Navantia confirma que AEGIS estará liberado para o Brasil
Na quinta-feira, 15 de abril, os editores Guilherme Wiltgen e Luiz Padilha tiveram uma longa e interessante conversa com os executivos da Navantia, no estande da empresa na LAAD 2011. A Navantia, gigante espanhola da construção naval, é um dos fornecedores que disputam o contrato para as novas escoltas, NaPaOc e NApaLog da Marinha do Brasil.
Entre outras informações que recolhemos ao longo das conversas, foi confirmado que a Navantia terá a autorização dos Estados Unidos para o fornecimento, ao Brasil, de navios equipados com o sistema AEGIS, caso vença o contrato. Se essa informação se confirmar, fará a oferta espanhola ter um diferencial muito forte em comparação aos outros concorrentes, pois o sistema AEGIS é considerado o “supra sumo” em termos de sistemas de armas superficie-ar integrado. O AEGIS é responsável pela defesa de aérea para grupo batalha e compila o quadro aéreo para caças que se concentram na batalha aérea externa. Atualmente a espinha dorsal da defesa da frota da US NAVY é feita pelos DDG’s e CG’s, que utilizam o sistema AEGIS.
Abaixo mostraremos as Classes dos navios oferecidos pela Navantia à Marinha do Brasil.
Fragata F-100 Classe “Álvaro de Bazan”
OPV “Patrulero 90”
AOR “Cantabria”
Nota do Editor: A possibilidade do Estaleiro Navantia poder oferecer o sistema AEGIS, em nossa opinião, fortalece em muito a proposta espanhola, porém, ainda é cedo para saber se o custo deste Escolta, equipado com este sistema, estaria dentro do limite orçamentário desta licitação. Todos os produtos oferecidos estão em operação e isso também é outro fator importante para a análise da MB.