Ontem à noite, um submarino da classe Trafalgar disparou novamente mísseis Tomahawk, durante um ataque coordenado.

Em declaração, o Chefe do Estado-Maior da Defesa, o Major General John Lorimer disse:

“Forças armadas britânicas voltaram a participar de uma ação coordenada contra os sistemas de defesa aérea da Líbia em apoio a Resolução 1973, do Conselho de Segurança das Nações Unidas“.

“O Reino Unido lançou mísseis Tomahawk de um submarino classe Trafalgar em alvos de defesa aérea, como parte do plano da coalizão para fazer cumprir a resolução.

“A Grã-Bretanha e os seus parceiros internacionais continuam envolvidos em operações para fazer cumprir a estabelecida zona de exclusão aérea  e ao embargo de armas à Líbia.”

O submarino está posicionado na costa da Líbia, junto com as fragatas HMS Cumberland (Type 22) e HMS Westminster (Type 23).


Ambos os navios de guerra estavam envolvidos com a evacuação de cidadãos britânicos do país do Oriente Médio no início deste mês, tendo o HMS Cumberland transportado mais de 400 pessoas em segurança para Malta.

A Marinha Real continua a realizar bloqueio naval à região litorânea, proporcionando um efeito dissuasor muito visível e evitando que as canhoneiras da marinha líbia lancem ataques contra civis em terra.

Os navios de guerra também tem como objetivo impedir que armas sejam entregues ao país, deste modo, os helicópteros Merlin e Lynx estão realizando patrulhas regulares na costa e um destacamento de fuzileiros navais está a bordo pronto para  entrar em ação, no caso de defesa do navio ou como equipe de busca, para quaisquer tarefas operacionais futuras.

FONTE e FOTOS: RN

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments