agilizando os testes de aceitação, no porto, dos principais sistemas: de informação e comunicação, de navegação (radares de navegação e de busca antecipada), de geração e distribuição de energia elétrica (incluindo quatro geradores diesel), além de sistemas de combate e de propulsão.
Nos últimos dias, foram iniciados os testes dos motores de propulsão elétrica e da turbina a gás, sendo completados com sucesso. O sistema de transmissão da fragata funcionou pela primeira vez, incluindo os motores e os hélices de teste, o que é considerado as “primeiras batidas de coração” do navio.
Nas próximas semanas, os seguintes itens vão se somar aos mais de mil componentes já fabricados, integrados e embarcados no navio: os hélices, os sistemas relacionados à segurança do navio no mar, as portas do hangar de helicóptero e os turcos para os botes semirígidos.
Sessenta homens e mulheres da Marinha Francesa (Marine Nationale) foram treinados por seis meses, visando a realização bem-sucedida das provas de mar. Eles se prepararam numa plataforma de treinamento para o sistema de gerenciamento do navio, na DCNS, familiarizando-se com uma fragata bastante automatizada, que embarcará futuramente 108 tripulantes – isso é metade das pessoas necessárias para guarnecer fragatas da geração anterior.
A DCNS está envolvida com doze unidades da FREMM, sendo onze para a Marinha Francesa e uma para a Marinha Real do Marrocos.
Características técnicas (podem variar conforme a versão):
- Comprimento total: 142 metros
- Boca: 20 metros
- Deslocamento: 6.000 toneladas métricas
- Velocidade máxima: 27 nós
- Tripulação: 108 (incluindo destacamento embarcado para operação de helicóptero)
- Capacidade de acomodação: 145 homens e mulheres
- Alcance: 6.000 milhas náuticas a 15 nós
- Sensores principais: radar multifuncional Héraclès da Thales, sonar de mergulho vertical de baixíssima frequência e sonar de casco.
- Armamentos: mísseis navais de cruzeiro SCALP, mísseis superfície-ar Aster 15 / 30, mísseis antinavio Exocet MM 40, todos da MBDA, além de torpedos MU90, da Eurotorp. Armamento de tubo de 76 mm ou 127 mm. Para ameaças assimétricas, metralhadoras de 12,7 mm e/ou canhões de 20mm controlados remotamente.
- Helicóptero: NH90
FONTE / IMAGENS: DCNS
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