Diferentemente do Brasil, o Chile emprega o helicóptero Eurocopter AS 532 SC Cougar (SH-32) embarcado em fragatas para realizar ataque a navios e submarinos, além das funções de SAR e de transporte.

O AS 532 SC é bimotor e pesa cerca de 9 toneladas. Ele emprega um radar VARAN de busca de superfície e um sistema ESM passivo (MAGE) DR2000/DALIA ESM, para detecção passiva, identificação e classificação de emissões dos alvos.

Com esses equipamentos o AS 532 SC é capaz de realizar missões de busca, detecção, identificação e rastreamento de alvos de superfície, tanto no modo ativo, como passivo.

O AS 532 SC Cougar, numa surtida de 5h, é capaz de varrer a mesma área que uma fragata levaria 24h para fazer.

O Cougar naval pode levar até dois mísseis AM-39 Exocet, capaz de engajar alvos em qualquer tempo, a cerca de 40 milhas (70km) de distância. A aeronave tem um raio de ação com os mísseis de cerca de 200 milhas marítimas.

Para missões antissubmarino, o Cougar emprega um sonar de mergulho, podendo permanecer “on-station” a 30 milhas de sua base por mais de 2h30m. A aeronave pode transportar e lançar torpedos antissubmarino Mk.46 ou similares.

O AS 532 SC Cougar pode operar a bordo de fragatas usando o sistema “Harpon” para fixação no convoo, assegurando a operação em mar agitado.

O Cougar Naval (SH-32) a bordo da Almirante Williams – Type 22 Batch 2

ILUSTRAÇÕES: MC72 e Shipbucket (Bezobrazov)

BATE-PAPO ONLINE: converse com os editores e leitores sobre o Cougar Naval e outros temas navais, no ‘Xat’ do Poder Naval, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments