P-3C da USN coloca navio da Guarda Coteira Líbia fora de ação
O comando do AFRICON informou nesta terça-feira que navios e aviões da Marinha dos EUA atacaram embarcações líbias que disparavam indiscriminadamente contra navios mercantes próximo à costa de Misrata na noite do dia 28 de março.
“Uma aeronave de patrulha e vigilância marítima P-3C, um A-10 Thunderbolt da USAF e o contratorpedeiro USS Barry (DDG-52) engajaram o navio Vittoria da Guarda Costeria Líbia e outras duas embarcações menores”.
O comando do AFRICON, baseado na cidade alemã de Stuttgart, informou ainda que “múltiplas explosões foram observadas no navio, forçando o mesmo a encalhar na praia”, referindo-se ao Vittoria.
Foi informado também que o P-3C lançou mísseis AGM-65F Maverick contra o Vittoria e o A-10 disparou com o seu canhão GAU-8/ Avenger de 30mm contra as outras duas embarcações menores, destruindo uma e forçando o abandono da outras pelos tripulantes.
FONTE:AFRICON
Esse pessoal das FAs da Libia devem ser malucos para continuar nessa guerra perdida.
A-10?
RUN, FORREST, RUN!!! 🙂
Mais um glosioso design da década de 50, que mostra ao que veio, sorry P-99!!!
Pois é.
E ainda tem gente contra a aquisição/modernização do P-3 pela FAB.
Desde que armado decentemente, ainda é letal para muitos navios e submarinos.
A única coisa que em minha opinião está errado é fato de não ser a MB a força a operá-lo, assim como EB que deveria operar aeronaves de asa fixa, é um absurdo, por exemplo, nossos PQD’s necessitarem das aeronaves da FAB para realizarem seus saltos, mas tem coisas que só acontecem aqui no Brasil.