Nas fotos divulgadas pela Marinha dos EUA (USN), o destróier classe ‘Arleigh Burke’ USS Barry, DDG 52, lança um míssil de cruzeiro Tomahawk em apoio à ‘Operation Dawn’ (Operação Amanhecer, ou Alvorada). Aproximadamente 110 mísseis Tomahawk foram lançados pela USN e pela Royal Navy (Marinha Real) na operação, segundo o Departamento de Defesa dos EUA (DoD).

Ainda segundo o DoD, as forças dos Estados Unidos estão na ponta de lança da operação da coalizão, desabilitando o sistema integrado de defesa aéra e de mísseis terra-ar da Líbia. Os alvos são radares e sítios antiaéreos em volta da capital, Trípoli, e outras instalações ao longo da costa do Mediterrâneo.

Além do lançamento de mísseis de cruzeiro, os EUA contribuirão com comando e controle e logística. Tripulações aéreas também farão ataques eletrônicos contra os sistemas líbios. A operação é comandada pelo almirante Samuel J. Locklear, da USN, a bordo do navio de comando USS Mount Whitney. Outros 24 navios da Itália, Canadá, Reino Unido e França estão envolvidos na operação.

FONTE / FOTOS: USN (Marinha dos EUA) e Departamento de Defesa dos EUA

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments