Jornalista denuncia dificuldades financeiras da MB

10

Cláudio Humberto

Marinha: pindaíba deixa navios fora de operação

As dificuldades financeiras e orçamentárias da Marinha, agravadas com os cortes de R$ 4,3 bilhões no Ministério da Defesa, ordenados pela presidenta Dilma, mantêm paralisados, por problemas de manutenção, o navio de desembarque Ceará, as corvetas Inhaúma e Júlio de Noronha e o navio-tanque Marajó. Há também o caso do porta-aviões São Paulo, que, parado há três anos, foi ao mar em testes duas vezes, mas teve de retornar: havia vazamentos por todos os lados.

Fora de combate

Também estão parados, sem previsão de voltar ao mar, os navios de desembarque Mattoso Maia e Rio de Janeiro e a fragata Defensora.

Marinheiro sofre

A tripulação da fragata Constituição se viu obrigada a retornar, no meio de uma operação, com a engrenagem redutora do navio quebrada.

Intocáveis

A Marinha concentra esforços (e recursos) nas obras do estaleiro e da base de submarinos, a cargo da empreiteira Odebrecht. Humm…

Já a tropa…

O ministro da Defesa proibiu as folgas semanais (“licença-fome”) na Marinha para economizar alimentação da tropa, energia e combustível.

Marinha responde: ESCLARECIMENTO AO JORNALISTA CLÁUDIO HUMBERTO

Senhor jornalista,

Em relação às notas da coluna do jornalista Cláudio Humberto, publicadas no Jornal de Brasília, hoje (27), a Marinha do Brasil esclarece que os seus navios possuem um ciclo de vida operativa, que varia de acordo com as características do meio. Após um período determinado de atividade, os navios têm que ser paralisados para manutenções de rotina, de modo a
que sejam restabelecidas as suas condições de eficiência, o que possibilitará o retorno às operações.

Esse é o caso do Navio de Desembarque-Doca “CEARÁ”, que se encontra em Período de Manutenção Geral (PMG) com término previsto para 2012, e das Corvetas “INHAÚMA” e “JÚLIO DE NORONHA”, ambas com término previsto do
PMG para o segundo semestre do corrente ano. O Navio-Tanque “MARAJÓ”, particularmente, se encontra em período de “revitalização”, com término previsto para o segundo semestre de 2011.

O Navio-Aeródromo “SÃO PAULO”, além do período de manutenção planejada previsto no seu ciclo operativo, realizou modernização de alguns dos seus principais sistemas, cumprindo, no momento, testes no cais e no mar, com previsão de retorno às operações ainda em 2011.

O Navio de Desembarque de Carros de Combate “MATTOSO MAIA” e a Fragata “DEFENSORA” estão iniciando os seus respectivos períodos de manutenção.

A avaria ocorrida na Fragata “CONSTITUIÇÃO”, que participava da operação UNITAS LII, está sendo analisada e medidas tempestivas estão sendo tomadas de modo a efetuar o reparo necessário.

Atenciosamente,

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA


FONTE:
Jornal de Brasília/CCSM

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments