Cerimônia marca assunção do Comando da Força-Tarefa Marítima da ONU no Líbano
No dia 24 de fevereiro, o Contra-Almirante Luiz Henrique Caroli assumiu o Comando da Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL). A cerimônia ocorreu a bordo da Fragata Turca “Yildirim”, atracada na Base Naval de Beirute.
A solenidade foi presidida pelo Comandante da UNIFIL, Major-General Alberto Asarta Cuevas, e contou com a presença do Embaixador do Brasil em Beirute, Paulo Roberto Campos Tarrisse da Fontoura, dos Embaixadores latino-americanos (Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela) e de países com navios na FTM (Alemanha, Turquia e Indonésia), além de Oficiais-Generais da UNIFIL, do Comandante da Marinha libanesa e de Adidos Militares de diversas nacionalidades.
Na manhã do dia 25 de fevereiro, como parte da programação de assunção do Comando da FTM, o Contra-Almirante Caroli, acompanhado dos Oficiais brasileiros do Estado-Maior da Força-Tarefa, suspendeu com os navios da Força-Tarefa Marítima para a realização do exercício FOTEX.
A UNIFIL foi criada em 1978 para monitorar a retirada das Forças israelenses do território libanês. Já a FTM surgiu em 2006 sob o mandato da Resolução 1701 (2006) do Conselho de Segurança das Nações Unidas e em atendimento à solicitação do Governo libanês. Ela tem como tarefas principais impedir a entrada ilegal nos portos do Líbano de armas e materiais afins e treinar a Marinha libanesa para que, no futuro, possa assumir o controle de suas águas jurisdicionais. Atualmente, a Força tem sob seu comando cerca de 800 militares e oito navios de cinco nacionalidades (Alemanha, Bangladesh, Grécia, Indonésia e Turquia).
A FTM é o primeiro componente naval de uma missão de paz da ONU e pela primeira vez será comandada por um país não integrante da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
FONTE: MB
Ok. E a escolta brasileira, se irá, qual será, quando irá ?
Er, Ozawa o serviço la , tecnicamente é pra NPa, escolta so se fosse, no caso, função de capitanea
Imagine agora uma “AB” com a bandeira brasileira chegando naqueles mares e como nau capitânea da FTM.
Sonhar não tem custo de aquisição nem de operação, e pode navegar a 30 nós…
Um Contra-Almirante brasileiro comandando uma força-tarefa SEM um único navio brasileiro é algo Contraditório.
FOTEX, quando sera que forcas militares vao para com essas manias de Dog and Pony show!! O mentalidade de Peacetime que nao morre….
O Almirante brasileiro e aquele na foto de botas marrom? Porque se for, e dose um oficial general que nao consegue sequer tocar os calcanhares quando em posicao de atencao, um minimo de disciplina e postura militar nunca fez mal a ninguem.
Quanto a falta de um navio brasileiro nao ha sequer o que comentar…
Bute Maaraum, o CA eh FN ?
??
Faltam escoltas,
Faltam recursos,
Falta marcialidade…
Sobram bravatas, formaturas… Aliás, se a MB só faz formaturas ultimamente, nem para aprimoramento da ordem unida elá anda servindo então…
E agora, segundo informação que obtive de fonte do meio, a FAB está toda no chão, exceto o EIA, por ordem da Srª Dilma, para avaliar gastos com as horas/vôo…, pelo jeito a MB deve estar seguindo caminho paralelo, então escolta no Líbano nem pensar.
Ora, afinal, então para quê a marinha brasileira precisa de navio ? A próxima constatação será: para quê precisamos de uma marinha…
Ozawa disse:
14 de março de 2011 às 16:15
“A próxima constatação será: para quê precisamos de uma marinha”
Você pode ter certeza que no governo da companheirada, e na politicanalha em geral, não falta quem pense assim. Aliás, em relação a todas as FFAAs, pra ser justo.
Abs.
Quanto ao tópico: ridículo. Nada mais a dizer.
“…quando sera que forcas militares vao para com essas manias de Dog and Pony show!!”
Tão armando um alí na Líbia, mas os “atores” estão inseguros qnto ao roteiro.
Ah, o reparo quad gemeo a direita do hangar, é uma das torretas GBM-B1Z do sistema CIWS “Sea Zenith”
Como ousam falar mal da Ascendente Super Potência brasileira, equipada COM A ÚLTIMA PALAVRA DA DÉCADA DE 70 em armamentos !!??
Que falta de patriotismo !!!
ah ah ah ah ah ah ah !!!!
🙂
OFF TOPIC…
…afinal é sobre avinhãozinhú, afundando navios, na Líbia!!!
E entra em cena a Força Aérea LIVRE da Líbia!!!
Aliás entrando em grande estilo, afundando 2 navios legalistas e danificando um 3º!!!
(http://www.reuters.com/article/2011/03/15/libya-ships-newspaper-idUSLDE72E2F120110315)
O site da oposição líbia, tb noticiou, mas em árabe:
(http://www.libya-alyoum.com/news/index.php)
A rede Al-Jazeera de TV, tb teria noticiado essa ação.
Ah, e qnto ao “pony and dog show” no Mediterrâneo…
Israel apreendeu navio procedente de Latakia na Síria, destinado ao Egito, contrabandeando armas.
(http://www.informationdissemination.net/2011/03/israeli-navy-seizes-arms-smuggling.html)