HMS Ocean ruma para a Líbia, com helicópteros Apache
Informe divulgado pela Royal Navy (Marinha Real Britânica) na sexta-feira passada, 27 de maio, diz que o navio de assalto anfíbio HMS Ocean partiu para a Líbia, carregando helicópteros Apache para serem empregados em caso de necessidade. O navio recentemente realizou exercícios ao largo de Chipre, e embarcou quatro helicópteros Apache. Segundo o informe, trata-se da primeira vez que esse porta-helicópteros baseado em Devonport embarca o Apache para operações fora das costas britânicas.
O Governo do Reino Unido decidiu que essas aeronaves poderiam ser utilizadas para apoiar a Operação “Unified Protector” , de modo a proteger cidadãos líbios ameaçados pelo regine de Gaddafi, aumentando a pressão sobre este último.
Embora o Apache seja comprovado em combate no Afeganistão, além de já ter realizado exercícios esporádicos com navios-aeródromo da Marinha Real ao longo da década passada, a aeronave nunca foi empregada oficialmente numa grupo-tarefa naval até o momento.
Para esse fim, os quatro helicópteros do 656º Esquadrão do Corpo Aéreo do Exército realizaram seus primeiros disparos sobre o mar há algumas semanas, numa área de exercício ao largo de Gibraltar. Foram disparados mais de 500 cartuchos de 30mm e nove mísseis antiblindagem Hellfire. Esses últimos teriam conseguido uma taxa de acerto de 100%.
O HMS Ocean vai se juntar a outros três navios da Marinha Real que apoiam a missão da OTAN no Golfo de Sirte. São eles o HMS Liverpool, que recentemente disparou contra uma bateria costeira após ter sido engajado por forças pró-Governo próximo a Misrata; o HMS Brocklesby, que neste mês explodiu uma mina deixada por marinheiros do regime de Gaddafi ao largo de Misrata; E o HMS Triumph, submarino que está realizando seu segundo desdobramento para a Líbia, e que disparou mísseis de cruzeiro Tomahawk nas duas comissões – disparos mais recentes visaram instalações utilizadas pela polícia secreta do regime de Gaddafi, perto de Trípoli.
FONTE / FOTOS: Royal Navy
VEJA TAMBÉM: