Contrato de Modernização das Aeronaves AF-1/1A completa dois anos

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O Programa de Modernização de Aeronaves AF-1/1A, feito em parceria com a Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A.(EMBRAER), completou dois anos no dia 14 de abril.

O contrato prevê a atualização de doze AF-1/1A, sendo nove monopostos e três bipostos, têm o propósito de incrementar a capacidade operativa das aeronaves, assim como aumentar a disponibilidade dos meios.

Ao longo dos últimos anos, os nossos Falcões, como são carinhosamente conhecidos na Aviação Naval, operaram de forma eficiente, porém necessitando modernizar seus sistemas.

Atualmente dois protótipos dessas aeronaves encontram-se na EMBRAER, na cidade de Gavião Peixoto-SP, realizando revisão geral.

Todos os fornecedores dos novos equipamentos já foram subcontratados pela EMBRAER, além disso, o levantamento das empresas capacitadas para executar o reparo dos equipamentos, que não serão modernizados, já está em fase final.

Em 2013, o Esquadrão VF-1 recebe a primeira aeronave já modernizada, ficando assim melhor capacitado a cumprir sua missão: Interceptar e Atacar alvos aéreos e localizar, acompanhar e atacar alvos de superfície, a fim de contribuir para a Defesa Aeroespacial de Forças Navais.

Os principais pontos do Programa de Modernização:

  • Revisão Geral das aeronaves (PMGA);
  • Novo radar com inúmeras capacidades (Elta 2032);
  • Sistema OBOGS (On Board Oxygen Generation System), que gerará o oxigênio proveniente da atmosfera para os tripulantes, sem a necessidade de abastecimento das atuais garrafas de oxigênio;
  • Novo sistema de geração de energia, com a substituição dos atuais geradores e conversores;
  • Novos rádios para realizar, automaticamente, comunicação criptografada e que permitirá no futuro a transmissão de dados via data-link;
  • Sistema inercial (EGI) de última geração;
  • HOTAS (Hand On Throttle and Stick), mão sempre no manche;
  • Novo HUD (Head Up Display), que permitirá aos pilotos manter sua atenção para fora do cockpit.
  • Dois display tático 5”x7”, Color Multi-Function Display (CMFD) , que apresentará ao piloto as informações de missão através das “páginas” selecionadas;
  • Computador principal que executará todo cálculo de navegação e balístico, para o piloto poder empregar os armamentos (bombas, metralhadora e futuramente o míssil MAA-1B)
  • Revisão Geral dos motores.

FONTE: ComForAerNav

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