NAe chinês ‘Shi Lang’, ex-‘Varyag’, deverá sair ao mar em julho
Segundo o jornal Taipei Times, baseado em informações da mídia Chinesa, o navio-aeródromo chinês ‘Shi Lang’ deverá fazer-se ao mar, pela primeira vez, no início do segundo semestre deste ano. O navio é visto por Taiwan como mais uma preocupação para sua defesa.
Os trabalhos no navio comprado à Ucrânia em 1992 por 20 milhões de dólares (então denominado Varyag) foram iniciados em 2002, no porto de Dalian, e já tomaram nove anos. O navio-aeródromo deverá receber o nome ‘Shi Lang’, em homenagem ao almirante da dinastia Qing que conquistou, em 1681, o que hoje é conhecido como Taiwan.
O navio deverá ser uma das últimas grandes realizações do presidente chinês Hu Jintao antes que ele deixe o governo no ano que vem, e sua primeira saída poderá ser realizada em 1º de julho.
Segundo uma reportagem da Jane’s Defence Weekly da semana passada, o ‘Shi Lang’ poderá ser equipado com radares de varredura eletrônica e mísseis ar-superfície, tornando-o uma plataforma mais independente de escoltas do que suas contrapartes da Marinha dos EUA. Apesar da primeria saída ao mar planejada, muitos dos equipamentos eletrônicos do navio estão para ser instalados.
O ‘Shi Lang’ mede 302 metros de comprimento, 70,5m de boca, e poderá deslocar suas aproximadamente 67.000 toneladas a velocidades entre 29 e 31 nós, carregando um grupo aéreo embarcado de até 50 aeronaves de vários tipos, entre asas rotativas e asas fixas (veja mais detalhes a respeito das aeronaves, assim como outros assuntos relacionados ao navio, nos links abaixo).
FONTE/FOTO: Taipei Times
VEJA TAMBÉM:
- J-10AH, J-10 e J-10B
- ‘Desafio Poder Naval’ 9
- Varyag na doca e cooperação brasileira com a PLAN preocupam americanos
- E na China…
- China constrói ‘mock-up’ de navio-aeródromo para treinamento em terra
- China prossegue com os trabalhos no porta-aviões ex-’Varyag’
- Ex-’Varyag’ deve entrar em serviço em 2012, na China
- Como vai ficar o navio-aeródromo chinês ‘ShiLang’ depois de pronto
- Caça naval chinês J-15 na capa da Modern Ships
- J-15: a cópia chinesa do caça naval russo Su-33